De acordo com a Social Media Week, 80% do público da marca prefere assistir a vídeos ao vivo do que ler um artigo de um blog. O Facebook refere que um quinto dos vídeos postados na sua plataforma agora vem via Facebook Live, e que os utilizadores gastam 3 vezes mais tempo a assistir a vídeos em comparação com os vídeos pré-produzidos. Isso explica porque o recurso de transmissão ao vivo do Facebook e do Instagram é uma tendência muito interessante para os profissionais de marketing neste ano.
Não é difícil entender o apelo: com um vídeo ao vivo, o público experimenta uma conexão muito mais autêntica com a marca do que com um post pré-planejado, revisado, aprovado e programado. Há também a hipótese de interagir em tempo real, pois o público pode fazer perguntas e obter respostas imediatamente.
É muito mais fácil adicionar conteúdo ao vivo à sua estratégia de redes sociais do que imagina. As tecnologias do Facebook e do Instagram facilitam o processo de clicar num botão, e a natureza da ferramenta não exige muita produção. Também tem a opção de compartilhá-lo na sua página do Facebook ou nas histórias do Instagram, para que o conteúdo possa continuar a ser visto.
Para começar, aqui estão 5 maneiras de usar o conteúdo ao vivo nas suas plataformas sociais.
1- Entrevistas
Convide personalidades relevantes para o seu público-alvo. Compartilhe algumas perguntas com antecedência para que possa orientá-lo durante a conversa. Se optar por faze-lo no Instagram, a plataforma permite entrevistas em tela dividida, para que possa entrevistar pessoas de todo o mundo. Como um bónus adicional, os seguidores dos seus convidados também serão notificados sobre os diretos, para que possa ganhar mais do que um público.
2- Vendas Relâmpago
Coloque a sua equipa à frente da câmara para fazer uma venda em flash. Crie uma oferta especial disponível apenas enquanto estão em direto. Mas certifique-se de preparar o conteúdo com antecedência para manter o vídeo a rolar, caso seu público não tenha muitas perguntas para si.
3- Anúncios importantes
Construa o hype nas suas postagens e guarde m anúncio especial para fazer num horário agendado. O próprio Instagram fez isso para anunciar os novos recursos. Certifique-se de que o anúncio é relevante para seus seguidores e faça promoção cruzada em diferentes plataformas.
4- Mostre seu produto
Os vídeos em direto são uma boa alternativa para demonstrações de produtos ou para os populares vídeos de “unboxing”. O seu público poderá ver em primeira mão e fazer perguntas.
5- Perguntas e respostas
Guarde um tempo com os fundadores ou líderes da empresa para conversar com os seguidores e responder a todas as suas perguntas. Solicite perguntas antecipadamente para que possa iniciar o seu vídeo e ler e responder a essas perguntas enquanto as pessoas têm tempo de participar.
Uma lição importante a retirar é que o conteúdo ao vivo dá aos seus fãs mais motivos para segui-lo. Também é mostrado consistentemente que os algoritmos nessas plataformas favorecem as contas que usam todas as ferramentas disponíveis. Portanto, adicioná-las à sua estratégia tem um benefício duplo.
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