Conhecer as tendências de marketing para 2018 é meio caminho andado para começar hoje mesmo a preparar as estratégias que a sua empresa irá implementar no próximo ano, de forma a conseguir alcançar as suas metas e os objetivos estabelecidos.
Há bem pouco tempo apresentamos-lhe as novas tendências para 2018 (streaming, influenciadores e realidade aumentada) e algumas das que se iriam manter e que muitas empresas já implementaram ao longo dos anos.
Assim sendo, será que a sua empresa está efetivamente preparada para 2018?
Porque é que deve começar hoje mesmo a tratar da sua estratégia de marketing para 2018?
Implementar uma estratégia de marketing digital, não é algo que se faça de um dia para o outro.
É preciso trabalhar, estabelecer metas e objetivos, conhecer bem o público alvo e a concorrência de forma saber ao certo o que é que pode ou não dar resultado de acordo com a sua área de negócio.
Hoje em dia os consumidores já não são como antigamente. São pessoas cada vez mais ativas e informadas, e estão cada vez mais a par com as inovações que ocorrem nas suas áreas de interesse.
Se a sua empresa continua a usar técnicas de marketing do século passado é muito simples ser ultrapassada pela concorrência.
As tendências na área digital devem ser seguidas, pois as mesmas ajudam a sua empresa a destacar-se.
A produção de conteúdo, o SEO, o vídeo marketing (entre outras) são estratégias praticamente transversais a todas as áreas de negócio.
Qualquer empresa pode (e deve) escrever conteúdo de qualidade (ou criar vídeos de qualidade), otimizado para os motores de busca, mas pensado para pessoas. Sabemos que pode parecer estranho, e nem sempre é algo simples de implementar.
Mas, com muito trabalho e pesquisa, irá colher os frutos do seu trabalho.
Contudo, garantimos-lhe que ainda antes do ano 2017 terminar, deve ter as suas estratégias planeadas.
Não pode querer entrar com o pé direito em 2018 e começar logo a trabalhar para alcançar os seus objetivos se não souber sequer o que é que vai fazer.
Planear uma estratégia digital de sucesso, é algo que demora o seu tempo! Fazer as coisas em cima do joelho não irá fazer com que seja bem-sucedido (e temos a certeza que não é isso que quer).
Independentemente do tipo de estratégia a adotar, se a mesma for efetivamente adequada à sua empresa, todo o investimento que fizer em marketing digital irá ter um ótimo retorno.
O que deve mesmo fazer em 2018?
Obviamente que nem todas as empresas vão seguir as mesmas estratégias de marketing digital. Contudo, a verdade é que a maior parte (com as devidas adequações) pode ser implementada independentemente do tipo de área em que a sua empresa atua.
Assim sendo, e de modo a reforçar algumas das melhores estratégias, deixamos-lhe de seguida uma lista das que pode ponderar:
- Publicidade no Facebook;
- Publicidade no LinkedIn;
- Banners publicitários;
- Google Adwords;
- Google AdSense;
- Criação de pop ups nas páginas mais relevantes do seu site;
- Publicidade em blogs;
- Links de redireccionamento externo;
- Mobile advertising;
- Email marketing;
- Vídeo Marketing;
- Remarketing;
- Marketing de conteúdo;
- SEO;
- Webinars;
- Redes Sociais;
- Análise de dados;
- Utilização de influenciadores;
- Inbound Marketing;
Como vê, existem um sem número de estratégias de marketing digital pelas quais a sua empresa pode optar. Verifique se as mesmas se enquadram nos seus objetivos e integre-as na sua estratégia de marketing digital para 2018.