Atualmente, a presença de uma empresa no meio virtual é fundamental. A pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, confirma que 49,4% dos brasileiros tem acesso à internet, uma vez que metade desse número navega pelo celular. De acordo com o consultor e designer da startup curitibana Feijão com Arroz (empresa que oferece serviços de web e design para empresas), Diogo Bettega, a utilização dos smartphones irá aumentar ainda mais esses acessos e a empresa que não estiver na internet ficará esquecida.
Todavia é preciso investir em conteúdo e design de qualidade, para não correr o risco de prejudicar a imagem da empresa. Segundo o desenvolver web e consultor da empresa Feijão com Arroz, Augusto Simão, muitos erros são cometidos nesse processo. As pessoas não conhecem normas básicas e esquecem de informações importantes, além de utilizarem inclinações pessoais filosóficas ou ideológicas que não são apropriadas para a figura de uma empresa.
Os consultores acreditam que ter o auxílio de uma empresa especializada deixa a figura do negócio compatível com a qualidade e o tipo de produtos e serviços oferecidos. Porém, é importante o empresário saber os principais conteúdos do site para cobrar da empresa o melhor serviço e elaboração da página.
Abaixo estão os dez mandamentos elaborados pelos consultores da Feijão com Arroz:
1) No tablet, celular ou computador
Devido a quantidade de acessos mobile, ter um site adequado e otimizado para todos esses aparelhos é imprescindível. Verifique se o site da sua empresa é responsivo, pois no passado, antes dos sites responsivos, eram criadas versões alternativas para dispositivos móveis que em muitos casos até limitavam a exibição do conteúdo completo do site. Atualmente, o acesso via mobile possibilita a utilização de recursos e funcionalidades antes indisponíveis.
2) Busca no Google
Não adianta ter um site, se as pessoas não conseguem encontrá-lo na internet. Para isso, é importante que sua página tenha sido desenvolvida de acordo com os padrões web, e, principalmente, possua conteúdo original e relevante. Um site acessível e adaptado para mobile terá prioridade nos resultados do Google.
3) Visual ligado à empresa
As imagens mais pessoais, mascotes e outras fotos devem ser substituídas por aquelas que são coerentes à imagem da empresa. Também são comuns erros como falta de alinhamento, organização espacial, problemas em esquema de cores e outras falhas de comunicação. Essas questões afastam o público da página, por isso é fundamental o auxílio de uma empresa especializada. Esse visual é muito importante para qualquer negócio.
4) Conteúdo e língua portuguesa
É importante manter o conteúdo do site sempre atualizado. Escrever um bom texto, com um tamanho adequado, sem erros de português ou pontuações e com as informações completas também é fundamental. Erros de gramática podem prejudicar a imagem do site e consequentemente da empresa.
5) Site prático e funcional
Para facilitar a pesquisa e fazer agilizar a navegação é necessário que o site tenha várias páginas ou seções, o fundamental é que elas sejam encontradas facilmente. Por isso, sempre nomeie corretamente as seções para o usuário saber onde está clicando e não esqueça de colocar as principais informações em cada uma delas.
6) Falar sobre a empresa
As informações da página “Quem somos” é muito importante para quem está no site entender o que sua empresa faz, o tempo que ela existe, os prêmios ou certificados que possui e qual sua proposta. Isso ajuda o cliente a visualizar melhor se é aquilo que está procurando e garanti mais confiança e qualidade para seus produtos e serviços.
7) especificar os produtos e serviços
Explicar os produtos e serviços auxilia o cliente na hora de identificar se a empresa oferece aquilo que está procurando e evita contatos desnecessários. Existem pessoas que nem contatam as empresas pelo fato de não encontrar seus produtos no site.
8) Contatos
Ter uma página com todas as formas de contato (telefone, e-mail e celular) é fundamental para a sua empresa. Nada adianta ter um bom e detalhado site, boas indicações, serviços e produtos ótimos, se o cliente não consegue entrar em contato.
9) Fazer parte das redes sociais
Hoje é importante as empresas terem contas no Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube. Porém, se o site não mostrar as como encontrar a empresa nesses canais os clientes não vão visualizar as páginas. Por isso, sempre tenha os links para todas essas páginas. Todas essas informações são fáceis de ser adicionadas ao site com as ferramentas de incorporação.
10) Depoimentos de clientes
Depoimentos e recomendações de clientes sempre ajuda na imagem da empresa da empresa, mesmo isso não sendo obrigatório. Ao ver outras pessoas satisfeitas a chance de outras buscarem o serviço dessa empresa é maior. Importante também é não exagerar na quantidade de elogios. O ideal é colocar os comentários mais atualizados e que não sejam muito longos.