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8 melhores dicas de psicologia para campanhas de marketing

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17 de março de 2017

8 melhores dicas de psicologia para campanhas de marketingMuitas vezes realizar campanhas de marketing envolve alguns conhecimentos de psicologia para conseguir a obtenção de bons resultados.

Assim sendo, nada melhor do que aliar ambas e conseguir obter ótimos resultados que vão facilmente alavancar as suas vendas.

Conheça-os de seguida e comece a implementá-los hoje mesmo, vai ver que irão fazer toda a diferença.

Dicas de psicologia para implementar nas suas campanhas de marketing

Cada vez mais as compras são realizadas devido a emoções inerentes ao cliente, assim sendo, é importante despertar o máximo de sentimentos para conseguir facilmente aumentar a venda dos seus produtos ou serviços.

Hoje iremos abordar 8 dicas de psicologia que podem (e vão) fazer toda a diferença nas suas campanhas de marketing. Conheça-as de seguida.

1 – Dar destaque às emoções

Quer seja tristeza, felicidade, choque, humor, medo, saudade… São imensas as emoções que despertam os maiores níveis de leitura por parte dos consumidores, isto porque são emoções com as quais os mesmos se identificam mais facilmente.

Desta forma, as marcas devem apostar nas mesmas como forma de interação e criarem textos, imagens ou vídeos que recorram a essas emoções (aumentando também a taxa de compartilhamento).

2 – Dar para receber

Esta é uma das bases principais das campanhas de marketing e segue o princípio da reciprocidade. Ou seja, os consumidores têm tendência a sentir necessidade de retribuir a quem lhes oferece algo.

3 – Sabe quais são os significados das cores?

Pois bem, outra das dicas de psicologia pode parecer um pouco estranha, no entanto, as diversas cores podem ser utilizadas a favor das marcas, de forma a conseguirem mais facilmente atingir os seus objetivos.

Alguns dos significados mais comuns são:

  • Amarelo – Otimismo e juventude;
  • Verde – Riqueza e bem-estar;
  • Azul – Serenidade e harmonia;
  • Vermelho – Paixão e energia;
  • Laranja – Prosperidade, sucesso e alegria;
  • Branco – Paz, pureza e limpeza.

4 – Promover a exclusividade

Sabemos que todos os clientes são importantes, no entanto, o consumidor gosta de se sentir parte de algo, ou seja, de se sentir especial.

Assim sendo, as campanhas de marketing que praticam este tipo de abordagem (por exemplo oferta especial aos primeiros 100 subscritores ou clientes) costumam ser extremamente bem-sucedidos.

5 – Promover a urgência

Um dos gatilhos emocionais mais comuns e que aumenta imenso a venda de determinado produto ou serviço, passa essencialmente pela promoção da urgência na aquisição de algo.

Os mesmos, fazem com que o cliente tenha de tomar uma decisão rápida de compra, pois se passar aquele tempo já não vai conseguir comprar o produto que desejam, pelo menos a um preço mais baixo.

Bons exemplos são períodos de teste gratuitos (normalmente de 15 dias) ou contadores de tempo invertidos (com o temporizador a andar para trás).

6 – Envio de amostras

Neste ponto, vale o mesmo principio do “dar para receber”, no entanto, esta é uma opção mais utilizada para promover algumas tipologias de produtos ou serviços em específico.

Pode enviar algumas amostras de forma a colocar um pé dentro de casa do cliente, e mostrar que esse produto ou serviço é uma mais valia e consequentemente indispensável.

7 – Limite as opções

De acordo com um estudo indicado pelo PR Daily, perante 24 amostras de doce, alguns consumidores apenas provaram o produto e outros compraram. Perante uma amostra de apenas seis doces, o número de vendas aumentou em 20%.

Este princípio indica que oferecer menos opções aos seus clientes permite aumentar as vendas, já que o elemento “confusão” é retirado da equação.

8 – Deixe o consumidor fazer parte da marca

Diversas teorias de identidade social, indicam que o ser humano tem uma grande necessidade de fazer parte de um grupo onde seja aceite com facilidade e onde se consiga identificar com outras pessoas.

Nas campanhas de marketing, este principio pode ser adotado através de convites exclusivos para participar em campanhas de promoção ou sorteios exclusivos para a comunidade.

Como vê a psicologia pode facilmente ser adaptada para as campanhas de marketing, trazendo um grande retorno para as empresas.

Se atualmente está a ponderar criar uma campanha de comunicação diferente, entre em contacto connosco pois podemos ajudá-lo a dar seguimento à mesma.

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