O número de seguidores importa. Mas, se eles não comprarem da sua empresa, será que vale a pena?
O mundo online trouxe uma arma tão poderosa quanto uma loja física: Uma vitrine. Mas como no mundo offline, é preciso saber como, quais e quantos produtos você quer que fique à mostra. Depois disso, assim como um passeio ao shopping, um dos grandes desafios é conseguir que aquelas pessoas que estão dando uma “passadinha”, entrem e comprem na sua loja.
Ter um cliente é bem mais que ganhar likes, visualizações ou seguidores. É conseguir persuadir que a sua empresa tem o melhor a oferecer. Como? Com o marketing digital. Sabe porque? O seu produto não irá se vender sozinho em suas redes, o seu conteúdo irá! Aqui vai mais uma notícia: O seu produto pode ser excelente, mas se você não sabe como mostrar, não adiantará em nada para vender no mundo dos cliques.
Além de produtos e serviços
Algumas dicas podem te ajudar a entender melhor como um seguidor pode se tornar um cliente. O primeiro passo é compreender quem é seu público.
#1 Entenda para quem você quer falar
Atirar para todos os lados é exatamente o contrário do que você deve fazer. Também é o que faz você ter muitos seguidores, mas poucos clientes. Além de se aproximar dos seus potenciais clientes, você pode criar uma persona. É quase simples: com base em dados demográficos, como idade, gênero e localização, além de dados qualitativos e quantitativos analisando o perfil de concorrentes, além dos próprios futuros compradores, você consegue entender quem é o seu cliente ideal. Com isso, você consegue direcionar suas postagens para quem realmente interessa.
#2 Tenha conteúdo
Aqui é preciso ser criativo. Não se trata apenas de vender um produto, precisa persuadir as pessoas que eles precisam ser clientes. Os conteúdos sobre seu nicho podem gerar leads, basta saber como se diferenciar. A internet é uma terra fértil que, apesar de ter muitos concorrentes, não se limitar ao comum é o que você precisa para conseguir mais que seguidores.
#3 Ofereça um bom atendimento
Ficar em uma fila enorme dentro de um supermercado não é legal, né? Imagine só esperar respostas por horas ou dias! O atendimento ao cliente é ideal no momento de imediatismo em que vivemos. Separe um momento do dia para apenas responder dúvidas e perguntas. Às vezes você está perdendo um cliente porque um concorrente respondeu mais rápido. Isso se estende a interagir com seus seguidores.
#4 Invista em Inbound Marketing
O conjunto de estratégias de marketing que atrai e converte clientes através de conteúdo relevante é indicado para quem capturar de quem pode estar só dando uma “olhadinha”. Aqui você saberá a frequência, audiência e conteúdo que deve apostar. Aqui você pode saber mais sobre.
#5 Contrate marketing digital
Sério, parece papo de vendedor, mas estamos apenas te dizendo a verdade. O papel de uma boa agência de marketing é exatamente isso: Ter o conhecimento e as ferramentas necessárias para alcançar mais clientes e, consequentemente, aumentar e alavancar sua marca. Vale a pena investir!
Lembre-se: O processo de conquistar o cliente não termina quando ele faz uma compra. Você precisa se atentar em todas as etapas do processo, na sua otimização e também no pós venda.
Ficou interessado? Vem que te ajudamos a captar mais clientes. Entre em contato!