O cenário macroeconômico de 2015 não está bom para ninguém e com isso é possível ver verbas e profissionais da área e marketing sendo cortados com frequência e ficando desempregados.
Quem tem ganhado mais força diante da crise é o marketing digital. Para trabalhar com isso as empresas vêm buscando profissionais em cargo de gestão para liderar suas estratégias digitais. Já outras tentam trabalhar essa questão sem os contratar e por falta de conhecimento acabam errando bastante.
Mesmo com o crescimento do marketing digital no Brasil, apenas 15% do investimento é destinado à essa área. Conforme o eMarketer Reino Unido (49%) e Estados Unidos (15%) tem apostado mais nesse setor.
Apesar de crescer 20% ao ano, o que representa um índice bem elevado perto do crescimento do varejo, o e-commerce do Brasil ainda representa 2% do varejo. Reino Unido com 13%, Estados Unidos com 7% e China com 6% seguem na frente.
Em um período de crise seguem alguns fatores importantes que podem mudar a situação dos departamentos de marketing.1 – Focar nos resultados: uma vez que o marketing deve ser um gerador de receita é importante as empresas planejarem seus recursos focados em conversão e modelo de atribuição para sua rentabilidade. Entender o que acontece nas plataformas digitais e otimizar os resultados não deve ser mais o diferencial para as marcas.
2 – Amizade com os Números: apesar de formar com comunicação e não gostar muito de números, o profissional de marketing deve fazer um curso de atualização de finanças ou estatísticas, pois culturas métricas mudam o futuro de uma empresa e quem trabalha nesse setor deve criar essa cultura.
3 – Conhecer as tecnologias: é importante para o profissional conhecer diversas áreas da tecnologia para trabalhar em conjunto com esse setor da empresa para minimizar possíveis problemas que possam atrapalhar seu projeto. O profissional de marketing não deve se preocupar apenas com o layout do site, e sim, com conteúdo relevante, flexibilidade, agilidade, multi dispositivos, SEO, Arquitetura de Navegação, UX, Convergência e etc.
4 – Convergência: as empresas que estão separando suas gerências de marketing em offline e digital não estão agindo da maneira correta, pois o profissional que conhecer todos os meios e trabalhar suas campanhas e objetivos de marketing de forma integrada, conseguirá um resultado infinitamente maior. É importante definir uma meta para as campanhas e conseguir o melhor cada veículo – TV, Jornal, Revista, Digital, PDV e Atendimento.
5 – Foco no Cliente: Muitas empresas focam em novos clientes, mas qual o valor do cliente? Ele já existe? A empresa não pode fazer nada por ele?
Podemos colocar como diferenciais do profissional de marketing moderno trabalhar estratégias de CRM, se relacionar com seu cliente e trabalhar o ROI de suas campanhas de marketing dando valor ao cliente e suas recompras. Isso mudará e muito o planejamento de mídia de uma empresa e a comunicação será integrada, dirigida e customizada para cada público.
As empresas devem optar por trabalhar com o meio digital, mas para isso precisam estar abertas a alterações e fazer os investimentos nas partes de tecnologia e sistema para conseguir todas as informações dos clientes e flexibilizar mudanças que estejam coerentes com o mundo digital e com o consumidor moderno.