São poucas as empresas que nunca fizeram campanhas nas redes sociais. Contudo, a verdade é que a grande maioria não obtém os resultados que estavam inicialmente a pensar que iriam alcançar.
Isso pode acontecer por diversos motivos, e são os mais comuns que iremos abordar neste artigo. Conheça de seguida 5 razões pelas quais as suas campanhas nas redes sociais não resultam e não consegue obter os resultados que esperava.
Porque é que as suas campanhas nas redes sociais não resultam?
São vários os motivos que podem levar a uma falha de resultados numa campanha online. Contudo, existem alguns motivos que são os mais comuns.
São exatamente esses que iremos abordar de seguida.
1 – Falta de conhecimento sobre o público alvo
A verdade, é que muitas empresas implementam diversas campanhas, sem conhecerem bem quem é o seu target.
Hoje em dia, a quantidade de informação disponível é enorme e é essencial que a mesma seja analisada de forma coerente. Uma vez que a maior parte dos empresários não o sabem fazer, isso acaba por provocar alguma displicência nos líderes das equipas de vendas.
Acredite que algumas horas de pesquisa antes da campanha podem fazer milagres.
Lembre-se que se não conhecer bem o seu cliente, o mais provável é que esteja a investir no target errado. E dessa forma, as suas campanhas nas redes sociais nunca podem trazer-lhe os resultados que deseja.
Alguns dos dados a ter em conta são:
- Dados geográficos – Formação, país, etnia, trabalho (qual o cargo ou o tipo de empresa).
- Interesses – Quando utiliza as estatísticas do Facebook, aparecem algumas informações importantes que pode utilizar para este tipo de segmentação. Por exemplo, pode escolher apenas que o anúncio seja apresentado a pessoas com um interesse específico como: cozinha, desporto, pesca, alimentação, saúde… o que for mais adequado ao seu negócio.
- Comportamentos – Pode escolher quais são os comportamentos necessários para que o anúncio seja apresentado, por exemplo: utilizar o chrome como browser padrão, aceder até da rede wifi num smartphone… Ou seja, deve escolher o que acha ser o mais indicado para o seu tipo de serviço ou produto.
2 – O conteúdo não é o mais indicado
Pois bem, é importante ter em conta que ao fazer uma campanha para as redes sociais, existem diversos tipos de promoções que podem ser realizadas. Desta forma, cada tipo de anúncio tem um objetivo diferente.
Os mesmos são os seguintes:
- Fase de consciencialização:
- Aumentar a interação com os seus posts (aumente os gostos e comentários em suas postagens)
- Promover a sua página (faça com que mais pessoas gostem da sua página)
- Alcançar pessoas perto da sua empresa
- Aumentar a notoriedade da marca
- Etapa de consideração
- Enviar pessoas para o seu site
- Obter instalações da sua aplicação
- Aumentar o número de pessoas que vão participar no seu evento
- Obter visualizações de vídeo
- Angariar leads para sua empresa
- Fase de conversão
- Aumentar as conversões no seu website
- Aumentar o envolvimento na sua aplicação
- Faça com que as pessoas reivindiquem a sua oferta
- Promover um catálogo de produtos
Se não adequar o conteúdo do seu anúncio ao target e o mesmo não estiver de acordo com o tipo de objetivo que pretende alcançar, a verdade é que o seu público alvo vai ficar um pouco confuso.
E acredite, um cliente confuso não vai comprar nada do que tenha para vender.
3 – Não analisa os resultados das campanhas
Uma das principais vantagens de criar campanhas nas redes sociais ou mesmo através do Google Adwords, é que as mesmas podem (e devem) ser analisadas em tempo real.
Contudo, a maior parte dos empresários implementa a campanha, e deixa a mesma correr até à data programada de término.
Isso é um erro que lhe pode causar imensos prejuízos. As campanhas devem ser analisadas de forma periódica de modo a que perceba o que é que está a correr bem e deve ser mantido, e o que é que está a correr menos bem e deve ser alterado de forma a trazer-lhe os melhores resultados para as suas ações.
4 – Não comunica com os clientes
Quando cria campanhas para as redes sociais, tem de ter em conta que deve ter alguém responsável por gerir a mesma e responder em tempo real (ou com o mínimo de desfasamento possível) às questões que possam eventualmente ser colocadas pelos clientes.
Mantenha sempre em mente, que um cliente que não esclarece uma dúvida no momento exato em que a coloca, muito provavelmente vai fazer a mesma questão à concorrência.
Desta forma, a comunicação em tempo real com os potenciais clientes é meio caminho andado para conseguir alcançar o sucesso e consequentemente conseguir cumprir os objetivos e ter um bom retorno sobre o dinheiro investido na sua campanha.
5 – Não tem os objetivos bem definidos
É importante ter sempre em conta que mais importante do que tentar vender, é esclarecer os seus clientes e perceber quais as suas necessidades e como as pode satisfazer.
Desta forma, é essencial que tenha um objetivo bem definido, para que possa alcança-lo.
É por exemplo muito comum, que os empresários façam uma campanha tendo como principal objetivo direto a conversão do cliente (e isso não tem mal nenhum). Contudo, na grande maioria das vezes os potenciais clientes não passaram pelas outras fases do funil de venda, logo não estão com intenção de comprar.
Lembre-se que os objetivos devem ser subsequentes, ou seja, em primeiro lugar deve atrair os clientes (através de conteúdos e por exemplo da promoção da página).
Posteriormente deve ter como objetivo enviar os mesmos para o site da empresa e dar-lhes a conhecer o que tem para vender (além de captar os dados essenciais para uma base de email marketing) e finalmente é que deve dar seguimento a campanhas para efetivamente vender.
Sabemos que pode parecer um desperdício de dinheiro a manutenção faseada de uma campanha para redes sociais, contudo, acredite quando lhe dizemos que perde muito mais dinheiro ao implementar uma campanha do nada e sem ter bases definidas para a mesma.
Agora que já sabe quais são as 5 razões pelas quais as suas campanhas nas redes sociais não resultam, está na hora de deixar de cometer erros que arruínam o seu orçamento de marketing digital.