Alguma vez já se questionou porque é que as marcas investem tanto tempo a cortejar consumidores nas redes sociais? As empresas estão cada vez mais empenhadas em se envolverem com as redes sociais. O motivo por detrás disso? Funciona!
As redes sociais são atualmente as maiores influenciadoras no que toca às decisões de compra dos consumidores. 72% dos milénios afirmaram comprar produtos de moda e beleza com base nos publicações do instagram. A este fenómeno juntamos também o papel essencial dos influenciadores.
1- As recomendações são cruciais para os milénios
As recomendações por parte de outros consumidores ou influenciadores podem captar muitas conversões de clientes. As pessoas são mais propensas a comprar um produto ou serviço se este for recomendado por outros. Esta recomendação é muito mais valorizada pelos consumidores do que a publicidade tradicional. Estes tendem a acreditar mais facilmente naquilo que as pessoas que se identificam recomendam, procurando constantemente pela sua opinião e validação.
Quando um influenciador ganha a confiança dos seus seguidores, acaba por partilhar recomendações que podem conduzir a uma grande influência social.
As marcas devem se concentrar em ganhar essas referências e recomendações. Devem contratar embaixadores influentes para a marca de forma a influenciarem os consumidores. Também podem exibir depoimentos satisfatórios dos clientes nas suas redes sociais.
2- A moda é definida pelos influenciadores das redes sociais
Os influenciadores da indústria em nichos como a moda e a beleza, dominam o grupo de consumidores. Eles definem as tendências e decidem o que é popular e desejável.
As empresas devem reconhecer quem tem o ouvido dos milénios no seu público-alvo. Isso inclui bloggers e vloggers, Editores, YouTubers, etc. Obter o selo de aprovação é fundamental para empurrar os consumidores para o seu funil de vendas acelerando o processo de decisão de compra.
3- O conteúdo gerado pelo utilizador tem uma grande influência nas decisões de compra
De acordo com a pesquisa da Gartner, 84% dos milénios provavelmente serão influenciados para fazer uma compra com base no conteúdo gerado pelo utilizador. Embora muitas marcas já estejam a utilizar conteúdo gerado pelo utilizador para aumentar os seus seguidores e outras marcas, Este conteúdo vai atuar como motivação adicional para incentivar os seus seguidores a partilhar revisões, imagens e histórias. Ver um produto a ser utilizado ou simplesmente ler histórias pessoais de outros consumidores claramente tem uma grande influência na decisão de compra deste público.
Estes utilizadores podem ajudá-lo a levar sua marca a outro nível.
4- O engajamento, ao contrário da publicidade, é, muitas vezes, o impulso das decisões de compra
Enquanto os influenciadores e os colegas possam ter uma grande influência sobre as decisões de compra dos milénios, isso não significa que as marcas não tenham voz. No entanto, é importante ter em mente que os consumidores ficam mais impressionados com o engajamento do que com a promoção. Não é só a fidelidade à marca que influencia a decisão de compra, mas também as recomendações das redes sociais. Milénios inteiramente ligados a uma marca podem até ser elevados a nível de influenciadores.
As empresas que estão interessadas em influenciar os milénios devem utilizar as redes sociais para as agradar. É imperativo que as marcas reconheçam exatamente como os milénios olham para as redes sociais de forma a obterem informações valiosas. Já não sobre promoção ou publicidade mas sim sobre sinceridade, recomendações, influenciadores e valores.