Cada vez mais as redes sociais fazem parte do dia a dia das empresas e dos consumidores. Contudo, são imensos os empresários que não sabem ao certo como as utilizar ou o que é que não devem de todo fazer nas mesmas.
Assim sendo, hoje iremos dar-lhe 7 dicas e algumas informações importantes que pode e deve implementar as redes sociais da sua empresa. Conheça-as de seguida.
Conheça estas 7 dicas para as redes sociais da sua empresa
Hoje em dia, são muito poucos os portugueses que não acedem pelo menos uma ou duas vezes por dia a redes sociais como é o caso do Facebook ou do LinkedIn.
Desta forma, apresentamos-lhe algumas dicas para que a sua presença seja notada.
1 – Se quer criar um anúncio, tenha objetivos
Antes mesmo de começar a gastar dinheiro com os anúncios nas redes sociais, é importante que defina qual o seu principal objetivo que tem com a mesma. Existem imensos por onde pode optar, sendo os mais comuns os seguintes:
- Promover as publicações;
- Promover a página;
- Enviar pessoas para o site;
- Aumentar as conversões do site;
- Instalação de determinada aplicação;
- Alcance de pessoas que estejam perto do negócio;
- Obter visualizações de vídeos.
Quando definir o objetivo correto, será mais simples implementar uma campanha que lhe permita obter o retorno esperado sem ser necessário investir dinheiro de forma descontrolada e excessiva.
É importante salientar, que para qualquer campanha, é possível definir o limite de gastos diários ou se preferir defina o orçamento para toda a campanha que a própria rede social faz a gestão.
Além de tudo, é de extrema importância que conheça bastante bem quem é o seu público alvo, quais as horas em que o mesmo se encontra ativo nas redes sociais, de forma a conseguir alcança-lo corretamente.
2 – Todas as empresas beneficiam com as redes sociais e com as campanhas pagas
Embora hajam imensas redes sociais que pode utilizar, a verdade é que o Facebook deverá ser aquela onde pode concentrar mais esforços.
É importante ter em conta que os anúncios de Facebook podem funcionar bem para praticamente todo o tipo de empresas.
O Facebook dá acesso aos empresários a mais de 1,71 biliões de pessoas, que podem ser segmentadas por idade, estilos de vida, localização…
No entanto, é importante ter em conta que ter acesso a muitos utilizadores desta rede social, não lhe garante o sucesso.
3 – Tenha cuidado com a sua audiência
São várias as empresas que não sabem inicialmente se devem concentrar os seus esforços de marketing de redes sociais numa audiência mais ampla ou algo mais estreito e segmentado.
A verdade é que obviamente vai depender imenso do tipo de negócio que tenha, mas quanto maior o público alvo relativo à sua segmentação, maior será a concorrência com quem terá de lidar (o que pode ter uma influência negativa no custo das suas ações).
Salientamos ainda, que quanto maior o target de um anúncio no Facebook, menor será a interação com o mesmo. Isto acontece, essencialmente porque este será mostrado a inúmeras pessoas que não têm o mínimo de interesse naquilo que tem para oferecer.
Assim, se o seu produto apenas está limitado a um determinado local, como é o caso de um restaurante ou cabeleireiro, opte por alcançar pessoas nessa região (segmentação geográfica).
Se pelo contrário é um produto que pode ser vendido amplamente, mas é apenas para pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, foque-se nos dados demográficos.
4 – Lembre-se que cada rede social tem um target específico
Existem imensas redes sociais por onde a sua empresa pode optar, contudo, é essencial que se lembre que cada uma tem diferentes públicos alvo e formas de comunicação.
Por exemplo, o LinkedIn é uma rede social voltada exclusivamente para o meio empresarial, o Instagram funciona através da partilha de imagens sendo ótima para promover diversos tipos de produtos (roupa, comida, mobília…), rede social do Google é também uma boa aposta, pois é possível interligar-se a todos os seus contactos de email…
Como vê, deve adequar as redes sociais aos seus objetivos, pois apenas dessa forma faz sentido a sua presença.
5 – Crie algo que valha a pena ser partilhado
As redes sociais (e as empresas) dependem imenso do compartilhamento que é gerado aos conteúdos que são publicados.
Esta é a forma mais económica de gerar alcance de um determinado conteúdo. Para isso, deve apostar sempre na criação de algo que valha a pena partilhar com outras pessoas (e lembre-se que as pessoas apenas partilham aquilo que acham realmente interessante).
6 – Responda sempre aos seus clientes
As redes sociais são também uma das maiores fontes de comunicação das empresas com os consumidores.
Assim sendo, é muito importante que nunca deixe de responder a questões que os consumidores lhe colocam por esta via.
Independentemente de ser um comentário positivo ou negativo, nunca deixe ninguém sem resposta (principalmente se for uma reclamação ou um pedido de informações).
7 – Nunca mencione determinadas questões
É muito importante que em vez de provocar os clientes com frase cliché, que lhes ofereça valor real em todos os conteúdos que publica nas redes sociais (e no blogue do seu site).
Todos os textos ou artigos que produz e que vai depois partilhar nas redes sociais, devem ser escritos a pensar no cliente, e em como satisfazer uma necessidade que ele possa eventualmente ter (mesmo que não saiba).
Desta forma, as 6 coisas que nunca deve mencionar nas redes sociais sempre que fizer uma publicação são:
1 – “Não vai adivinhar…”;
2 – “Não vai acreditar…”;
3 – “Estre truque estranho…”;
4 – “Só vai entender se…”;
5 – “Este vídeo vai fazê-lo chorar…”;
6 – Qualquer pergunta que possa ser respondida com uma única palavra.
Resistir ao desejo de utilizar qualquer uma das frases cliché que mencionamos anteriormente, vai fazer com que envolva o seu leitor, e que o mesmo não fique dececionado consigo e com o conteúdo que partilhou.
É importante, que mantenha sempre em mente, que as diferentes redes sociais, devem ser utilizadas de forma a cumprir os diferentes objetivos estipulados para o seu negócio.
Lembre-se que a sua empresa não se deve apenas registar numa rede social. Deve estar presente e interagir com os (potenciais) clientes.