4 Tendências de Marketing para 2018

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Aqui na agência todos nos sentimos sortudos por termos seguido e sentido algumas das principais e incríveis tendências no marketing e na tecnologia digital nos últimos 6 anos. Olhando para trás, vimos um crescimento exponencial na importância da busca orgânica, da pesquisa paga, das redes sociais e, mais recentemente, o aumento na utilização de dispositivos móveis, particularmente dos smartphones.

Os níveis de estimulação dos consumidores aumentaram de forma significativa e as marcas estão constantemente a procurar e criar maneiras de melhorar a experiência dos seus clientes.

Em 2018, essa metamorfose vai tornar-se mais forte, exigente e rápida.

Uma das ferramentas que ainda torna este processo possível é o smartphone. O smartphone trouxe uma mentalidade de comunicação constante com os consumidores que estão sempre à procura de informações sobre as ofertas. Os consumidores consomem, produzem e criam comunidades através dos seus smartphones. Isto abriu grandes oportunidades para os profissionais de marketing. As marcas que se conseguem envolver em tempo real com estes consumidores vão conseguir criar uma relação vantajosa com o cliente.

As tendências de marketing que vão continuar a perpetuar estas revolução são:

1- Constante navegação na Internet através de smartphones

A utilização dos computadores e tablets vai continuar a diminuir. Isso apresenta uma oportunidade para, diariamente, as marcas conversarem mais facilmente com os seus clientes. Aceder às redes sociais através dos telemóveis também é um fenómeno que vai continuar a crescer exponencialmente.

Dada a forma como a complexidade do marketing e do marketing digital aumentou, técnicas como o mapeamento de diferentes clientes-alvo têm sido cruciais para ajudar a definir experiências mais relevantes para diferentes pontos de contacto no comportamento de compra do cliente.

2- Utilização do marketing conteúdo

O marketing de conteúdo vai ser o caminho mais utilizado para entrar em contacto e converter clientes-alvo. A tendência é as empresas tratarem do conteúdo como um recurso estratégico, o que envolve desenvolver uma estratégia de engajamento usando diferentes canais.

3- Uso da tecnologia

O uso de tecnologia para construir uma relação como cliente alcançará novas proporções. Trabalhar nas camadas da hierarquia do produto ajudará as empresas a se diferenciar dos concorrentes com mais sucesso.

4- Crescente utilização do Vídeo

O vídeo será a vantagem do marketing no que toca à estimulação à participação e envolvimento do cliente com a marca. O marketing de vídeo revolucionou a forma como as empresas abordam suas estratégias de marketing online.

O aumento da utilização de vídeo deve-se também à crescente utilização do telemóvel. Mais do que nunca, qualquer pessoa tem acesso ao conteúdo na palma da mão. Além disso, a tecnologia digital é, agora, mais barata do que nunca. Esta combinação criou oportunidades ilimitadas para que os potenciais clientes se envolvam com o conteúdo.

O futuro das novas tendências de marketing são promissoras. No entanto, o lado obscuro também existe e é limitado por uma “falta de controlo” que os consumidores sentem; a sensação de ter toda a privacidade exposta e o medo de ser constantemente monitorizado. Em 2018, os profissionais de marketing têm de ser atenciosos e preocupados com o cliente que realmente deseja ser cultivado e nutrido. Ao mesmo tempo, os consumidores criarão maiores expectativas. As empresas devem encontrar novas maneiras inovadoras de encantar os potenciais clientes com um serviço quase instantâneo.

Se ainda não está convencido mas já pensou em investir em marketing no próximo ano, leia mais sobre o porquê de iniciar esse investimento.

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