A cada dia que passa a evolução da internet tem feito com que as empresas invistam cada vez mais em estratégias digitais como forma de alavancar os negócios. Contudo, uma questão que é levantada diversas vezes pelos empresários, passa essencialmente em como analisar o retorno do investimento em marketing.
Pois bem, a verdade é que nem sempre esta é uma tarefa simples de ser realizada, mas iremos explicar-lhe de seguida como é que pode fazer essa análise.
Retorno do investimento em marketing – Como analisar
É importante ter em conta, que o ambiente de marketing de uma empresa, afeta sempre a organização (de forma direta ou indireta) e são os especialistas de marketing que sabem como analisar as oportunidades existentes na mesma, potencialidades e tendências dos mercados para os diversos setores.
Medir o ROI (ou retorno do investimento) das ações de marketing que são realizadas pela sua empresa, é uma das ações essenciais para que os empresários consigam consolidar a sua estratégia de geração de leads e angariação de clientes.
Sem que esta análise seja realizada, é impossível que as empresas saibam quais os canais onde devem reforçar o investimento e quais aqueles onde não devem de todo investir.
Assim sendo, o primeiro ponto que deve ter em conta é saber como é que o retorno do investimento em marketing é calculado.
De forma simples, o ROI é a relação entre o investimento numa determinada ação de marketing vs o resultado obtido.
Tenha em conta que o ROI é utilizado de forma bastante abrangente no mundo dos negócios, contudo, na área de marketing o mesmo é usado para saber qual o retorno obtido por parte das mais diversas campanhas que possam ser implementadas de acordo com a sua tipologia de negócio.
Antes de implementar as suas ações, lembre-se que construir uma marca, vai além de criar um bom produto ou serviço para o consumidor e disponibilizá-lo no mercado. O que se cria através das mais diversas estratégias de marketing, tem como principal intuito criar um valor acrescentado para o consumidor.
Se todos os produtos idênticos tivessem o mesmo valor acrescentado, a única diferença seria o preço, e nesse caso, apenas iria ganhar aquele que fizesse o preço mais baixo, obrigando assim a concorrência através da baixa de preços em vez de acrescentar valor para o consumidor.
Relembramos, que as estratégias e campanhas de marketing, servem para convencer o consumidor que o produto não é apenas mais um no mercado.
Qual a importância do retorno do investimento em marketing para uma empresa
É de extrema importância o cálculo do retorno do investimento em todas as ações que realize, pois apenas dessa forma vai conseguir perceber quais as estratégias que estão efetivamente a gerar vendas e lucros.
Se não analisar as suas ações, o que irá acontecer, é que provavelmente vai continuar a investir em campanhas e ações que não são de todo lucrativas, e provavelmente nem são as ideais para o seu tipo de negócio.
Contudo, é importante frisar, que para medir o retorno do investimento em marketing, você precisa ter os objetivos da empresa bem definidos. É necessário levar em conta os objetivos da empresa, o tempo de espera para conseguir os primeiros resultados de cada ação, a duração do ciclo de venda, etc. Contudo, é fundamental que haja um acompanhamento frequente para dar tempo de realizar correções e otimizações.
Muitas empresas, ainda hesitam na hora de implementar qualquer tipo de campanha promocional por diversos motivos, nomeadamente não saberem quais são os resultados expectáveis da mesma ou por não querem investir. Contudo, a principal dúvida, deveria ser, como e onde aplicar os investimentos em marketing na sua empresa para gerar aumentos significativos das vendas e da notoriedade.
Os desafios do cálculo do ROI na sua empresa
Agora que já sabe como é que o retorno do investimento em marketing na sua empresa é calculado, é essencial que tenha em conta que existem diversos desafios que terá de superar.
O primeiro, passa essencialmente por compreender e identificar o tempo necessário para obter e analisar todos os resultados da sua campanha.
Algumas ações de marketing para empresa, têm um período de duração relativamente elevado, uma vez que envolvem diversos processos até que a venda seja concluída.
Cada ação, vai ter de ser acompanha em tempo real, de forma a que sejam identificadas aquelas que estão a gerar resultados e aquelas que devem ser reformuladas ou abandonadas definitivamente.
Esta tarefa, é por norma demorada e pode ser bastante complicada, no entanto é algo que é indispensável para aumentar a taxa de retorno do investimento realizado.
Este tipo de análise deve ser sempre realizada por especialistas pois os mesmos já estão habituados a fazê-lo e contam com uma capacidade critica e analítica superior a quem não está habituado.
Além de tudo, pessoas especializadas em estratégias de marketing, conseguem perceber há luz da experiência quais as melhores técnicas a serem implementadas.
O estatístico americano Deming é autor de uma frase, que traduzida significa “Em Deus nós acreditamos, todos os outros devem apresentar dados”. Estra frase, reflete a verdadeira importância de analisar cuidadosamente todas as suas ações de marketing digital, medindo cada campanha de forma única.
Pois a verdade, é que se os dados não comprovam, não vale a pena estar a investir dinheiro em algo, só porque alguém entendido na matéria, diz que é assim que deve ser feito.
Quais os passos mais importantes para obter sucesso com o seu investimento
Tal como já dissemos anteriormente, de forma a conseguir obter sucesso e um retorno considerável do seu investimento, existem alguns pontos que tem de ter em conta. Conheça-os de seguida, de forma a potenciar ao máximo os seus investimentos.
1 – Tempo
O seu tempo é uma das questões mais importantes que deve ter em conta para conseguir alcançar o sucesso. Sem ele, será muito difícil conseguir obter o retorno e aumento de vendas e notoriedade que pretende.
2 – Paciência
Quando se começa a implementação de diversas estratégias de marketing digital a partir do zero, é normal que vá demorar algum tempo até que comece efetivamente a ver resultados palpáveis do que está a ser efetuado.
3 – Resiliência
No início, é muito normal, que hajam mais erros do que acertos, pois as estratégias e a sua forma de implementação variam de acordo com a empresa, os objetivos e o tipo de negócio.
Logo, vão ter de ser realizados diversos testes de forma a que seja implementada a estratégia que lhe trará maior retorno.
4 – Defina micro metas
Ao definir pequenas metas intercalares, vai ser possível acompanhar de forma mais assertiva e simples todo o desenvolvimento da campanha e analisar o retorno do investimento em marketing da sua empresa.
5 – Definir um budget
Muitas vezes as empresas definem um budget para uma determinada campanha, contudo a meio da mesma revolvem não investir o que haviam estipulado.
É muito importante que ao definir um budget, o mesmo não seja posteriormente alterado durante a campanha, pois pode arruinar os resultados futuros, já que todas as ações foram planeadas para aquele montante.
6 – Acredite em si
Acreditar em si e no seu projeto, é meio caminho andado para conseguir obter sucesso não só no investimento, como em tudo o que fizer.
Agora que já sabe como analisar o retorno do investimento em marketing na sua empresa, está na altura de ponderar seriamente reanalisar as suas estratégias e aumentar de forma considerável a sua notoriedade e visibilidade online.