A sua empresa está a crescer? Procure novos mercados

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A sua empresa está a crescer? Procure novos mercadosEmbora ainda existam diversos negócios que sejam um pouco complicados de se expandirem para novos mercados, a verdade é que estamos numa era cada vez mais globalizada e é possível vender mais e para mais clientes e localidades.

Se a sua empresa está efetivamente a crescer, porque é que não aposta em novos mercados para aumentar ainda mais o seu crescimento e o seu volume de vendas?

Pois bem, hoje iremos dar-lhe algumas dicas que poderá ter em conta que quiser expandir os seus negócios.

Várias formas para expandir o seu negócio para novos mercados

Um dos passos naturais para as empresas que se encontram em crescimento, passa essencialmente por procurar novos mercados, que lhes permitam manter ou até aumentar de forma sustentada o mesmo.

Assim sendo, veja de seguida algumas diretrizes para o conseguir fazer.

1 – Abra uma filial ou um escritório noutra cidade

Pois bem, existem vários negócios que necessitam estar próximos do cliente de forma a conseguirem prestar corretamente os seus serviços (ou venderem os seus produtos).

Assim sendo, se tem um negócio que preferencialmente deve estar perto do seu target (como por exemplo um escritório de contabilidade), abrir uma nova filial ou escritório noutra cidade é uma boa forma de expandir o seu negócio de forma sustentada.

Esta é por norma uma escolha bastante lucrativa para conseguir expandir o seu negócio para novos mercados.

O primeiro passo para avaliar esta possibilidade é verificar se você está a manter um lucro mensal consistente e perceber se a sua empresa tem crescido o suficiente ao longo dos últimos anos.

2 – Venda licenças de produção

Se a sua empresa criou um produto inovador, porque não vender a licença de produção?

Desta forma, irá obter lucro com a percentagem das vendas que serão geradas sem ter de se preocupar com a produção do mesmo, já que o controlo da produção é feito por outra pessoa.

Este método para entrar em novos mercados e expandir o negócio é muito utilizado por fabricantes de roupa, brinquedos, produtos de beleza…

3 – Aposte numa parceria

Você tem uma loja pequena, e tem um conhecido que está na mesma situação e os produtos que são vendidos por ambos são complementares, por que não fazer uma parceria?

Alinhar-se com um tipo similar de negócio pode ser uma poderosa forma de expandir rapidamente.

Criem juntos um plano de negócios onde ambos entram com partes iguais e com divisão de lucro proporcional, pois isto vai permitir um maior alcance e crescimento de ambos.

4 – Diversificar a sua gama de produtos ou serviços

A verdade é que vender produtos ou serviços que sejam complementares aos que vende, é algo que muitas lojas já se encontram a fazer. Contudo, é preciso ter bastante cuidado com isso.

Imagine que tem um negócio onde vende por exemplo produtos de beleza! Vender roupas no mesmo espaço pode não ser propriamente a melhor opção, pois os mesmos não são complementares.

Limite-se apenas a vender produtos que sejam relacionados com o seu segmento (neste caso complementar com perfumes por exemplo).

Com algum cuidado e com muita precaução, você pode conseguir vender novos produtos ou serviços e abraçar novos mercados e clientes que o viam como limitado.

5 – Procure mercados internacionais

Independentemente do tipo de negócio que tem, a sua cidade ou seu bairro jamais podem ser seu limite de mercado.

Que tal procurar novos mercados de atuação? Procure locais que conheça, ou que não conheça de todo, vá avaliar o potencial de negócio do mesmo, faça estudos de mercado diretamente nessa zona…

Coloque as mãos à obra pois vai permitir que o seu negócio cresça ainda mais.

6 – Diversificar os canais de venda

Pondere as seguintes questões:

  • A sua empresa já está presente na internet?
  • É possível alcançar aos consumidores de outras maneiras e assim aumentar o volume de vendas?

Dependendo do tipo de negócio que você tenha, é possível procurar novas soluções como recorrer a distribuidores e treinar representantes comerciais da sua marca para atuar noutras cidades.

Contudo, nesses casos, é importante que coloque tudo em papel antes de tomar a decisão, até porque, muitas vezes, será preciso investir muito tempo e capital para que os canais deem o resultado esperado.

Lembre-se sempre que estudar previamente esse mercado e os seus consumidores é essencial de forma a que consiga efetivamente ser bem sucedido.

Opte por utilizar algumas ferramentas e pesquisas de mercado, de forma a perceber quais é que são aqueles que se encontram mais suscetíveis aos seus produtos ou serviços.

Se estas análises forem corretamente efetuadas, será muito mais simples desenvolver e implementar estratégias que permitam uma maximização do seu sucesso.

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