O intuito de uma empresa existir, passa essencialmente por vender os seus produtos ou serviços a outras pessoas, recebendo em contrapartida um valor monetário. No entanto, são imensas as empresas que não sabem como otimizar as suas vendas e obter maiores lucros recorrendo ao marketing digital.
Pois bem, hoje iremos abordar esse tema, e explicar-lhe como é que esta forma de comunicação pode ser uma mais valia para a sua empresa.
Como otimizar as suas vendas e os lucros através do marketing digital
A verdade é que o marketing digital pode ser uma vantagem concorrencial e uma forma de colocar a sua empresa na boca do mundo e conseguir otimizar as suas vendas e com isso os lucros que obtém.
Mas vamos por partes. Em primeiro lugar iremos explicar-lhe como é que o marketing digital pode ser vantajoso para a sua empresa, e algumas técnicas que poderá aplicar.
1 – Permite-lhe acompanhar a evolução do consumidor
Pois bem, nem todos os seus (potenciais) clientes se encontram na mesma fase do funil de vendas. Assim sendo, através do marketing digital, você poderá facilmente ir acompanhando os diferentes estágios, derrubando uma a uma as barreiras até à compra.
2 – Trabalhar todas as fases dos processos de compra
A verdade é que através de várias técnicas é possível trabalhar todas as fases do processo de compra e conseguir dessa forma aumentar as suas vendas em cerca de 5 a 10% todos os meses. Já pensou em crescer 10% todos os meses?
3 – Obtém um maior alcance
Quando falamos da comunicação online, a verdade é que não existem fronteiras nem horários específicos. Desta forma, é muito mais simples disseminar a sua mensagem de forma rápida, eficaz e com um alcance extremamente elevado.
4 – Possibilidade de segmentar
A verdade é que nem todas as pessoas têm interesse no mesmo tipo de produtos ou serviços. Assim sendo, a possibilidade de segmentar as suas campanhas e os diversos meios de comunicação exclusivamente para o seu target, é algo que pode fazer com que obtenha um retorno maior dos investimentos que realiza.
5 – Comunicação personalizada
Pois bem, uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de criar conteúdos direcionados para o público alvo do seu negócio.
A segmentação, deve fazer sempre parte de uma estratégia de marketing, independentemente do tipo de campanhas que estiver a ponderar criar.
Imagine que por exemplo ao fazer uma campanha de Google Adwords, é possível que ao segmentar a mesma de forma correta, consiga obter um retorno extremamente elevado do investimento que realizou. Na grande maioria dos casos um retorno igual ou superior a 100%. Imagine conseguir esse retorno na sua empresa!
6 – Obtenção mais rápida de resultados
Pois bem, outra das vantagens é que os resultados são muito mais céleres e os custos muito mais baixos.
A internet permite que haja uma comunicação constante entre as empresas e os consumidores, permitindo que seja muito mais rápido perceber quais os resultados de uma campanha.
7 – Igualdade de oportunidades
Contrariamente ao que possa pensar, quando se trata de estratégias de marketing online todas as empresas podem estar em pé de igualdade uma vez que tudo vai depender da forma como as mesmas são implementadas.
É importante que saiba efetivamente realizar as suas campanhas, pois desta forma vai poder concorrer com qualquer empresa a nível mundial.
Técnicas de marketing digital que poderá utilizar
Na verdade, existem várias técnicas de marketing digital que poderá utilizar de forma a alavancar a sua empresa online.
Muitas delas são referentes a campanhas publicitárias, contudo, muitas outras passam pela melhoria do relacionamento com o cliente, que em muitos casos é essencial não só para aumentar a notoriedade da marca como o volume de vendas.
Desta forma, a implementação destas técnicas, ou parte delas irá ajudá-lo a otimizar as suas vendas e consequentemente aumentar os lucros da sua empresa.
- Publicidade nas redes sociais;
- Banners publicitários;
- Google Adwords;
- Google AdSense;
- Criação de pop ups nas páginas mais relevantes do seu site;
- Publicidade em blogs;
- Links de redireccionamento externo;
- Mobile advertising;
- Email marketing;
- Vídeo Marketing;
- Remarketing;
- Inbound Marketing;
- Produção de conteúdos;
- Criação de e-books;
- Realização de webinars;
- Disponibilização de templates;
- Aposte em infográficos;
- Publique pesquisas, estudos e case studys;
- Realize cursos via email;
Estas são apenas algumas das técnicas e estratégias de marketing digital que poderá utilizar de forma sistemática para otimizar as suas vendas e os lucros.
Contudo, é essencial que domine as mesmas de forma a não estar a investir dinheiro sem conseguir obter retorno. No caso de não ter ninguém com os devidos conhecimentos, deverá optar por contratar uma empresa de outsourcing em marketing digital.
Um caso real de otimização de vendas e aumento exponencial de notoriedade
A verdade é que existem dezenas de empresas que poderíamos indicar pois têm obtido crescimentos anuais na ordem dos 20 a 40% no que concerne o volume de faturação.
Contudo, optamos por uma empresa nacional, cujo foco de negócio é brinquedos científicos para crianças. Estamos a falar da Science4you.
Esta empresa criada em 2008, conseguiu em apenas 9 anos, tornar-se uma referência a nível mundial na sua área de atuação, tendo ganho atualmente dezenas de prémios tanto a nível de empreendedorismo como de qualidade.
Mas algo que você muito provavelmente não sabe, é que esta empresa consegue anualmente crescer mais de 100% a nível de volume de negócios e faturação.
Em 2015, a Science4you teve uma faturação de 11,3 milhões de euros, um aumento de mais de 70% face aos resultados alcançados em 2014. Em 2016, o lucro bruto da empresa foi de mais de 2 milhões de euros.
Já imaginou o que era a sua empresa conseguir anualmente crescer mais de 100%? Acredite que é possível!
Em muitos casos, uma estratégia sólida e uma estrutura estável é tudo o que precisa para conseguir otimizar as suas vendas e conseguir não só aumentar a notoriedade da sua empresa como também os lucros que obtém.
Contudo, para isso é importante que conheça a sério os números da sua empresa, para perceber o que é que poderá fazer para que a mesma aumente pelo menos 5% do volume de faturação todos os meses.
Quer começar já hoje a planear a sua estratégia?