Como manter clientes e vender mais

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Como manter clientes e vender maisNo mundo empresarial, seja ele B2B ou B2C,  é muito mais caro angariar novos clientes do que manter os atuais fidelizados. Assim sendo, é importante que perceba como é que pode manter clientes e vender ainda mais aos mesmos.

Na verdade, o “segredo” chama-se marketing de relacionamento. Não sabe como funciona? Não se preocupe, porque explicamos-lhe tudo de seguida.

O que é o marketing de relacionamento e como o ajuda a manter clientes?

São cada vez mais os empresários que percebem a importância do marketing para as suas empresas, de forma a torna-las ainda mais competitivas.

Todos sabemos que hoje em dia, a concorrência entre empresas do mesmo setor é cada vez maior, e assim sendo, conquistar um novo cliente é um desafio bastante considerável, comparativamente ao desafio de manter um cliente satisfeito.

E é nesse ponto que o marketing de relacionamento entra nesta equação.

De forma simples, este tipo de marketing é o colmatar de todas as ações realizadas pela empresa, que tem como principal objetivo manter um relacionamento positivo com os clientes, fazendo com que os mesmos se tornem fãs dos produtos ou serviços.

Mas como implementar esta ferramenta tão poderosa de marketing? Pois bem, não é tão complicado como possa parecer.

De forma a criar um plano de marketing de relacionamento com os seus clientes, o primeiro passo é implementar uma cultura de fidelização de cliente juntamente com os seus colaboradores.

Isto é uma etapa muito importante, pois o relacionamento da empresa com o consumidor, começa logo no primeiro contacto entre ambos. Por exemplo, quando um potencial cliente entra em contacto para obter informações.

Assim sendo, é importante que a sua empresa tenha um sistema de atendimento que cative e conquiste o cliente, logo no primeiro contacto.

Além disso, de forma a gerar frutos com o relacionamento com o cliente, é importante que tenha em conta que todas as suas ações têm de ser centradas neles, fazendo com que se sintam importantes e uma parte essencial da empresa (até porque sem clientes, a sua empresa não vai subsistir).

Se tudo correr bem, os mesmos vão falar sempre de forma positiva dos seus produtos ou serviços, tornando-se uma forma de publicidade gratuita. A comunicação passa a palavra é ainda uma das melhores ferramentas de marketing gratuitas.

Para estreitar laços com clientes e com potenciais clientes, as empresas devem utilizar os mais diversos meios que se encontram à sua disposição, como é o caso das redes sociais, marketing de conteúdo, campanhas de marketing…

No entanto, existe outra questão que deve ter em conta. Deve perceber quais são os clientes que têm potencial para aumentar as suas vendas.

Como identificar os clientes que podem comprar mais

De forma a que o marketing de relacionamento dê frutos, é essencial que construa uma base de dados que seja constantemente atualizada.

Vai ser através da mesma que a empresa vai construir campanhas que sejam direcionais às pessoas certas, aumentando desta forma a fidelização dos seus clientes.

Outra questão importante, é a realização da análise dos clientes que compram mais, e com mais frequência, sendo estes aqueles que têm uma elevada relevância no volume de faturação da sua empresa.

Estes clientes, devem ser tratados de forma diferenciada de todos os outros, tendo um acompanhamento mais personalizado conseguindo assim estreitar ainda mais o relacionamento.

Ao fazer esse trabalho de identificação, a empresa vai dar início ao processo de relacionamento com os melhores clientes (obviamente que não deve descurar os outros clientes).

Depois, é importante que crie um plano coerente de marketing de relacionamento, que pode incluir:

  • Contactos para apresentação de ofertas especiais;
  • Envio de mensagem com desconto em datas especiais para o cliente (como por exemplo no dia do seu aniversário);
  • Realizar pesquisas de satisfação;
  • Criação de um programa de pontos ou de fidelização…

Lembre-se sempre que o sucesso de um plano de marketing de relacionamento de uma empresa está diretamente interligado com o relacionamento que tem com o cliente e com a forma como consegue compreender as suas necessidades e desejos.

Deste modo é mais simples potencializar em aumento das suas vendas e a notoriedade da marca por parte do mercado consumidor e dos próprios concorrentes.

De forma a que consiga manter o foco na criação do relacionamento com o cliente, precisa seguir 6 passos:

1 – Conhecer os clientes

2 – Segmentar e personalizar os mesmos

3 – Criar ações que incentivem o retorno

4 – Ser sistemático

5 – Monitorizar os resultados

6 – Trabalhar o relacionamento nos dois sentidos (empresa – cliente e cliente – empresa)

Acredite que ter um bom relacionamento com os seus clientes, vai permitir-lhe vender muito mais, sem ter de aumentar os valores de qualquer tipo de ação de marketing.

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