2017 está mesmo na reta final, e é nesta altura que muitas empresas começam a pensar na alocação dos seus orçamentos para marketing no próximo ano.
Assim sendo, é importante que antes mesmo de fazer essa alocação, saiba quais as tendências de marketing para 2018, de forma a fazer um correto investimento.
Quais as tendências de marketing que se destacam em 2018?
2017 foi um ano extremamente interessante o que concerne a área de marketing digital. Nova evoluções e alterações em diversas áreas, fizeram com que este ano fosse imensamente abrangente e inspirador para milhares de empresas.
Contudo, saiba que em 2018 algumas dessas tendências irão manter-se, mas outras também vão surgir. Descubra quais de seguida.
1 – Marketing de conteúdo
Se em 2017 o conteúdo foi rei, é possível dizer que em 2018 irá continuar a ser e é de extrema importância que aloque algum do seu budget a esta prática.
Contudo, lembre-se que produzir bom conteúdo é algo complexo e que pode demorar algum tempo.
Invista em conteúdos originais e personalizados de forma a conseguir diferenciar-se de outras empresas que atuem na mesma área que a sua.
2 – Redes sociais
Se em 2017 eram uma tendência, e 2018 vão continuar a ser.
As redes sociais, são uma ferramenta simples, prática e económica de melhorar continuamente a notoriedade de uma empresa, de alcançar o público alvo, mas também de poder melhorar o relacionamento com os seus clientes.
Além disso, as pessoas são mais propensas a partilharem e identificarem uma conexão emocional, com as empresas através das mesmas.
Logo, este é um dos pontos onde deve investir neste ano que se avizinha.
3 – Mobile marketing
Desde há muito tempo que um telemóvel serve para muito mais do que receber mensagens e fazer chamadas.
Com todas as funcionalidades que vão sendo adicionadas anualmente e a quantidade progressiva de utilizadores com smartphones, a verdade é que estes pequenos aparelhos revolucionaram a internet e, a forma com as empresas interagem com os consumidores.
Tenha em mente que o tráfego via mobile, é um muitos casos superior ao tráfego via desktop, logo, o mobile marketing vai continuar a ser uma das grandes tendências de 2018 e a sua empresa, tem mesmo de investir neste segmento.
4 – Análise de dados
Sabe a quantidade de dados que são produzidos a cada dia que passa? Cerca de 2.5 exabytes (1 milhão de terabytes).
Desta forma, a análise de dados torna-se cada vez mais uma ferramenta imprescindível para as empresas, pois é possível tirar um sem número de ilações e melhorar de forma drástica o funcionamento da empresa.
Com os mesmos, a sua empresa vai poder perceber o que é que o cliente quer, como é que quer, quando é que quer…
Enfim, o limite de informações é a sua imaginação!
5 – Experiência centrada no utilizador
Se esta já era uma tendência em 2017, em 2018 irá continuar a ser, e vai ser completamente imprescindível.
Numa época em que existe uma oferta cada vez mais abrangente, e a informação disponível é praticamente ilimitada, a verdade é que existe um novo tipo de consumidor, mais informado, seletivo e complexo.
Assim sendo, se a sua empresa ainda não apostou num diálogo mais personalizado, isso significa apenas que não compreendeu essa evolução e as novas necessidades dos consumidores.
Cada vez mais, de forma a alcançar o sucesso, o consumidor tem de ser tratado com uma pessoa única. Esqueça a comunicação em massa. Em 2018 a personalização é algo a implementar.
6 – SEO
O SEO é algo que tem vindo cada vez mais a ser falado no mundo do marketing digital e vai continuar a ser uma das tendências que a sua empresa terá mesmo de seguir.
Como é óbvio, o SEO não é estanque e os motores de busca implementam de forma constante novos algoritmos que refinam as pesquisas feitas pelos consumidores.
Assim sendo, se ainda não está a investir em SEO, a sua empresa pode estar a ser ultrapassada pela concorrência.
Tenha em mente que 87% das pessoas não passa sequer da primeira página do google quando realiza uma pesquisa, e cerca de 90% apenas vê os primeiros três resultados.
Embora possam parecer números assustadores, os mesmos devem ser vistos como um desafio! A sua empresa, quer estar nos primeiros lugares!
Novas tendências de marketing em 2018
Porque a área de marketing digital não é estanque, todos os anos surgem novas tendências. Assim sendo, se quer alargar o portfólio de ferramentas de marketing que utiliza, esta são uma boa opção.
1 – Streaming
A verdade é que plataformas como o Facebook ou Instagram têm investido cada vez mais em transmissões ao vivo e esta funcionalidade está em processo de implantação na cultura dos utilizadores das redes sociais.
Tenha em mente que a curiosidade natural do consumidor faz com que seja particularmente difícil resistir à tentação de assistir um vídeo ao vivo.
2 – Influenciadores
Pois bem, esta é uma tendência cada vez maior e que é utilizada por inúmeras empresas principalmente no âmbito tecnológico e na venda de produtos.
Uma vez que a área de marketing digital não é estanque, é importante procurar continuamente novas opções para alcançar o seu target.
Tendo em conta as atualizações e o bloqueio de anúncios, os influenciadores vão em 2018 ser a grande tendência de marketing digital.
Os mesmos podem ser utilizados através de praticamente todas as plataformas digitais, desde o Youtube até ao Snapchat.
3 – Realidade aumentada
A presença da realidade aumentada está confirmada como tendência de marketing digital para 2018, até porque tem havido um aumento considerável na sua utilização por parte de várias empresas.
Pode parecer estranho, mas na verdade é uma jogada de génio que permite não só aumentar a notoriedade de uma empresa, como é uma forma eficaz de se diferenciar da concorrência.
Embora estas sejam as tendências de marketing para 2018, é importante perceber que de forma a ter um ano excelente para o seu negócio, o investimento nas mesmas deve começar a ser realizado logo no início do ano.
De outra forma, poderá não conseguir de todo alcançar os resultados e as metas que tem definidas para o seu negócio!