Há uma grande diferença entre planejar uma automação e programar um bot

  1. Home
  2. Outros
  3. Há uma grande diferença entre planejar uma automação e programar um bot

Se você não entender como executar um chatbot, eles não funcionarão. Você vai perder seu tempo e dinheiro. Mas há uma maneira fácil de evitar isso agora mesmo.

Você é uma daquelas pessoas que se apega apenas ao WhatsApp como canal de venda? Se sim, tenho certeza de que você sabe como é difícil lidar com a plataforma e como o uso pode fazer com que você passe muito tempo no seu celular. É por isso que desenvolvemos técnicas que o ajudam a automatizar o processo de envio de mensagens a seus clientes no WhatsApp para te poupar muito tempo. Se você realmente quer saber como conseguimos manter contato com clientes e clientes em potencial no aplicativo, então continue lendo.

Tentou e não deu certo?

Por que sua primeira tentativa de automação não foi bem sucedida? É importante entender antes de demolir tudo e começar do zero. O tom da sua mensagem pode não estar funcionando bem. Sua proposta de valor pode não ser atraente o suficiente para o cliente. Ou simplesmente você optou por confiar apenas no WhatsApp como automatização. Manter estas coisas em mente pode ajudar a melhorar sua estratégia geral de envio de mensagens.

Não é apenas automatizar

Algumas pessoas entendem que automatizar é apenas deixar tarefas aos sistemas informáticos. Vemos também muitas pessoas dizendo que é apenas escrever um texto simples para que a ferramenta envie. Mas, na verdade, tudo começa com roteiros. Para automatizar o seu WhatsApp, você precisa primeiro de um script, como o que está nesta página. Esse passo pode levar algumas horas para entender como essas ferramentas funcionam juntas, mas vale a pena, pois você não só realizará o que esperava (automatizando seus scripts de conta no WhatsApp), mas, mais do que isso, você trará valor ao seu negócio.

Essas dicas valem leads qualificados!

O aplicativo está em uso por mais de 2 bilhões de pessoas. Isto torna esta plataforma de mensagens instantâneas um dos programas mais populares em uso ativo. Se você ouviu que para conseguir se comunicar pelo WhatsApp é apenas automatizar, não acredite. Antes de tudo, o que você deve fazer é configurá-los. Como, então, podemos automatizar melhor o WhatsApp? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a economizar tempo com o melhor do que este serviço popular tem a oferecer, usando a automatização com o direcionamento correto.

Para um roteiro que finalize em uma venda, você precisa:

#1 Escolher o tom de voz da sua empresa

O que a Coca-Cola, Nintendo, Budweiser e Red Bull têm em comum? Elas estabeleceram seu próprio tom e são famosas porque falam diretamente aos consumidores com uma voz comum. Então, por que o tom de voz é importante? Quanto mais você criar conteúdo que seja relevante para seu público e se relacionar com eles, mais seus clientes confiarão em você e estarão dispostos a se envolver, principalmente nos primeiros contatos via WhatsApp.

Você sabia que seu negócio pode sofrer se você não tiver um tom de voz definido? Isso porque ter um tom de voz clara o ajudará a se tornar acessível e incentivará os clientes e futuros clientes a confiar em você. Ou seja, sua empresa precisa de uma voz de marca convincente e que seja confiável. Essa voz é como você escolhe expressar a identidade de sua marca em sua comunicação on-line tão importante, já que no contato inicial será feito via mensagens.

#2 Definir a personalidade da sua marca

Quando falamos de personalidade, é no contexto de como sua marca fala. É como você se comunica, como você expressa suas idéias, como mostra sua visão de mundo e se comunica com seu público. Uma personalidade forte precisa vir dos princípios que são comunicados através da organização ou do produto. Tente ser diferente de seus concorrentes, desenvolva uma personalidade que seja única e consistente.

Muitas marcas não conseguem entender a importância da personalidade. Esquecem que grandes e inesquecíveis empresas são construídas por pessoas e não por corporações sem rosto. É por isso que a cada ano algumas empresas gastam milhares em campanhas publicitárias, procurando o slogan perfeito que todos adorariam gritar juntos. Grande erro! Em vez de focar sua atenção em apenas uma frase legal, as marcas devem oferecer aos clientes grandes serviços e produtos que conquistam seus corações. Em outras palavras, devem concentrar-se na experiência do cliente. Quanto mais forte ela for, mais forte sua empresa se tornará. Para ser eficaz, é preciso ter certeza de que sua personalidade corresponda à sua marca, clientes e concorrentes. É uma mensagem diferente para todos eles.

#3 Pensar na sua prospecção de clientes

Em marketing, falamos sobre o “prospect”. Um prospect é um cliente em potencial. Esta pessoa ou empresa é alguém que pode estar interessado em comprar um produto ou um serviço de você. Ou seja, pessoas ou organizações são prospects somente quando demonstram interesse em você, seus produtos e/ou serviços. A chave para encontrar seu próximo cliente é criar conteúdo relevante em torno de seus problemas. A maioria das pessoas na internet já está ciente de que existe uma solução para suas dificuldades, elas só precisam de um pequeno empurrão na direção certa.

Há momentos em que pode ser difícil saber quem deve ser o alvo quando se envia uma mensagem pelo WhatsApp. Você pode estar enviando algo interessante, mas não tem certeza se todos os seus potenciais clientes vão gostar ou se beneficiarão do que você tem a oferecer. Isto pode ser frustrante porque você tem algo valioso para entregar, mas não sabe como ele pode ser recebido por seu público-alvo. A criação de uma persona de comprador ajuda a definir claramente a personalidade de seu potencial cliente. O que, por sua vez, ajuda a automatizar sua estratégia de marketing com um conteúdo bem adaptado que é mais relevante para eles, quando eles mais precisam.

#4 Elaborar perguntas que farão com que o cliente entenda que precisa da sua ajuda

Como vendedor, você deve sempre iniciar uma conversa fazendo perguntas. Isto porque conhecer o problema de seu cliente é a coisa mais importante para fazer a venda. Isso deixa claro que sua empresa adota um processo consultivo de vendas e que as perguntas são necessárias para entender a situação do cliente. Criar uma base de perguntas ajudará a manter o contato. Portanto: antes sempre peça permissão para falar; seja direto ao explicar seus objetivos com o contato; faça perguntas difíceis, que mostram a urgência para o seu prospect fechar negócio; faça perguntas abertas e fechadas – as fechadas são usadas para validação, com respostas em “sim” ou “não”, para que o cliente não fuja, e as abertas são aquelas que o cliente consegue te dar um diagnóstico mais amplo. Importante lembrar que o foco são perguntas que gerem reflexão.

#5 Preparar-se para respostas

Você precisa se adaptar ao contexto, acompanhar a conversa e responder de acordo. Isto pode parecer muito trabalho, mas com um pouco de planejamento, você será capaz de executá-lo sem falhas. Cada cliente tem necessidades, exigências e hábitos de comunicação diferentes. Depende também do tipo de negócio em que você está, que tipo de cliente você quer atrair, etc. Se você não se adaptar ao contexto e às respostas, seus chatbots não serão tão inteligentes como deveriam ser. As pessoas são mais espertas do que nós pensamos!

Existem muitas aplicações de automação no mercado, mas não são muitas as que têm a capacidade de se adaptar ao contexto e responder de acordo. Uma simples implementação de “se X, enviar Y” carece da nuança e inteligência necessárias para alcançar resultados impressionantes. Embora os chatbots inteligentes possam ajudá-lo a cortar horas de trabalho e automatizar tarefas de baixo nível que de outra forma exigiam sua atenção, eles são frequentemente limitados por uma compreensão superficial da intenção do usuário, o que pode levar a erros na formulação de respostas.

Como assistentes virtuais, muitas vezes fazemos as mesmas perguntas aos nossos clientes. Portanto, é fácil para nós estabelecer um fluxo de diálogo para nosso chatbot que responde às perguntas mais comuns, tais como “qual é seu fuso horário?”. Mas não queremos deixar nenhuma possibilidade de perder receitas de clientes potenciais. Devemos sempre fornecer informações adicionais ou acrescentar uma nova pergunta que leve nosso cliente à venda.

Limitações do WhatsApp

Hoje a plataforma oferece alguns itens importantes, como envio de mensagens automáticas; catálogo; um perfil detalhado com informações da empresa, como horário de funcionamento e endereço; e etiquetas para separar mensagens. Mas ainda é necessário utilizar outras ferramentas para conseguir ter um roteiro perfeito para vendas no WhatsApp.

Usando a plataforma certa que se integra como aplicativo, as marcas podem conectar suas próprias ferramentas de automação ao aplicativo de mensagens. Desta forma, é possível definir gatilhos para mensagens e responder automaticamente a elas usando a API oficial.

Bitrix 24 e a automação

Você pode usar este serviço se quiser adicionar um canal de marketing ao seu negócio a partir da privacidade de sua própria casa. Se você os tiver, poderá usar suas listas de e-mail geradas a partir de seus próprios sites ou links de afiliados anexados a e-mails enviados, para enviar mensagens ou fazer novas listas de contatos para este fim. Você pode enviar mensagens automatizadas que foram criadas em uma planilha ou pode usar o avançado software de inteligência artificial Bitrix24 para que seus “chatbots” aprendam a se adaptar ao contexto e a responder às emoções.

CRM Bitrix24
CRM Bitrix24

A automação do atendimento ao cliente com chatbots economiza tempo e aumenta a receita através de vendas eficientes em seu CRM Bitrix24. Com esse processo você pode focar em qualificar suas leads realizando perguntas de acordo com o seu negócio; abordar cada cliente de forma personalizada de acordo com seus interesses pessoais; além de acompanhar o ciclo de vendas de cada usuário.

CRM Bitrix24
CRM Bitrix24

 

Comece agora

Utilizar o Whatsapp como um canal econômico para a comunicação empresarial, é vantajoso e você pode adaptar suas mensagens ao contexto, tempo e resposta que recebe do seu público-alvo. Unir o aplicativo mensagem com o CRM ideal torna a tarefa fácil de executar.

Este artigo lhe mostrou como ganhar a confiança de seus clientes potenciais na plataforma e depois conduzi-los através de um processo que termina com um pedido para você. Quer ajuda em como tornar essa programação em realidade? Deixe-nos entrar em contato com você. Basta clicar aqui.

Anterior
Marketing de tempo real e o Bitrix24
Próxima
O poder dos insights do tráfego pago para e-commerce
Menu