Acertar na comunicação e fortalecer o relacionamento entre as empresas tem sido um dos grandes desafios do marketing digital. Neste tipo de relacionamento e negociação (B2B), o público fica de fora, pois o que está em jogo são os processos das empresas antes de atingir e envolver o consumidor final.
Augusto Afonso, CEO da Agência Influência, explica que existem várias estratégias comprovadamente eficazes para a comunicação B2B no marketing digital. Segundo ele, as estratégias devem ser estruturadas de forma a conquistar clientes pelo conteúdo e relevância, balanceadas por mecanismos que reduzam o ciclo de venda e “alimentem” os potenciais clientes com informações relevantes em todas as etapas do funil de vendas. “Todo processo precisa ser pensado estrategicamente,” diz ele. “Requer pesquisa e suporte profissional para que os resultados possam alcançar os resultados esperados.”
Confira a seguir outras dicas da Agência Influência que vão te ajudar a construir uma estratégia de marketing digital ampla, eficiente, com os canais certos e conteúdo de qualidade.
Para entender o Marketing Digital B2B
Público, segmentação e abordagem: Conhecer o cliente e segmentar o público em qualquer estratégia de marketing, sobretudo quando se trata do marketing digital B2B. É isso que vai indicar toda a estratégia, o tipo de conteúdo a se produzir e quais os melhores canais para disponibilizá-los. É preciso conhecer profundamente o público e alimentá-lo com aquilo que ele busca para crescer no seu próprio mercado.
Apelo de Comunicação: Enquanto na relação B2C o apelo da comunicação tem um enfoque mais emotivo, na B2B ele é prático e racional. O foco da comunicação deve estar nos resultados e na importância da parceria com sua empresa para atingir um objetivo comum.
Imagem e reputação: No universo B2B uma imagem positiva é tudo. Não só torna um negócio relevante, mas ajuda a atrair a atenção do público (neste caso, clientes em potencial). Se isso soa como óbvio para você, pense que para conquistar a relevância em qualquer mercado, credibilidade é realmente um diferencial competitivo. Sua empresa precisa ser referência no setor que atua. Nunca perca isso de vista.
Implantação do Marketing Digital B2B
Tudo pronto? Hora de aprender a voar. Depois de ter claros os pontos que vão nortear o seu “voo” na comunicação digital B2b, chega o momento de pensar em como utilizar os canais e as estratégias. Conheça os principais.
Blog Corporativo – A maioria dos especialistas concorda: uma das mais efetivas estratégias de marketing digital B2B é a criação de conteúdo através de um Blog Corporativo. Mas esse blog não deve ser um folder, um panfleto digital de propaganda dos produtos ou serviços da sua empresa. Ele deve abordar assuntos de interesse de seu público-alvo. Precisa ser preparado e redigido de forma a conquistar o cliente pela qualidade da informação disponibilizada. Essa é a isca. Na essência é isso o que vai instiga-lo a conhecer melhor todo o seu trabalho.
Landing Page – Uma estratégia bastante utilizada e que tem dado excelentes resultados é a criação de uma Landing Page para captura de leads. As Landing Pages são páginas basicamente compostas por um formulário, onde os interessados deixam seus dados em troca de materiais mais completos como e-books e apresentaçães. Uma fonte valiosa para se trabalhar a seguir.
Automação de marketing – No marketing B2B, a automação é uma das estratégias mais valiosas pois gera uma grande economia de tempo e dinheiro. Existem ferramentas de automação para prospecção de novos clientes, utilizada nas estratégias de Oubound, bem como soluções que alimentam as leads com conteúdos de acordo com a etapa do ciclo de vendas que eles estão, é o que chamamos de Inbound Marketing. O atendimento automático via chatboats também agilizam muito o processo de interação com o cliente, e garante que todos os contatos sejam respondidos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
E-mail marketing – Outra estratégia de marketing digital B2B ainda hoje muito utilizada é o envio de e-mail marketing, entretanto vale ressaltar a importância de ter uma base de dados segmentada e organizada. Para que a comunicação seja mais direcionada ao interesse de cada um.
Augusto Afonso explica que existem mecanismos para disparo segmentado de e-mail marketing baseado no comportamento dos leads ao baixarem materiais, abrirem e-mails ou quando lêem artigos no blog. “Com isso, é possível, ainda, fazer o ranqueamento de leads para determinar quais deles já podem ser abordados diretamente pela força de vendas, ”conclui.