Como é que o marketing de redes sociais pode ajudar a sua empresa

  1. Home
  2. Marketing
  3. Como é que o marketing de redes sociais pode ajudar a sua empresa

Cada vez mais as empresas apostam em marketing de redes sociais como forma de alavancar os seus negócios através destas plataformas de alcance quase generalizados.

Cada vez mais, é comum que uma empresa tenha pelo menos uma página de Facebook e LinkedIn, como forma de promoção ou de contacto direto com os clientes.

Assim sendo, se não sabe ao certo como é que o marketing de redes sociais funciona, não se preocupe, que iremos explicar-lhe tudo de seguida.

O que é o marketing de redes sociais

De forma simples, é possível dizer que esta é uma forma de marketing como todas as outras que são utilizadas através dos meios digitais, mas com a particularidade de ser criado conteúdo individualizado (para cada uma das redes sociais) que possa facilmente ser compartilhado por pessoas de todo o mundo.

Esta estratégia, deve fazer parte da forma de comunicação de todas as empresas, uma vez que é uma forma gratuita (na grande maioria das vezes, embora possa obviamente optar por criar anúncios/conteúdos pagos) de promoção de uma marca, produtos ou serviços.

Além disso, estes canais podem ser utilizados para diversas outras ações como contacto com o cliente, vendas diretas, ou gestão de notoriedade.

É importante salientar, que o marketing de redes sociais (tal como outras estratégias relevantes de marketing), é uma aposta a médio/longo prazo, uma vez que é necessário a maturação de uma empresa nestas plataformas, para que a mesma ganhe notoriedade de forma a tornar-se relevante para os seus leitores.

É também importante frisar, que é preciso ter um ótimo planeamento estratégico, para que consiga obter retorno deste tipo de estratégia de marketing digital.

Além disso, saiba que o trabalho inerente a esta questão é bastante elevado, uma vez que terá de criar e divulgar conteúdo relevante para os seus seguidores.

Questão importante a ter em conta no marketing de redes sociais

Tal como todas as estratégias de marketing, esta tem pontos essenciais que deve forcar-se de forma a que consiga alcançar todos os objetivos da sua empresa (aumento de notoriedade, aumento de volume de vendas, geração de leads, obtenção de emails para envio de email marketing…).

Assim sendo, algumas das questões que deve ter em conta são as seguintes.

1 – Conteúdo

Tal como no SEO, no marketing de redes sociais o conteúdo é uma das questões mais importantes que deve ter em conta.

Nas redes sociais, o conteúdo é tudo aquilo que você vai publicar. Como é óbvio o mesmo deve ser adaptado para cada uma das plataformas que utiliza e respeitando sempre as regras de cada uma.

2 – Contexto

O contexto é também algo que deve ter bastante em conta, é mais simples e apelativo, publicar uma frase marcante de um dos seus artigos com um link, do que publicar todo o texto numa rede social.

Garantimos-lhe que o alcance é bastante superior se optar for frases curtas, com impacto, e imagens que sejam alusivas ao tema, mas criadas de forma pouco convencional.

3 – Hashtags

Embora possa parecer estranho, a utilização de hashtags é uma tendência no que concerne o marketing de redes sociais (em qualquer plataforma como Facebook, Instagram, Youtube, Vine, Pinterest…).

As mesmas vão permitir-lhe a descrição em poucas palavras daquilo que é retratado, ou simplesmente mostrar aos seus seguidores que está a falar de um tema que é tendência nessa altura (pode utilizar ainda as mesmas para promover um concurso ou promoção).

4 – Criar algo que valha a pena ser partilhado

As redes sociais (e as empresas) dependem imenso do compartilhamento que é gerado aos conteúdos que são publicados.

Esta é a forma mais económica de gerar alcance de um determinado conteúdo. Para isso, deve apostar sempre na criação de algo que valha a pena partilhar com outras pessoas (e lembre-se que as pessoas apenas partilham aquilo que acham realmente interessante).

Como vê, são apenas 4 os pontos essenciais nos quais se deve focar para criar uma estratégia de marketing nas redes sociais, que vale efetivamente a pena.

É importante, que mantenha sempre em mente, que as diferentes redes sociais, devem ser utilizadas de forma a cumprir os diferentes objetivos estipulados para o seu negócio. Também deve ter em conta, que nem todos os negócios devem estar presentes nas diversas redes sociais.

Deve optar sempre por aquelas que se adequam à sua empresa e ao seu tipo de negócio (se tiver uma empresa de contabilidade, o Instagram não é de todo uma opção viável, devendo optar por redes sociais como o Facebook e o LinkedIn).

Agora que já sabe como é que o marketing de redes sociais e como é que este pode ser uma mais valia para a sua empresa, comece desde já a delinear todas as suas estratégias, de forma a que consiga facilmente alcançar os seus objetivos.

Se necessitar de ajuda na conceção de conteúdo, ou na gestão de redes sociais como o Facebook ou LinkedIn, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional.

 

Tags:
Anterior
Facebook Ads – tudo o que precisa saber
Próxima
8 melhores dicas de psicologia para campanhas de marketing
Menu