Planeamento Estratégico: o que analisar antes de investir em Marketing

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O planeamento estratégico é o processo pelo qual o pessoal operacional de uma empresa cria e implementa estratégias de alocação de recursos e é essencial para delinear uma estratégia de marketing segura e bem-sucedida.

Por sua vez, uma boa estratégia de marketing é um processo criativo que implica a organização de estratégias que garantam fluxos de negócio para a empresa. Este plano só será bem-sucedido se tiver analisado previamente a sua visão, missão e objetivos de negócio. Do ponto de vista de marketing, o planeamento estratégico ajuda a identificar novas oportunidades de mercado bem como novas ameaças competitivas.

Neste artigo damos-lhe algumas dicas de todas as vertentes que deve analisar antes de elaborar uma estratégia de marketing.

1- Missão da empresa

A prima etapa passa por avaliar o porquê da existência da sua empresa, e, como é que a longo prazo, esta vai beneficiar os consumidores. O que for definido nesta etapa deve acompanhar a evolução da empresa.

2- Objetivos da empresa

O plano estratégico nunca estará completo se não incluir as ambições e metas organizacionais. Do ponto de vista de marketing, uma ambição ou objetivo pode passar por melhorar a reputação da sua marca, ganhar visibilidade nas redes sociais ou aumentar o fluxo de tráfego no blog. Neste sentido, o plano deverá incluir uma estratégia de comunicação e promoção da marca nos mais diversos canais de marketing. Tal como está exemplificado acima, nem todos os objetivos precisam trazer conversões para a empresa.

Cada campanha necessita, portanto, de ter objetivos alinhados consoante o seu target.

3- Públicos-alvo

É importante definir os seus públicos-alvo para todos os seus produtos ou serviços. A partir daqui, para além de ter campanhas mais bem direcionadas e consequentemente mais bem-sucedidas, vai ganhar uma visão ampla sobre as maiores necessidades, preferências e o grau de procura pelos seus produtos. Tudo isto vai-se traduzir num aumento de vendas.

4- Oportunidades de mercado

O planeamento estratégico deve sempre incluir oportunidades já existentes ou passivas de surgir no recurso. Desta forma, poderá alocar os seus recursos à oportunidade mais promissora. No futuro, este plano vai traduzir-se numa maior produtividade para a empresa.

O sucesso de um plano estratégico, quando aplicado ao Marketing, passa pela precisão. Isto implica uma segmentação e objetivos precisos de forma a otimizar o investimento. Um plano de marketing exige coerência e sustentação e todos os seus esforços vão ser em vão se não seguir um propósito unificado e uma direção clara.

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