Essencialmente, existem duas maneiras de aparecer no Google, nos resultados naturais (não pago) e nos links patrocinados onde você escolhe a palavra chave e paga para o Google um valor por clique que varia de R$ 0,30 até mais de R$ 15,00, dependendo da concorrência da palavra específica. Não é à toa que o Google ultrapassou receita anual de US$ 50 bilhões em 2012. Mas iremos além
Aquilo que poucas pessoas sabem é que, as empresas podem, além de anunciar diretamente no Google, veicular anúncios com banners e vídeos em sites colegas do gigante de buscas o que atinge cerca de 2 milhões de sites em todo o mundo, chegando em um alcance global de 80% de todos os internautas e isso faz com que essa rede coloque-se como a maior em publicidade online do mundo!
Mas como funciona o banner? O Google possui diversos tipos de segmentação, sendo por palavra na rede de Display, contextual, geográfica, por dispositivo móvel, relevância de resultados e Remarketing. Dependendo de todas essas variáveis, o Google irá exibir seu anúncio.
A tecnologia que esta por trás do marketing digital trouxe significante melhora nos últimos anos, e hoje ela suporta banners interativos e com um alto poder de trackeamento das ações do usuário. Por definição, o engajamento é uma interação com o banner. Uma peça deixou de ser um simples display de oferta para virar quase que um “miniaplicativo” do site do anunciante, recheado de funcionalidades como abas de navegação, filtros, campo de busca, scroll de produtos, feeds de redes sociais, vídeos, games, etc.
O melhor fracionamento é o do Remarketing, que foi lançado recentemente. Hoje em dia, ainda são poucas empresas que adotam esse sistema. Ele consiste em marcar o computador do usuário no momento em que ele acessa um site. Por exemplo, uma pessoa acessa o site da empresa X e visualizou um produto tênis Y, mas não o comprou. Nesse momento, o computador do possível comprador ficou marcado e quando o usuário visitar outros sites (parceiros do Google), um banner da empresa X será mostrado.
Mas, quais são as tarefas desempenhadas pelo Google?
Seleção de anúncios
Bom, assim que um internauta digita um termo a ser buscado pelo Google, ele encontra os anúncios que têm as palavras-chave mais relevantes; ignorando os resultados não qualificados.
Ordem de exibição dos anúncios
Após o Google ter selecionado os anúncios apropriados para exibição, ele precisa definir a ordem de exibição, e é que aqui que a mágica acontece! Os anúncios não são ordenados apenas pelo lance que você fez.
Apresentação de resultados
Assim que o Google conclui a ordenação dos anúncios, serão apresentados ao usuário solicitante os resultados mais relevantes sobre sua pesquisa. Uma forma simples, não?!
Ciclo sem fim
É importantíssimo destacar que sempre quando um usuário faz uma pesquisa, o leilão é iniciado outra vez e por isso o posicionamento de seu anúncio pode variar.