Quando os empresários são questionados sobre as suas estratégias de marketing digital, indicam que têm um site e redes sociais. Ou muitos deles respondem que têm apenas um site e que isso basta.
É verdade! Nos dias que correm, em que a vertente digital está tão desenvolvida, há ainda milhares de empresários que não sabem ao certo que ter uma estratégia online definida não é ter apenas um site criado e uma página no Facebook.
Hoje vamos abordar esse tema, e esclarecer todas as questões relativamente ao mesmo.
O que é afinal o marketing digital?
De forma simples e prática, o marketing digital, não é nada mais que um conjunto de atividades ou ações que uma empresa realiza online, e que têm como principal objetivo atrair novos clientes, criar relacionamentos e desenvolver a sua identidade.
Esta forma de comunicação, surgiu há pouco mais de 20 anos, mas mudou drasticamente a forma como as empresas comunicam com o consumidor.
Assim sendo, cada vez mais os empresários aplicam o seu budget de marketing para esta vertente. Isto acontece, pois o retorno é muito superior, assim como existe uma maior facilidade em medir os resultados alcançados, normalmente através de diversas métricas.
No entanto, existem muito mais vantagens relativamente a este tipo de marketing. As mesmas são:
- Facilidade de comunicação bidirecional (empresa – cliente, cliente – empresa) 24h por dia e em muitos casos em tempo real;
- Alcance global uma vez que não existe nenhum limite geográfico associado;
- Maior interatividade já que qualquer consumidor pode falar diretamente com a empresa e esclarecer as dúvidas que tenha;
- Recolha de dados muito mais ampla;
- Permite-lhe uma maior segmentação o que lhe permite realizar investimentos de marketing extremamente direcionados para seu público-alvo;
Quais as principais estratégias de marketing digital que a sua empresa deve ter
Existem centenas de estratégias diferentes de marketing digital, contudo, a verdade é que nem todas as empresas podem e devem implementar todas.
Assim sendo, existem algumas que são realmente essenciais.
1 – Marketing de conteúdo
Por norma, o marketing de conteúdo ou também conhecido como criação de conteúdo é uma das formas mais eficazes de comercializar os seus produtos ou serviços e é uma estratégia de marketing digital extremamente simples de implementar.
Todos os empreendedores bem-sucedidos recorrem a esta técnica para conduzir os seus sites às melhores classificações dos motores de busca. Aqueles 3 primeiros resultados que aparecem quando faz uma pesquisa, fazendo com que os seus produtos ou serviços estejam mais visíveis para o consumidor.
2 – SEO
O SEO é uma das principais práticas de marketing digital e tem como principal intuito melhorar sua posição orgânica nos motores de busca.
Tenha em mente que um bom trabalho de SEO envolve dezenas de ações, que vão desde otimizar o site para carregamento mais rápida, torna-lo responsivo para acessos em smartphones até a criação de bons conteúdos (lá está o marketing de conteúdo).
A base de qualquer SEO bem feito é ter um conteúdo de qualidade, sem isso não vale a pena gastar horas a otimizar o site. Saiba que a principal missão do Google é entregar o melhor conteúdo para seu target.
3 – Inbound Marketing
O conceito de Inbound Marketing surgiu no final de 2009, e desde então que é uma estratégia bastante utilizada por empresas de todos os setores e tamanhos, como forma de venda e melhoria do relacionamento com o cliente.
A estratégia tem como principal intuito reforçar a notoriedade da empresa, assim como aumentar de forma cíclica as vendas e angariar constantemente novas leads.
De forma prática, o Inbound Marketing atua de acordo com a realização de diversas ações de marketing digital, que o vão ajudar a alcançar os seus objetivos a médio ou longo prazo.
É importante salientar que as estratégias de Inbound Marketing, funcionam de forma complementar em 5 fases sequenciais:
1 – Atrair: através de diversas questões como blogues, SEO, Links patrocinados, Redes sociais…;
2 – Converter: através da criação de ofertas, Landing pages e CRO;
3 – Relacionar: através de email marketing, automação de marketing e nutrição de leads;
4 – Vender: através de pontuação de leads, Inbound Sales e CRM;
5 – Analisar: através de diversos softwares de métricas e análises estatísticas.
Embora estas 3 estratégias de marketing digital sejam essenciais para a sua empresa, obviamente que existem muito mais, como é o caso das redes sociais, gestão de campanhas online, criação de campanhas de email marketing, remarketing…
No entanto, lembre-se sempre que uma empresa com uma comunicação sólida não atua apenas online.
A verdade é que ter uma estratégia de marketing mista (online é offline) é essencial para a melhoria do volume de vendas, aumento da notoriedade e para o correto desempenho e funcionamento da sua empresa.