O marketing digital está trazendo resultados incríveis para empresas da área de saúde, clínicas médicas e de especialidades. Suas ferramentas, em evolução contínua, possibilita lotar agendas, contactar um número cada vez maior de pacientes, melhorar a prestação de serviço e muito mais.
Mas apesar da existência de tantos canais de interação online e do alcance da internet, a maioria dos pacientes ainda prefere utilizar o telefone para fazer contato, mesmo quando toda a trajetória de aproximação começa na web.
E nesse ponto nos deparamos com outro desafio: com uma campanha digital “no ar” envolvendo várias plataformas e gerando um grande número de ligações telefônicas, como é possível saber por onde ou por qual canal esses pacientes estão vindo?
Essa tarefa, antes complexa e imprecisa, já pode ser executada de forma simples graças a uma ferramenta de mensuração chamada Call Tracking, ou, em bom português, rastreador de chamadas.
Como funciona o call Tracking
A partir do número de telefone principal da sua clínica, o sistema do Call Tracking gera um número “virtual” ou “máscara” para os canais de marketing. Pode ser um único número de telefone usado para identificar todas as campanhas ou um número diferente para cada canal tais como, redes sociais, google, e-mail marketing, etc. “O segredo é a divulgar deste número “virtual” apenas nas campanhas digitais, assim é fácil perceber que quem ligou para este número veio certamente de campanhas onde ele foi divulgado”, explica Augusto Afonso, CEO da Agência Influência.
Quando o usuário liga, esse número é transferido automaticamente para o telefone principal da clínica e o contato acontece normalmente. Portanto, os clientes não percebem qualquer alteração no atendimento. A diferença é apenas para você, que será capaz de identificar a origem de cada ligação!
O sistema rastreia e registra qual foi o número atribuído que deu origem à ligação, captura os números chamados (tanto atendidos quanto perdidos) e registra tempo médio das ligações. Além disso, alguns sistemas call tracking tem a opção de gravar as chamadas em MP3, o que ajuda a medir o nível do atendimento, identificar falhas e conhecer as demandas dos pacientes e suas origens.
Outra vantagem que o call tracking apresenta é o armazenamento do histórico de ligações dos seus pacientes Ou seja, se alguém entrar em contato com a clínica mais de uma vez, será possível acessar o registro das ligações anteriores e recuperar possíveis oportunidades perdidas. Com o histórico em mãos, fica muito mais fácil consultar as informações e garantir um atendimento ainda mais personalizado, rápido e contínuo. Afinal, demonstrar cuidado e interesse nas necessidades do paciente é um enorme diferencial competitivo.
Vantagens analíticas
O sistema de rastreamento permite verificar o retorno das campanhas antes, durante e depois de estarem no ar. Basta utilizar como ponto de partida, a média de ligações recebidas diariamente em dias comuns e confrontar esses números com as chamadas recebidas durante e depois das campanhas serem disparadas. Isso mensura a efetividade das ações, orienta melhorias, gera insights sobre mudança de conteúdo e até de estratégia se for preciso.
O call tracking é ainda muito útil para facilitar o cálculo do ROI – Retorno sobre Investimento, um dos conceitos de gestão de maior peso nos dias atuais, em qualquer área. Por meio dessa conta é possível descobrir, entre outras coisas, a relação entre o quanto foi gasto nas mídias digitais e qual o retorno obtido em cada uma delas. A partir daí, terá uma noção mais precisa do quanto ainda precisa investir para obter o resultado desejado.
Principais funcionalidades do Call Tracking
- Utilização de número local – sendo assim, o valor é de chamada local para o usuário;
- Plano ilimitado – você pode escolher quantos números quiser;
- Vários fornecedores no Brasil
- Plataforma muito simples de usar
- E-mail para recebimento de aviso de “chamada-não-atendida”- assim, dá para saber quem não foi atendido em uma ligação e retornar em menor tempo;
- Possibilidade de gravações de todas as ligações – e de usar como cliente oculto para análise de atendimento;
- Integra com vários sistemas.
- Baixo custo de assinatura