As parcerias, são em grande escala um dos maiores motivadores de negócios, contudo, é importante que perceba como é que tudo funciona. Existem diversos tipos de parcerias e podem ser feitas com fornecedores ou com outras empresas.
Hoje iremos abordar este tema, de forma a que consiga efetivamente entender esta temática.
O que são parcerias de negócio?
De forma prática, as parcerias passam por uma estratégia entre duas ou mais pessoas (ou empresas) que têm um acordo de cooperação de forma a conseguirem atingir algum interesse em comum.
As parcerias, funcionam então, como parte da estratégia de um grupo de empresas (ou empresários) visando a otimização da sustentabilidade de um negócio.
Existem diversas vantagens associadas às parcerias, e podemos destacar as seguintes:
- Compatibilidade de objetivos estratégicos;
- Aumento da rentabilidade;
- Aumento de confiança;
- Melhoria dos acessos ao mercado;
- Fortalecimento de operações;
- Melhoria da capacidade tecnológica;
- Entre outras.
É importante também salientar, que as parcerias são contruídas a longo prazo, pois só dessa forma é que é possível perceber se um relacionamento pode ser benéfico para ambos. Pensar no lucro dos seus clientes, é também pensar no seu próprio lucro.
Imagine que um vendedor lhe oferece um serviço bastante mais barato do que aquele que estava a ponderar contratar. Se o serviço for bem feito, acaba por fidelizá-lo e sempre que ele precisar, é consigo que irá falar, pois sabe que lhe pode oferecer a melhor solução, a preços muito mais apelativos.
Além disso, sempre que algum cliente do seu cliente precisar dos serviços que você tem para oferecer, você será sempre recomendado. A isto, chama-se uma parceria.
As regras de um contrato são importantes, independentemente de ser um fornecedor ou um parceiro. Contudo, são os detalhes que podem fazer a diferença na renovação do mesmo.
Lembre-se que parcerias estratégicas não só podem, como devem ser diferenciais competitivos para empresas. Uma boa parceria é sinal de ideias inovadoras e de credibilidade no negócio.
Entender que ninguém faz sucesso sozinho é um grande passo para o sucesso de qualquer empresa. Deve ter esta frase em mente para alavancar os seus próprios negócios.
5 dicas para fazer boas parcerias para o seu negócio
Nem todas as parcerias são boas… Daí, ser muito importante que saiba o que deve ter em conta na altura de firmar uma parceria com um fornecedor ou com uma empresa.
Conheça as nossas dicas de seguida.
1 – Identifique as possíveis parcerias
Para uma parceria de negócios render bons frutos a todos os intervenientes, a mesma precisa ser vantajosa para todos.
Desta forma, antes de abordar um de seus stakeholders, deixe claro o que cada parte tem a ganhar com essa associação. Quanto mais informação tiver sobre o seu negócio, mais simples será convencer possíveis parceiros sobre as vantagens de se associar a você e ao seu produto (ou serviço).
Tente sempre identificar quais as competências que lhe faltam, quais as que podem ser desenvolvidas internamente e quais poderia alavancar por meio de parcerias.
O seu objetivo aqui é descobrir as práticas que podem ser integradas aos seus processos, para gerar uma vantagem competitiva para a sua empresa e para as empresas dos seus parceiros.
2 – Associe-se a empresas que pensam como você
Quando já tiver identificado tanto as pessoas como as empresas que atuam em determinada área, é hora de pensar em alianças mais fortes e duradouras ou seja, em parcerias.
Assim sendo, você vai precisar de levar em conta os valores e princípios éticos com os quais já trabalha e verificar na sua rede se eles também se encontram.
Procure líderes e empreendedores que estejam alinhados com os seus valores e crenças, pois de outra forma, garantimos-lhe que será um desastre.
Isto irá refletir-se no futuro das suas negociações de forma impactante. Empresas de maior porte com administração tradicional e hierarquia bem definida vão ter sérias dificuldade em associar-se a empresas com horários mais flexíveis e processos menos rígidos, não acha?
Procure empresas que funcionem como a sua e que possa de algum modo ser uma mais valia para o negócio.
3 – Avalie todos os cenários
Uma vez que as parcerias envolvem mais de uma pessoa a dar opinião sobre as principais decisões de várias empresas, é importante discutir todos os aspetos que dizem respeito à associação, sejam eles subjetivos, legais ou financeiros.
Certifique-se que se senta com o seu parceiro para discutir o melhor e o pior dos cenários, para que ambos estejam cientes do que pode acontecer.
Confronte os planos de negócios de ambos e vejam se as metas definidas para cada um dos negócios coincidem, principalmente no que diz respeito aos resultados que cada um espera obter com a parceria.
4 – Faça networking sempre que possível
“Quem não é visto, não é lembrado?”. Conhece este velho ditado popular? Pois bem, o mesmo também se aplica às empresas nesta era digital!
Contudo, neste caso em específico, a definição de “ser visto” é o equivalente a ter uma sólida rede de contatos. E para construir essa rede de contatos, você precisará fazer networking (sim, nós sabemos que não é muito simples).
A palavra networking é um pesadelo para os mais tímidos, mas ainda é a melhor forma de encontrar parceiros estratégicos para seu negócio (ou mesmo para encontrar novos clientes)!
Contudo, não pense que fazer networking se restringe apenas e só a comparecer a eventos ou reuniões de grupo.
Lembre-se que um bom networking passa essencialmente por manter contato com profissionais da sua área de negócio, e se possível, através da oferta de conteúdo que gere valor para essas conexões.
5 – Aposte numa comunicação eficiente
Tente rodear-se de pessoas competentes e que lhe dão todo o suporte necessário para que o seu (os vossos) negócio cresça.
Contudo, tenha em mente que para alcançar esse cenário, você precisará investir numa comunicação eficiente com todos os agentes envolvidos no seu negócio. Sejam eles colaboradores, sócios ou parceiros.
Deixe sempre claro quais são os deveres e as responsabilidades de cada um e esteja aberto a sugestões que podem melhorar a sua performance e aumentar as suas vendas.
Quando os parceiros estão alinhados em torno dos mesmos objetivos é muito mais fácil convencer os clientes sobre as vantagens de adquirir os produtos ou soluções que vocês têm para vender, o que, por sua vez, irá melhorar sua taxa de conversão.
Agora que já percebe o que são parcerias e como é que as mesmas podem ser essenciais para o desenvolvimento do seu negócio, comece a analisar toda a informação que tem, e encontre os parceiros que mais se adequam à sua empresa.