O cotidiano dos negócios é o primeiro anúncio desta necessidade ou não. Além de algumas adaptações no posicionamento web.
O cotidiano dos negócios é o primeiro indicador desta necessidade ou não. Caso a sua equipe de vendas têm conseguido atingir metas antes planejadas, tudo certo, seu negócio vai bem, não necessita de um Consultor. Mas se metas não são alcançadas, sua equipe pode estar precisando da ajuda de um profissional capaz de orientá-los para melhores resultados, aumentando a eficiência do tempo dedicado à empresa e, por conseguinte, a eficácia dos resultados.
Na hora de falar em Marketing, costuma-se “dar um jeito”, sem muito planejamento avaliando as ações conforme a necessidade. Até mesmo as agências de publicidade raramente prospectam os pequenos, atendendo-os com mais frequência quando são procuradas. Na hora de falar em digital e web, é mais complicado, pois é necessário conhecimento técnico para fazer acontecer e qualquer erro está mais exposto. Caso a empresa decida criar uma fanpage no Facebook, por exemplo, e cometa um erro grave nesta rede, pode ser alvo de críticas ou até mesmo de uma crise em mídias sociais.
Existem outros indicadores de que sua empresa esteja precisando de um Consultor de Marketing Digital, por exemplo, se o site da empresa é muito simples e foi feito sem qualquer técnica para conversar as vendas ou para ter contato com a equipe comercial, se os mecanismos de buscas como Google e Bing não encontram os produtos da empresa com palavras chaves, se os consumidores tem dificuldade para encontrar os produtos em canais oficiais da marca, como site ou páginas em redes sociais, se dentro destas redes a empresa tem poucos comentários, porém existem críticas em canais como o “Reclame Aqui”, etc.
Podem existir outras variáveis neste sentido, dependendo do produto ou serviço de cada empresa.
Quanto tempo dura uma Consultoria de Marketing Digital?
Isso depende muito do caso! De uma forma geral, dividem-se os projetos em trimestres. Na web, em especial na área de SEO (Marketing de Busca – para estar bem colocado no Google), os primeiros resultados costumam aparecer em 6 meses. Com menos de 3 meses, quase nada pode ser feito. Claro que isso não é regra, porque existe a possibilidade da empresa ter uma questão muito pontual para resolver.
Quanto pode ser cobrado por um Consultor de Marketing Digital?
Ao contrário do que a maioria dos empreendedores pensa, um serviço de consultoria é viável financeiramente para pequenas empresas. Dificilmente um consultor cobrará por hora, visto que existem problemas que são muito complexos, mas a partir da decisão tomada, são rápidos de resolver. Outros, muito mais simples, porém necessitam de muito mais tempo para uma resolução. Cada caso é um caso!
É muito difícil saber quanto cobrar sem entender qual a demanda no planejamento para esta empresa, porém é fato que um consultor pode passar um orçamento de um projeto para uma empresa pequena, levando em conta a realidade financeira da mesma.
A dica é transparência! Se isso lhe preocupa como gestor, abra o jogo e deixe esse ponto claro para o consultor. A confiança mútua será necessária em todas as etapas do trabalho.