Hoje em dia é imprescindível que as empresas consigam criar uma ligação entre a marca e o consumidor, pois os mesmos encontram-se mais exigentes e procuram um relacionamento e a sua valorização enquanto clientes.
Contudo, são ainda muitas as empresas que julgam ser possível ter uma marca de sucesso. Vender imensos produtos e/ou serviços sem precisar de criar um relacionamento a longo prazo com os seus (potenciais) clientes.
Hoje iremos desmistificar esta questão, e explicar-lhe a importância de criar uma ligação entre a marca e o consumidor. Veja tudo de seguida.
Vários estudos têm sido realizados…
São vários os estudos que têm sido realizados relativamente à presença das marcas na vida do consumidor, e os mesmos indicam que à medida que a atenção dos consumidores se dispersa, é crucial que as marcas consigam detetar os momentos do quotidiano em que podem marcar presença nas suas vidas.
Mais do que detetar esses momentos, as marcas têm de compreender as necessidades emocionais associadas a eles para poderem estabelecer uma conexão relevante para o consumidor.
Outra das questões mais relevantes, tem a ver com a expetativa dos consumidores em relação às marcas.
Se os mesmos esperam respostas imediatas dos familiares e amigos, também o esperam das marcas. Alguns casos de sucesso nesse sentido são a Uber, o Netflix, o Spotify e o AirBnB.
Mas então como pode obter esta ligação entre a marca e o consumidor? Damos-lhe algumas dicas de seguida.
Como criar uma ligação entre a marca e o consumidor?
As marcas investem em publicidade e ações especializadas de marketing para aproximarem o consumidor do seu negócio.
Contudo, o que muitas delas fazem, é criar um vínculo emocional que acaba por despertar a sua curiosidade e posteriormente a sua fidelidade à marca.
Para conseguirem atingir estes objetivos, é preciso criar uma linha de contacto direto entre a marca e o seu público alvo.
Com o intuito de criar esta conexão, é importante que em primeiro lugar conheça os valores e os pensamentos dos clientes. Depois de saber ao certo como é que isso funciona, tudo se torna mais simples.
Para muitos consumidores, basta que o serviço ou produto entregue, satisfaça as suas expectativas. Para outros não é assim tão linear. Mas acima de tudo, o que todos os consumidores querem, é que as marcas estejam presentes de forma a satisfazer as suas necessidades.
Algumas dicas que o podem ajudar nesta tarefa são as seguintes:
- Use os 5 sentidos do consumidor (sempre que for possível);
- Ofereça uma experiência sensorial e emocional plena;
- Lembre-se que a emoção é mais forte que a razão (sendo esse o motivo pelo qual as pessoas pagam mais por determinados produtos ou serviços);
- Lembre-se que tem menos de 5 segundos para causar uma forte impressão no consumidor;
- Desperte pensamentos positivos no consumidor;
Motivadores emocionais que devem ser tidos em conta
Tal como dissemos anteriormente, é importante a marca lidar com os consumidores e criar neles uma experiência sensorial e emocional.
Desta forma, tenha em mente que existem 10 (entre as várias centenas) motivadores emocionais que têm maior valor para o consumidor.
Os mesmos são:
- Desejo de sobressair-se no meio da multidão;
- Ter confiança no futuro;
- Desfrutar de uma sensação de bem-estar;
- Ter uma sensação de liberdade;
- Sentir uma sensação de emoção;
- Ter um sentimento de pertence;
- Proteger o meio ambiente;
- Ser a pessoa que se deseja ser;
- Sentir segurança;
- Ser bem sucedido na vida.
Saiba que estes motivadores emocionais já foram estudados por centenas de marcas de forma a garantir que são efetivamente bons pontos de partida para o contacto com o consumidor.
As empresas podem alavancar esses motivadores emocionais ao abordarem os desejos do consumidor através de estratégias e projetos que auxiliem os clientes.
Tenha em conta que as empresas devem sempre registar e analisar os dados de pesquisa de mercado e visão dos consumidores, sobretudo os mais rentáveis, procurando descrições qualitativas do que motiva os desejos e necessidades dos seus clientes – aspirações de liberdade, segurança, sucesso, e assim por diante.
Clientes de automóveis de luxo, por exemplo, podem querer “sentir um sentimento de pertença” e “sentir uma sensação de liberdade”. É importante que conheça os seus clientes de forma a criar uma ligação entre a marca e o consumidor.