Utilizar um site de ecommerce para vender bens pode significar um grande retorno monetário. Pode praticamente abrir a sua loja online e vender 24h por dia, em qualquer lugar, com baixo investimento.
No entanto, devido às possibilidades aparentemente infinitas, algumas pessoas cometem erros de iniciante. Enunciamos agora alguns erros mais comuns a serem evitados ao iniciar a sua própria loja ecommerce.
1 – Não criar um plano de conteúdo
Construir uma loja online é o mesmo que iniciar a sua própria loja a partir do zero. É crucial elaborar um plano de negócios sólido com objetivos bem definidos. É também necessário gerir expetativas e equilibrar o otimismo excessivo com a realidade.
Também ajudará construir uma estratégia de marketing de conteúdo para o ajudar a melhorar o ranking da loja. Este conteúdo deve ser adaptado ao seu nicho de mercado de forma a ajudar o público-alvo a conhecer o seu negócio.
2 – Não investir em design e branding
A sua loja deve representar a sua marca. Criar a marca vai ajudá-lo na tomada de decisões mais tarde.
O web design tem de ser otimizado para dispositivos móveis, uma vez que a maioria das transações acontecem através de dispositivos móveis como smartphones e tablets.
3- Desvalorizar os detalhes
Todos os detalhes devem ser miculosamente observados, por muito pequenos que pareçam. Detalhes como descrições e imagens dos produtos são relevantes. A descrição do produto deve substiruir a explicação da sua funcionalidade num ponto de venda.
Além disso, certifique-se de ter mais de um produto disparado a partir de múltiplos ângulos. Se o produto vem em várias cores, certifique-se de incluir fotos dessas opções também.
4- Exceder demasiado as expetativas
Embora o lançamento de um site seja um processo muito entusiasmante, as vendas não vão acontecer do dia para a noite. Provavelmente há mais lojas online a vender os mesmos produtos.
Seja paciente. Aprenda com as suas experiências e use-as para fazer crescer a sua empresa. O esforço constante levará ao sucesso a longo prazo.
5- Fazer tudo ao mesmo tempo
Crie um cronograma e mantenha-se organizado. Muitas decisões vão ser tomadas e é importante celebrar cada um desses marcos como um obstáculo superado.
Se está a começar, é importante manter a cabeça fria.
Tem alguma loja online? Partilhe connosco algumas dicas e conselhos com base na sua experiência. Se não tem, leia sobre as vantagens de expandir o seu negócio para uma loja online.