Embora o marketing de redes sociais seja uma excelente ferramenta promocional, algumas empresas optam por seguir o caminho errado.
Marcas e empresas, quer sejam grandes ou pequenas, cometem o erro de tentarem estar ativas em todas as redes sociais. Em teoria, estar em todas as plataformas significa que ter o potencial de atingir o maior número de clientes possíveis. No entanto, isso leva a orçamentos mal utilizados, conteúdo sem relevância e baixo retorno sobre o investimento.
Em vez de se espalhar o seu conteúdo e o seu orçamento de marketing, identifique quais as plataformas de redes sociais mais adequadas à sua estratégia. Afinal, nem todas as redes sociais entregam os resultados de marketing que deseja.
Siga estas etapas para encontrar os melhores canais para a sua marca.
1- Identifique os seus objetivos de redes sociais
Não é possível restringir as suas opções de plataformas sociais sem entender o porquê do interesse em utilizar as redes sociais.
Estas podem ser usadas para realizar uma infinidade de objetivos de marketing. As marcas usam estratégias de marketing de redes sociais social para:
– Aumentar leads e vendas qualificados
– Envolver-se com seu público-alvo
– Fornecer atendimento ao cliente
– Distribuir conteúdo de marca
– Construir uma comunidade de seguidores
– Promover descontos e ofertas de produtos
– Direcionar tráfego relevante para um site
As possibilidades são infinitas. No entanto, sem documentar os seus objetivos, não saberá quais as plataformas mais apropriadas para os alcançar. Antes de iniciar uma estratégia social de pleno direito, identifique o que deseja realizar através das redes sociais.
2- Entenda a sua indústria
Alguns canais funcionam melhor para certas indústrias do que outros. Por exemplo, plataformas visuais como Instagram e Snapchat são ideais para indústrias como cabeleireiro, empresas de culinárias e artes. Por outro lado, plataformas profissionais como o LinkedIn são perfeitas para empresas B2B que procuram fazer conexões e compartilhar informações.
Analise quais as plataformas utilizadas pelos seus concorrentes. Isso ajudará a entender quais os canais a considerar. Além disso, observe também as suas táticas de conteúdo. Ter conhecimento da estratégia da concorrência irá orienta-lo na criação da sua própria estratégia, destacando as oportunidades e os pontos fracos que a sua marca pode beneficiar.
No entanto, ao analisar a estratégia da concorrência, identifique quais os canais que estes não estão a utilizar. Isso pode levar a uma oportunidade potencial para a sua marca ocupar uma posição não utilizada no mercado de redes sociais para a sua indústria!
3- Conheça o objetivo de cada plataforma
Cada rede social tem um propósito pretendido.
Ao determinar quais redes aproveitar, precisa entender o propósito da plataforma individual e como ela se relaciona com o conteúdo a partilhar.
Pense no conteúdo que planeia criar e distribuir e use essas informações para ajudar a escolher a plataforma apropriada para sua estratégia.
4- Vá para onde está a sua audiência
Por fim, a melhor plataforma para o seu negócio é onde o seu público está. Não é inteligente utilizar os seus recursos de marketing e criar uma estratégia para um canal social no qual o seu público não está ativo. Por exemplo, se a maioria do seu mercado-alvo prefere usar o YouTube, não deve dedicar o seu tempo a desenvolver uma estratégia aprofundada para outra rede social.
Compartilhe connosco quais são as plataformas que pretende utilizar.
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