7 dicas para otimizar o e-mail marketing do seu e-commerce

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Ao contrário do que se ouve por aí, o email marketing está mais vivo do que nunca, e ainda é considerado como uma poderosa ferramenta de vendas e interação.

Mas será que você esta utilizando este recurso da forma certa no seu e-commerce?

Separamos umas dicas que podem te ajudar a otimizar os seus disparos e melhorar os resultados

1 – Conheça o seu público

Antes de qualquer coisa, é preciso entender e conhecer a persona do seu negócio. De nada adianta enviar emails para vender suplementos para pessoas que não costumam se exercitar, certo? Por isso é importante saber os interesses do seu público, os hobbies, a idade, onde vive. Quanto mais informações tiver melhor será o seu direcionamento e as chances do seu email ser assertivo será ainda maior.

2 – Envie conteúdo relevante

O conteúdo é a estrela do seu email e é o que pode realmente gerar uma conversão. Por isso é preciso garantir que as mensagens enviadas tenham um propósito claro para o leitor. A tendência é que estes emails sejam cada vez mais personalizados e diretos evitando assim que seu cliente o identifique como spam ou que simplesmente ignore seu email.

3 – Mantenha uma constância e acompanhe os resultados

É preciso criar uma periodicidade para os seus envios, para isso é importante acompanhar a taxa de abertura e analisar cada caso para entender quais títulos estão dando mais resultados. Em seguida olhe a taxa de clique. Se as pessoas estão abrindo o e-mail, mas não estão clicando é sinal de que o conteúdo não esta sendo relevante o bastante.

4 – Email não é só para venda

Sabemos que o objetivo final do e-commerce é mesmo a venda, mas se o seu email marketing consiste apenas em enviar ofertas e promoções, você não está utilizando a melhor estratégia. Par fidelizar seu público um e-commerce também deve apostar em conteúdos de interesse como dicas sobre os produtos, vídeos, notícias entre outras coisas.

5 – Aposte na segmentação

Será que as mensagens que quer enviar são adequadas a todo o seu público? É interessante se manter atento às métricas do negócio e identificar qual produto se encaixa melhor com cada perfil de consumidor do seu e-commerce. Por exemplo, filtrar os compradores com maior ticket médio e enviar produtos mais caros, ou até mesmo oferecer ofertas e vantagens especiais para quem mais gasta na sua loja online.

6 – Crie uma estratégia

Email marketing é acima de tudo estratégia. Enviar emails soltos na esperança de apenas vender algum produto não funciona a longo prazo. É importante que você crie um planejamento de envio, já levando em conta a possível segmentação, e prepare-se com antecedência para datas comemorativas e lançamentos do seu negócio para que assim consiga cumprir a rotina de envios sem erros.

7 – Faça testes

Com o propósito de otimizar sua comunicação via email, é interessante realizar testes e analisar como o seu público responde às pequenas diferenças no layout. Por exemplo: você enviou um email sobre a nova linha de batons. Metade dos clientes recebeu os links de compra nas fotos dos novos batons. A outra metade vê o link ao fim do texto promocional, em um botão de “clique aqui para comprar”. No fim, basta comparar os resultados e ver qual estratégia é mais efetiva.

Por fim, seu e-commerce tem que utilizar o email marketing de forma consciente, planejada e estratégica. Uma comunicação bem feita impulsiona vendas ao mesmo tempo em que fideliza e surpreende clientes.

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