A integração do marketing é a resposta para um projeto de sucesso.
Como uma agência, estamos lidando com muitos clientes. Partes interessadas, comerciantes, gerentes de projetos e clientes próprios: cada um tem seu próprio conjunto de valores, experiências, objetivos e necessidades únicas. Todos querem impactar o mundo com seu trabalho. Ainda assim, as regras básicas para a colaboração são feitas com base em uma relação entre pessoas, que têm a ver com bom senso e conhecimento. Se os dois grupos não estão em sintonia, o resultado final pode ser conflito, confusão e ruptura, na pior das hipóteses.
Sobre as reuniões
O serviço entre vendas e marketing é vital porque eles devem trabalhar em conjunto para atingir o máximo de objetivos. Suas diferentes tarefas – o cliente focado em vendas no negócio a curto prazo, e a agência de marketing no fortalecimento da marca a longo prazo – devem funcionar, já que podem impactar de forma negativa a empresa, caso não estejam bem alinhadas.
Para evitar ruídos na comunicação, uma das melhores maneiras de lidar com isso é realizar reuniões periódicas, onde todos podem se posicionar como aliados em torno desses objetivos. Cada lado contribui de forma diferente para os resultados e, portanto, torna-se necessário que estes times trabalhem em conjunto para maximizar o retorno de cada área, em termos de receita, lucro e geração de leads.
Como é feito
Para evitar a pergunta “será que essa reunião poderia ser um e-mail?”, algumas coisas podem ser feitas, já que a reunião deve se concentrar em insights para campanhas e discursos de vendas, avaliar o que está funcionando e o que não está, e como melhorar.
#1 Ter uma meta
Ter um propósito de valor, ou seja, estabelecer o motivo da reunião é sempre o primeiro passo que fazemos. Assim ambas as partes podem estar preparadas com perguntas e respostas, minimizando o tempo que pode ficar ocioso. Também pode ser estabelecido como meta ao menos uma resolução de algum problema, decisão de alguma campanha ou decisão conjunta do que cada time (seja o cliente ou agência) deve fazer.
#2 Pauta a ser seguida
Para saber por onde começar e onde finalizar, a pauta é indispensável. Assim não há misturas de assuntos e a reunião flui melhor. Apresentar os tópicos antes de começar a conversa também é válido, deste modo todas as partes envolvidas entendem como irá percorrer.
#3 Focar no que cada equipe é responsável
Em cada pauta, seja o cliente ou a agência, há um papel para cada equipe. Incluir o que é relevante para cada time é fundamental para que todos entendam o que está acontecendo nas tomadas de decisões.
#4 Ter dados em mãos
No blog anterior falamos sobre o poder dos insights do tráfego pago para e-commerce. Também podemos utilizar as mesmas informações para entender o papel fundamental dos insights para as reuniões com os clientes. Para que ele entenda onde o dinheiro está sendo aplicado e qual o retorno que ele tem, não é possível sem ter relatórios. Por isso que na Agência Influência utilizamos ferramentas como Power BI, Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads. Quantas oportunidades nosso marketing gera? Quantos leads são seguidos nas vendas? Quantas vendas cruzadas são feitas? Quais campanhas são mais eficazes? Quais campanhas têm melhor desempenho? São algumas perguntas baseadas em dados que podem ser úteis.
Onboarding, a integração do cliente na agência
Oferecer o melhor para os nossos clientes é um dos principais objetivos do nosso serviço. Para que a comunicação possa fluir bem, mesmo fora das reuniões, utilizamos o Bitrix24, um CRM que faz com que a agência esteja acompanhe as necessidades, o histórico, os desafios (incluindo detalhes problemáticos) que o cliente enfrenta. O relacionamento com nossos clientes é primordial para que os nossos esforços coletivos cheguem no sucesso.
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