5 passos a ter em conta antes de iniciar uma estratégia de marketing de influência

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O marketing de influência continua a ser, para muitos profissionais de conteúdo, terreno desconhecido. Em comparação com outras estratégias de marketing, no marketing de influência as regras são poucas, e existem inúmeras maneiras de explorar o terreno inexplorado. No entanto, este espaço pertence a um público alvo jovem, com a sua própria linguagem e costumes.

Para algumas marcas, o marketing de influência pode dar um grande impulso. Não sabe como começar? Nós damos-lhe uma ajuda!

1- Questione o porquê

É essencial desenvolver uma estratégia clara antes de optar por este caminho. Qual é o seu principal objetivo? Aumentar a consciencialização da marca? Aumentar o número de seguidores nas redes sociais? Aumentar as vendas?

É necessário também conseguir visualizar e medir o sucesso no final da campanha. Qual é o público que a sua marca deseja alcançar? Quais vão ser os seus principais indicadores de desempenho?

As respostas a estas últimas perguntas vão determinar a plataforma a utilizar na campanha. Se pretende atingir um grupo demográfico maduro, a campanha poderá ser mais adequada para o facebook, onde a audiência é relativamente mais velha do que, por exemplo, no instagram.

O passo seguinte envolve encontrar os influênciadores mais fortes dessa plataforma.

2- Encontre o seu influenciador através de hashtags

Os hashtags são uma ferramenta imprescendível na procura de influenciadores adequados. É só utilizar o hashtag mais apropriado para a campanha em si e analisar os posts superiores para ver quem está em destaque.

Não se concentre apenas nos influenciadores mais reconhecidos. Explore pessoas de outras indústrias que possam ajudá-lo a expandir o seu alcance.

3- Não descarte os micro-influenciadores

Por micro-influenciador compreendemos alguém que tem um alcance menor comparativamente com uma celebridade. Mas não se deixe enganar, pois podem ser bem mais valiosos.

Apesar de dar mais trabalho, optar por envolver micro-influenciadores pode significar maior retorno sobre o investimento. Para além disso, o engajamento com a audiência tende a aumentar quando o nicho de mercado é mais estreito. As grandes celebridades só ganham em total alcance.

4- Defina os seus termos

Muitos influenciadores são criadores de conteúdo. Como pessoas criativas, estes podem sugerir boas ideias, mas os objetivos da campanha devem ser transparentes.

É importante estarem alinhados e gerirem as expetativas para a equipa e para o influenciador. Por vezes, os influenciadores anseiam liberdade para expressar a sua criatividade no que toca à produção do conteúdo.

Caso isso aconteça, escolha pessoas que criam conteúdo que respeite a marca e que transmita o mesmo sentimento que deseja criar, para evitar surpresas menos agradáveis.

5- Conheça o seu valor

Alguns influenciadores podem ser difíceis de impressionar. Ao abordá-los, é importante ser específico sobre o que a sua marca tem para oferecer.

Quando falamos de micro-influenciadores, nem sempre o que oferece precisa de ser em valor monetário. Coloque-se sempre na posição do influenciador para garantir que está a oferecer algo que é valorizado pelo mesmo.

O marketing de influência pode ser algo mais complexo, principalmente para marcas que nunca o testaram. O importante é focar-se e perder o tempo necessário a construir uma base sólida para a campanha e para o influenciador.

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