E-commerce: 4 curiosidades sobre esse ramo que você precisa conhecer

  1. Home
  2. Blog
  3. E-commerce: 4 curiosidades sobre esse ramo que você precisa conhecer

 

O e-commerce é uma realidade que cada vez mais faz parte das nossas vidas, não é mesmo? Essa forma de compra e venda online proporciona o benefício do crescimento digital e melhora as relações entre a sua marca e o público-alvo.

Embora não pareça, a história da trajetória do e-commerce apresenta muitas reviravoltas e pontos interessantes! Pensando nisso, a Agência Influência traz até você este artigo em que compartilharemos 4 curiosidades sobre o e-commerce para que conheça os pontos mais interessantes dessa modalidade de comércio e se inspire nos seus cases de sucesso!

1 — Mais antigo do que se imagina

Embora o e-commerce ainda esteja em processo de evolução e abertura de novos mercados, sua história é mais antiga do que imaginamos!

O e-commerce foi inventado em 1979 por Michael Aldrich com o objetivo de possibilitar as transações comerciais online com foco no B2C e B2B.

Para colocar a sua ideia em prática Michael Aldrich utilizou uma TV modificada ligada a um computador via linha telefônica e um sistema com interface de teletexto.

2 — O primeiro site de pedidos

Quem não gosta de uma boa pizza, não é mesmo? Uma receita tão tradicional, mas que também carrega um dos maiores títulos no marco do e-commerce!

A primeira página que aceitava pedidos online foi da famosa empresa Pizza Hut, em 1994. Sua primeira venda registrada pelo seu e-commerce foi uma pizza de pepperoni e champignon com queijo extra.

3 — Que tal vender uma caneta quebrada?

Pode parecer extremamente inusitado, mas, a primeira venda do eBay — um dos maiores sites de leilão do mundo — foi justamente uma caneta laser quebrada! E essa venda foi realizada por ninguém menos que Pierre Omidyars — o fundador desse gigante do ramo de e-commerce.

Ele achou tão peculiar essa compra que resolveu entrar em contato com o comprador para ter certeza de que ele sabia que a caneta estava quebrada. Nesse momento, descobriu que o comprador não somente sabia, mas também colecionava canetas laser quebradas!

A partir desse momento Pierre Omidyars percebeu que seria possível vender qualquer coisa pela internet.

4 — Amazon ou Cadabra?

Certamente você conhece a Amazon — um dos maiores e-commerce e marketplace de todo o mundo. Mas você sabia que a empresa nem sempre teve esse nome?

A empresa fundada por Jeff Bezos foi registrada inicialmente como Cadabra — por remeter a ideia de ser algo mágico, mas, um dos seus amigos sugeriu que mudasse o nome da empresa pelo fato de soar muito parecido com a palavra “cadáver”.

A inspiração do nome Amazon veio de um grande patrimônio natural do Brasil — o rio Amazonas, justamente por ser considerado o maior rio do mundo em extensão e fluxo de água por vazão — o que inspira a empresa a também ser tão gigante quanto esse famoso rio.

Ficou surpreso com essas curiosidades do e-commerce? Embora seja algo presente no dia a dia da maioria da população mundial, muitos não conhecem a fundo os seus principais marcos históricos e peculiaridades.

Gostou deste artigo? Temos outros em nosso blog que te ajudarão a estar sempre informado das novidades do marketing digital. Não deixe de entrar em contacto e conheça mais a respeito dos nossos serviços.

 

Anterior
Como as ferramentas Outbound – AI e Big Data – estão mudando a maneira como as empresas orientam suas vendas
Próxima
E-Commerce de moda: A importância de integrar ao canal de venda
Menu