Uma das questões que é normalmente colocada pelos empresários, principalmente em tempo de crise, é se devem cortar no marketing por ser uma despesa que não deve ser mantida em alturas de crise.
Vamos abordar este tema e explicar-lhe tudo aquilo que precisa saber sobre o mesmo.
O Marketing é um investimento ou uma despesa?
Tal como já falámos imensas vezes, o marketing tem de ser sempre visto como um investimento a ser realizado pela empresa como forma de obter lucros.
Antes de tudo, é importante que tenha em conta que a área de marketing, se tiver uma estratégia sólida, é uma ótima vantagem competitiva para conseguir aumentar as suas vendas.
Ao optar por não promover a sua empresa de forma sistemática, as suas vendas não vão voltar a aumentar, muito provavelmente as mesmas vão continuar a cair.
E isso vai acontecer porque a sua empresa ainda não tem a notoriedade necessária para manter as vendas sem realizar qualquer tipo de investimento.
Se falar com qualquer empresário que seja experiente em marketing, nomeadamente na parte digital, ele irá dizer-lhe que atualmente tem N estratégias implementadas e irá saber dizer-lhe exatamente qual o retorno associado a cada uma das estratégias.
Assim sendo, se quer aumentar as suas vendas, é necessário investir, pois todas as formas de atrair clientes têm um custo. Mas é importante ter em conta, que lhe sai muito mais caro não investir em marketing para empresas, do que retirar uma parte do seu budget para realizar esse investimento.
Porque que é na queda das vendas deve apostar mais em marketing?
A verdade, é que contrariamente ao que a grande maioria dos empresários julga, investir em marketing é algo que pode ser realizado com recurso a meios financeiros bastante irrisórios.
Existem diversas formas de o fazer, tanto a nível offline como online, e apenas precisa de encontrar as estratégias que sejam mais indicadas para si.
De forma a ajudá-lo, damos-lhe algumas dicas de estratégias que pode implementar para elevar o volume de vendas.
1 – SEO
A sigla SEO denomina Search Engine Optimization, ou seja, otimização dos motores de busca, e é umas das principais técnicas que as empresas utilizam para atrair clientes através da internet.
É importante que tenha em conta, que esta otimização não é sequer comparável à aquisição de publicidade televisiva que gera um impacto momentâneo.
Não, o SEO é uma coleção de diversas técnicas que vão a médio/longo prazo melhorar a sua presença online, uma vez que atrai os clientes pela via da informação, e não através dos argumentos de venda típicos da publicidade.
Resumidamente, o SEO ajuda então a que os motores de busca apresentem ao consumidor os resultados mais relevantes para o termo (ou palavra chave) que foi utilizada.
2 – Publicidade em redes sociais
Todos nós sabemos que utilizar as redes sociais (LinkedIn, Facebook, Google Plus…) para criar anúncios, é uma estratégia de marketing bastante certeira.
No entanto, se não sabe o que é que quer que o seu cliente (ou potencial cliente) faça depois de ver o mesmo, acredite, é um desperdício de dinheiro.
Assim sendo, investigue o que é que o se cliente procura e o que é que tem para oferecer que possa colmatar essa necessidade.
3 – Google Adwords
O google Adwords é cada vez mais uma das ferramentas de marketing digital mais utilizada pelas empresas a nível nacional e internacional.
Ao investir corretamente nesta ferramenta de marketing digital, acredite que estará presente sempre que alguém pesquisar pelo produto ou serviço que tem para oferecer.
No entanto, tenha em conta que não é simples implementar corretamente diversas campanhas, por isso é sempre bom contar com o apoio de especialistas na sua implementação.
Agora que já sabe porque é que deve investir em marketing quando as suas vendas estão em baixo, comece hoje mesmo a avaliar as suas necessidades e encontre alternativas para dar ao seu negócio o impulso que o mesmo precisa.