Muito se fala sobre o fato de o marketing digital estar em vogue neste momento. Contudo, a verdade é que estas estratégias de comunicação, vieram para ficar devido aos elevados resultados que proporcionam às empresas.
No entanto, a verdade é que são ainda inúmeras as pessoas que não sabem ao certo como é que o marketing digital se deve aliar à área comercial de forma a alavancar as vendas.
Hoje iremos abordar esse tema, de forma a que possa ver efetivamente as vantagens de aliar as duas áreas.
Tenha o marketing digital como aliado da equipa de vendas
A verdade é que os resultados almejados por qualquer negócio não aparecem do dia para a noite. Os mesmos dependem em muitos casos de um trabalho árduo e uma dedicação imensa.
Porém, se isso for realizado da forma mais correta, os resultados vão aparecer de forma consistente e exponencial.
Tenha em conta, que ao aplicar diversas estratégias de marketing online vai conseguir obter resultados com maior rapidez, o que pode ser essencial para o seu negócio.
Veja de seguida algumas técnicas simples e que pode utilizar, que vão permitir à equipa de vendas uma maior base de trabalho.
1 – Tenha um site responsivo
A verdade é que nos dias que correm, qualquer empresa que não apareça no Google é como se não existisse.
Desta forma, é importante que tenha um site bem trabalhado e que seja responsivo, ou seja, que se adapte a qualquer dispositivo em que seja aberto.
Acredite que se o site da sua empresa não corresponder às expectativas dos seus potenciais clientes, os mesmos vão acabam por comprar na concorrência (e lá se vai a sua hipótese de vender).
2 – Use e abuse das redes sociais
Tendo em vista o cenário atual, em que a grande maioria das pessoas já tem conta em várias redes sociais (nomeadamente Facebook e LinkedIn) é essencial que a sua empresa esteja também presente. Se quer vender, tem de estar onde está o seu target.
É importante ter em conta que a presença nessas redes sociais deve ter como objetivo práticas profissionais, tanto para explorar melhor a divulgação do seu negócio como para atender clientes que possam solicitar qualquer tipo de feedback.
O atendimento de clientes através das redes sociais é cada vez mais importante. Através disso consegue estabelecer uma relação de confiança com que está interessado na sua empresa.
3 – Aposte no marketing de conteúdo
Embora esta tática esteja a ser cada vez mais utilizada, a verdade é que são ainda imensos profissionais que acham a mesma uma perda de tempo e de dinheiro.
Mas, tenha sempre em conta, que tão importante como vender qualquer coisa, é mostrar que a sua empresa é uma referência no seu mercado de atuação e que os profissionais com quem trabalha são especialistas nessa área.
Assim sendo, é importante criar conteúdo que tenha como principal objetivo informar e educar o seu (potencial) cliente, conseguindo assim fidelizá-lo mesmo antes de ele ter comprado o seu produto ou serviço.
Tenha em mente que o conteúdo pode ser oferecido de várias maneiras, nomeadamente: posts no blog da empresa, vídeos, webinars, eBooks, guias práticos, ferramentas gratuitas etc.
4 – Utilize o email como ferramenta
Contrariamente ao que muitas pessoas possam pensar, o email marketing não morreu. Simplesmente tem sido desvalorizado devido à utilização massiva por parte das empresas.
Contudo, numa altura em que todos os dias os seus potenciais clientes recebem centenas de emails publicitários utilizar esta ferramenta com sabedoria poderá fazer toda a diferença e dar-lhe uma vantagem concorrencial.
Aproveite também a dica anterior para se relacionar por email com os seus contatos baseado no interesse deles (de acordo com os conteúdos que eles viram), mostrando que o seu negócio está interessado em ajudá-lo a encontrar a solução para os seus problemas ou necessidades.
5 – Integração da equipa comercial com a equipa de marketing
A verdade é que os processos de desenvolvimento e captação de leads podem ser um pouco complexos tendo em conta a tipologia do seu negócio.
Contudo, é importante que sejam estabelecidas etapas que permita que uma lead seja qualificada. Pode por exemplo utilizar softwares como o MQL (Marketing Qualified Leads) ou como SQL (Sales Qualified Leads).
Nesse processo, a integração do marketing com a equipa comercial é fundamental para atingir os objetivos da empresa e tratar adequadamente todas as leads.
Como vê, não é muito complicado integrar ambas as equipas e conseguir obter ótimos resultados.
Lembre-se sempre que o marketing digital é o futuro. A evolução da sua empresa e o aumento de vendas, e consequentemente dos lucros, depende da sua gestão e correta implementação de estratégias baseadas em objetivos mensuráveis.
Acredite que o marketing digital irá “fazer milagres” pela sua empresa.