O marketing digital é composto por várias vertentes e ferramentas que se complementam, e em conjunto permitem a uma empresa obter os resultados a que se propôs quando realizou determinado investimento.
É importante compreender que para se obterem resultados é necessário montar um plano de marketing que interligue as várias áreas do marketing, pois só assim a estratégia será forte o suficiente para gerar resultados realmente positivos.
Existem portanto alguns pontos fundamentais que é preciso ter em consideração na hora de montar o plano de marketing.
1 – TER UM SITE ATRACTIVO
O site é a porta de entrada para o mundo digital, e por essa razão um ponto central e fulcral em toda a estratégia de marketing.
A nível de design é importante que o site tenha um aspecto agradável e ao mesmo tempo tenha uma interface intuitiva. O backoffice também é de grande importância, pois só dessa forma o SEO poderá ser realizado, o que é valorizado pelo Google e, portanto, se reflete num melhor posicionamento do site no motor de busca.
Lembre-se, que se os utilizadores não gostarem do site, se o mesmo for lento, ou se não for responsivo para mobile, as probabilidades de lhe solicitarem um orçamento ou de fazerem uma compra, desce cerca de 60%.
2 – INVESTIR EM PUBLICIDADE ONLINE
É sempre aconselhável a realização de campanhas Google AdWords (através da rede display e search), campanhas de Facebook Ads, e em alguns casos também de LinkedIn Ads.
Estes três tipos de anúncio são essenciais para lhe garantir visibilidade sempre que os seus (potenciais) clientes procuram informações relativas ao seu negócio.
3 – GESTÃO DE REDES SOCIAIS
As redes sociais são uma forma direta de comunicar com os seus clientes, potenciais clientes e seguidores, sendo por isso de extrema importância apostar neste tipo de estratégia.
É essencial que haja uma gestão cuidada e diária, de forma a ser possível estar presente na altura certa e atingindo o target correto. Lembre-se sempre que os consumidores gostam de se sentir acompanhados e de obter respostas céleres às questões que colocam. Se não estiver presente e não responder, é provável que os seus potenciais clientes procurem informação na concorrência.
4 – “AGRADAR” O GOOGLE
O Google é o maior potenciador de vendas. Estar nas primeiras posições do motor de busca é essencial para que o seu site ganhe uma maior visibilidade e notoriedade.
É importante trabalhar com a produção dos melhores conteúdos de forma a que tudo seja otimizado para SEO, o que lhe permitirá ser valorizado pelo Google. Este é um trabalho demorado, mas cujos frutos são colhidos a médio e longo prazo.
5 – GERAÇÃO DE LEADS
Outra das questões essenciais é a angariação de leads. É importante apostar nas mais diversas estratégias de marketing digital, nomeadamente nas campanhas de email, re-targeting, gestão de conteúdo e redes sociais e campanhas de marketing voltadas para a venda.
Esta geração de leads, poderá sempre ser realizada através de um formulário, sendo que o resultado é facilmente mensurável no primeiro mês de atividade.
6 – PLANEAR AS CAMPANHAS
É comum as empresas planearem a sua estratégia de marketing (ou mesmo do próprio negócio) a curto/médio prazo.
Contrariamente ao que muitos empresários pensam, uma estratégia de marketing para ser eficiente, tem de ser realizada com datas próprias e de acordo com objetivos estipulados.
Se optar por fazer hoje uma campanha de AdWords, daqui a três meses uma campanha de Facebook Ads e passados seis meses resolve publicar um artigo de forma pontual, não vai ter os resultados esperados.