Boas práticas para otimizar resultados das suas campanhas de email marketing

  1. Home
  2. Marketing
  3. Boas práticas para otimizar resultados das suas campanhas de email marketing

Boas praticas para otimizar resultados das suas campanhas de email marketingRealizar campanhas de email marketing não é algo que se consiga fazer de um dia para o outro, uma vez que nem sempre é simples conseguir uma base de dados relevante (ou seja, que não tenha sido comprada).

Assim sendo, o nosso conselho inicial, é que antes mesmo de iniciar um destas campanhas (que iremos dar algumas dicas de boas práticas para que as mesmas sejam otimizadas), tenha a certeza sobre a origem da base de dados que vai utilizar. A mesma é 75% responsável pelo sucesso da sua campanha.

Conheça de seguida as nossas dicas, e vai ver que irá obter bons resultados.

7 dicas para otimizar as suas campanhas de email marketing

Cada vez mais o email marketing é uma ferramenta importante para fidelizar e estreitar a relação com os atuais e potenciais clientes, assim como potenciar o aumento das vendas.

Conheça de seguida, 7 boas práticas e algumas dicas que sugerimos ter em consideração no desenvolvimento de campanhas de email.

1 – Aposte em campanhas personalizadas

Uma campanha de email marketing tem muito mais impacto se for personalizada de acordo com o destinatário da mesma.

Assim sendo, uma das nossas primeiras dicas é realizar uma personalização de campanha tendo em conta diversos critérios que vão além do nome do subscritor. Pode segmentar a mesma de acordo com:

  • Sexo dos subscritores;
  • Área de residência;
  • Idade;
  • Melhores horários de conversão (é importante que teste os mesmos)…

Para isso, é importante que faça uma correta definição das personas, e descobrir quais os interesses em comum de forma a enviar conteúdo relevante.

Além do email, acrescente alguns campos extra ao formulário de subscrição de forma a poder começar logo a segmentar os seus potenciais clientes.

2 – Tenha cuidado com o preheader

De forma geral, todos nós enquanto consumidores, recebemos diariamente dezenas de emails novos todos os dias.

Desta forma, deve utilizar o máximo de elementos disponíveis de forma a impulsionar a taxa de abertura dos emails que envia.

Além do natural relevo que deve ser dado ao assunto do email (não o deixe para último na preparação das campanhas!), é também importante que não se esqueça do preheader.

O preheader é aquele texto que surge depois da linha do assunto quando o email é exibido na caixa de entrada, devendo ser utilizado para dar ao destinatário uma informação extra do que poderá encontrar no conteúdo do email e despertar o interesse dos mesmos na abertura do email.

Tenha em conta que o mesmo deve ser escrito em seguimento do assunto do email, uma vez que são apresentados em conjunto.

3 – Não se esqueça do remetente

O remetente, é normalmente o primeiro elemento que é visualizado numa campanha de email marketing. Assim sendo, é um campo que não pode nunca esquecer-se de preencher.

Existem diferentes opções para utilizar como remetente. Pode, por exemplo, utilizar o nome da marca/empresa ou, além do nome da marca, acrescentar o nome do emissor.

Salientamos que já foram realizados diversos testes, e constatámos que utilizar o nome do emissor e da marca em conjunto tem um efeito positivo nas taxas de abertura.

4 – O conteúdo é imensamente importante

De forma a investir numa campanha de email marketing, tenha em conta que o conteúdo da mesma deve ser SEMPRE relevante para o leitor.

Assim sendo, a forma como escreve, deve envolver o leitor, tornando-se mais relevante para o mesmo.

Aposte em imagens ou pequenos gifts/vídeos de forma a tornar o mesmo dinâmico e interessante para quem a irá ler.

5 – Tenha uma lista de contacto qualificada

Tal como dissemos no início deste email, a sua base de contactos é responsável por 75% do desempenho de uma campanha de email marketing.

Tenha em conta, que as bases de dados compradas, na maior parte dos casos, vão fazem com que o seu email entre na lista de spam, uma vez que as pessoas não sabem porque é que estão a receber os seus emails.

Salientamos que uma boa lista não significa necessariamente uma lista com muitos contactos, mas sim que os contactos existentes sejam válidos, não estejam duplicados ou inativos e interajam com os teus envios de forma positiva.

6 – Seja mobile

Com as vantagens ou desvantagens que lhe possam estar associadas, é um facto que os smartphones se tornaram uma extensão de grande parte das pessoas e são consultados várias vezes ao dia.

Uma das consequências é o aumento da visualização de emails em dispositivos móveis onde se verifica um crescimento contínuo e com tendência crescente.

É importante que os emails vão além do design responsivo e que sejam efetivamente idealizados e otimizados para mobile.

7 – Analise resultados

Tenha sempre em conta quando realiza uma campanha de email marketing, que os resultados devem sempre ser analisados, para que consiga efetivamente perceber se a mesma teve ou não um efeito positivo.

Algumas das métricas a que sugerimos a análise são a Taxa de Abertura, Taxa de Clique, Taxa de Conversão, Taxa de Crescimento da Lista, Taxa de Abandono, ROI e Testes A/B.

Verifique também a eficácia das suas campanhas, por exemplo, das leads geradas quantas efetivamente compraram?

Tenha em conta que os objetivos variam de acordo com a empresa, e por isso você é que terá de saber quais os resultados que está à espera com a realização de cada uma das campanhas.

Agora que já sabe 7 boas práticas de otimização numa campanha de email marketing, está na hora de colocar as mãos à obra e começar a apostar a sério neste tipo de ferramenta.

Se precisar de apoio, ou não souber como o fazer da melhor forma, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição para qualquer tipo de esclarecimento adicional.

Tags:
Anterior
8 melhores dicas de psicologia para campanhas de marketing
Próxima
Conheça as 10 tendências de social media para 2017
Menu