Cada vez mais os empresários apostam na realização de campanhas de marketing digital. Contudo, a verdade é que a grande maioria não sabe ao certo como é que o orçamento para essas campanhas deve ser planeado.
Hoje iremos abordar essa questão, explicar-lhe como é que deve planear o seu orçamento e dar-lhe um exemplo prático de aplicação de orçamento.
Campanhas de marketing digital – Como planear o seu orçamento
A verdade é que nos dias que correm o marketing digital é a principal estratégia de comunicação existente. As suas principais vantagens passam pelo custo-benefício e pela capacidade de identificar e corrigir desvios de forma mais célere.
Contudo, existe um detalhe muito importante: investir em campanhas patrocinadas é pré-requisito para obter de sucesso.
É importante salientar, que os exemplos que lhe iremos dar hoje são exatamente isso, um exemplo. Deve sempre ajustar valores e tipos de campanhas às reais necessidades da sua empresa.
Desta forma, tenha em conta que existem 5 passos nesse sentido. Os mesmos são:
- Definição do objetivo
- Escolha das redes a utilizar
- Definição do público-alvo
- Definição das campanhas
- Definição de orçamento
Iremos de seguida abordar então os passos indicados.
1 – Definição de objetivos
Cada empresa tem os seus próprios objetivos e a definição dos mesmos é essencial de forma a que consiga alcança-los com a criação correta do orçamento das campanhas de marketing digital.
Algumas das questões que deve colocar para começar a implementar a sua estratégia são:
- Quais produtos ou serviços serão abordados
- Diferencial que será explorado
- Uma breve descrição de público-alvo
- Qual será a estratégia de comunicação
2 – Escolha das redes a utilizar
Existem diversas estratégias de marketing digital que podem e devem ser implementadas. Contudo, cada empresa é diferente e a escolha deve ser realizada de forma consciente e adaptada aos objetivos.
Desta forma, algumas das opções que pode seriamente ponderar são:
- Publicidade no Facebook;
- Publicidade no LinkedIn;
- Banners publicitários;
- Google AdWords – Pesquisa
- Google AdWords – Shopping
- Google AdWords – Display
- Google AdSense;
- Criação de pop ups nas páginas mais relevantes do seu site;
- Publicidade em blogs;
- Links de redireccionamento externo;
- Mobile advertising;
- Email marketing;
- Vídeo Marketing;
- Remarketing;
- Inbound Marketing;
- Produção de conteúdos (em blog próprio ou de terceiros);
- Criação de e-books;
- Realização de webinars;
- Disponibilização de templates;
- Aposte em infográficos;
- Publique pesquisas, estudos e case studys;
- Realize cursos via email;
- Revistas digitais;
- Pinterest;
- Grupos no Facebook…
3 – Definição do público-alvo e das personas
Todas as campanhas devem ter um determinado público-alvo e de forma a criar uma campanha de marketing digital de sucesso é importante que saiba (e conheça) o seu.
Depois desse passo, deve criar a sua persona (são personagens fictícios criadas para representar os diferentes tipos de utilizadores dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido).
3.1 – Criação da persona
Selecione ou crie uma ou duas personas que se adequem ao seu tipo de negócio. Um exemplo prático para uma loja de roupa em Portugal pode ser o seguinte.
- Filipa Lourenço
- 28 anos
- Casada
- Marketeer
- Faz desporto, adora ler e trabalha numa grande empresa
- Veste-se bem todos os dias para ir trabalhar e adora o conforto e versatilidade.
3.2 – Criação do público-alvo
Segmente faixas de público-alvo de forma a encontrar as personas. Utilize o planeador de público do Facebook (por exemplo), assim já vai ficar com esta parte pronta e terá o número de pessoas que ser quer atingir.
Público-alvo 1 – Mulheres que fazem desporto e trabalham fora
Mulheres, com idade entre os 20 e os 50 anos, que moram em Portugal, seguem páginas de desporto e de marcas de roupa (Zara, Mango…) e que trabalham fora de casa.
Target = 25.000 pessoas (é um exemplo)
Público-alvo 2 – Os seus maridos ou namorados
Homens, com idades entre 25 e 52 anos, que moram em Portugal, que tenham interesse em desporto e que gostem de marcas de roupa.
Target = 20.000€
E sim, é importante incluir os homens neste tipo de campanha, pois muitas vezes não sabem o que hão de oferecer como prenda de anos ou de natal…
4 – Definição das campanhas e orçamentos das campanhas de marketing digital
Por fim, é essencial que consiga distribuir a verba pelas estratégias e públicos selecionados.
Como é óbvio, o ideal seria ter um orçamento que permitisse alcançar todas as pessoas interessadas, mas isso é impossível no mundo real.
Todas as empresas têm as suas limitações, e usam aquilo que efetivamente podem.
Suponha que o seu orçamento mensal é de 500€ (10% do seu volume de faturação mensal) para um mês de campanha.
- Google Adwords
Para esta ferramenta, e tendo em conta o enorme potencial de procura para diversos tipos de peças de roupa, o ideal seria aplicar 50% do orçamento (ou seja, 250€).
- Campanha Facebook
A mesma tem de ser dividida pelos dois públicos-alvo definidos. Assim sendo, teria algo como:
Público-alvo 1 – Mulheres que fazem desporto e trabalham fora – Tentar alcançar 30% do target
Desta forma, o valor a implementar na sua campanha seria de 75€
Público-alvo 2 – Os seus maridos ou namorados – Tentar alcançar 10% do target
Desta forma, o valor a implementar na sua campanha seria de 17,5€
- Publicação de um artigo no blog sobre melhores roupas para correr
Para publicitar o artigo nas redes sociais, poderá investir cerca de 60€, de forma a alcançar o maior número de pessoas, que tenham interesse em desporto.
- Remarketing
O restante valor do seu orçamento (97,5€) pode ser implementado em remarketing, de forma a alcançar todas as pessoas que visitem o seu site e não comprem nada.
Como vê, este é apenas um exemplo, e o mesmo tem sempre de ser adequado aos seus objetivos e à realidade da sua empresa.
Contudo, embora possa obter resultados logo nos primeiros dias, tenha em conta que as campanhas de marketing digital devem ser feitas de forma contínua de modo a que conseguia mensalmente aumentar os valores faturados e o volume de vendas.