Caso nunca tenha ouvido falar, Marketing B2B é o processo de aplicar uma estratégia de marketing para vender para outra empresa. B2B (Business to Business) é quando uma organização compra um produto ou serviço de outra empresa para revender, usar como componente para fabricar seus próprios produtos ou incluir nos processos do negócio para utilizá-los.
Marketing B2B envolve a construção de relacionamentos valiosos para garantir clientes duradouros. E esse é um objetivo importante para qualquer empresa, seja ela de médio ou grande porte.
Conceitos de marketing B2B
Como dito acima, o marketing B2B envolve duas empresas e, por este motivo, é executado de uma forma diferente do marketing para consumidores.
Este processo precisa estar muito mais focado na geração de leads qualificados para equipe de vendas, no acompanhamento do processo de vendas e nas entregas dos produtos ou serviços dentro do prazo determinado.
A estratégia de pós-vendas também desempenha um papel importante nesse método. Isto ocorre justamente para ajudar a estabelecer um relacionamento mais duradouro entre as empresas, identificando o nível de satisfação dos clientes, além de tudo o que pode ser ajustado para manter o negócio entre eles funcionando da melhor maneira.
Dentro deste contexto, otimizar a geração de leads é o pontapé inicial para alcançar uma estratégia de marketing B2B eficaz no seu negócio.
As 5 principais estratégias de marketing B2B
1. Blog
O blog é uma das ferramentas fundamentais, pois é lá que você pode criar conteúdos de valor para o seu cliente, que sejam informativos para ele.
Fazendo um trabalho de otimização para SEO (mecanismos de buscas), é possível fazer com que pessoas que nunca ouviram falar do seu negócio entrem em contato por meio de artigos publicados.
2. Canal no YouTube
O YouTube é uma plataforma com mais de um bilhão de usuários. Diariamente, as pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeos, gerando bilhões de visualizações na plataforma.
Ou seja, é um potencial enorme para divulgação de conteúdo de marcas. Faça vídeos explicando como funciona a sua solução, modo de utilização e resultados ganhos na prática.
3. E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de comunicação de hoje, sendo também um dos canais que tem um grande potencial para criar relacionamento com o cliente a partir de conteúdos informativos.
A dica é automatizar o envio de e-mail marketing, personalizando as mensagens para cada grupo de clientes, dependendo do estágio em que eles se encontram no funil de vendas.
4. Redes Sociais
Não é porque você vende para outras empresas que sua marca não precisa estar presente nas redes sociais, afinal, todas estão.
É importante marcar presença nesses canais, pois eles possibilitam o aumento da credibilidade do seu negócio, além de criar relacionamentos com os possíveis clientes.
5. Inbound Marketing
O Inbound Marketing consiste em criar estratégias de atração de público por meio de conteúdo relevante.
Ao invés de você ir até o consumidor, com técnicas de Inbound, é ele que vem até você, seja por meio de blog ou pelas redes sociais.
Seu conteúdo deve ter valor e resolver problemas do usuário, pois, dessa maneira, ele verá sua empresa como autoridade na área. Isto aumenta as chances de converter aquele prospect.
Conclusão
Curtiu nosso conteúdo referente a marketing B2B? Como você pode ver, o Marketing B2B é essencial para empresas que vendem para outras corporações.
Elaborando uma estratégia a partir dos recursos citados neste artigo, você poderá atrair leads, conquistar clientes e criar relacionamentos com eles.
Até porque, vender para outras empresas é um processo longo e completo, já que a tomada de decisão de gestores é embasada e geralmente leva tempo. Podemos perceber que não é só a venda que importa, e sim o acompanhamento da performance do cliente a partir do momento em que ele abraça a sua solução.
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