São imensos os empresários que julgam ser bastante mais benéfico contratar um responsável de marketing em detrimento de uma agência de marketing digital. Contudo, embora em alguns casos seja efetivamente benéfico, na grande maioria acaba por ser uma despesa sem que haja o devido retorno da mesma.
Iremos abordar esta temática, de forma a explicar-lhe exatamente como é que tudo funciona.
É preferível uma agência de marketing digital ou um responsável interno?
Pois bem, a grande maioria das empresas, acha que ter uma pessoa internamente responsável pela gestão de marketing da empresa é algo essencial.
Contudo, a verdade é que na grande maioria das vezes é preferível contratar uma agência de marketing digital, uma vez que as mesmas são bastante mais diversificadas em termos de conhecimentos.
Mas iremos explicar-lhe por partes.
A verdade é que a área de marketing digital é extremamente abrangente, tanto a nível de estratégias como de objetivos. Cada empresa tem o seu objetivo e é necessário que a estratégia se adpate de acordo com isso. Assim sendo, é praticamente impossível que uma única pessoa consiga saber tudo sobre as estratégias que podem ser implementadas, por muito que passe o tempo a ler e a investigar.
Quando tem um estagiário de marketing, que é a forma como nos dias que correm as pessoas entram neste mercado de trabalho. O mesmo, por muito empenhado que seja, não vai ter todos os conhecimentos que são necessários para levar a sua empresa a bom porto num espaço de tempo reduzido.
Vai ser necessário o tempo de adaptação à empresa, vai ser preciso discutir as estratégias que pretende implementar (já que ele não irá saber quais as melhores e mais favoráveis), vai ser preciso tempo para as aprender (seja com ou sem recursos online), vai ser preciso tempo para implementar e vai ser preciso tempo para perceber quais os erros que foram cometidos.
De forma prática, todo este processo pode demorar vários meses, vai depender também da facilidade de aprendizagem. Enquanto isso, você estará a pagar mensalmente um ordenado, embora tenha alguma comparticipação ao abrigo de estágios do IEFP, a alguém que não lhe está a trazer o retorno que a sua empresa realmente precisa.
Porque optar por uma agência de marketing digital?
É importante que tenha em conta, que uma agência de marketing digital, tem por norma dezenas de pessoas, com polivalências distintas, com conhecimentos distintos e na maior parte dos casos complementares. Com maior facilidade de absorção no que concerne a concretização de objetivos.
Além de só pagar pelos serviços que são prestados, tem a garantia que o trabalho será realizado de acordo com o que foi contratado, que vai ter pessoas altamente profissionais e preparadas para lidar com as estratégias de marketing digital que definiu.
Além disso, uma vez que os conhecimentos são variáveis, é ainda possível descobrir novas estratégias e soluções que podem ser aplicadas à sua empresa de forma a aumentar o volume de vendas de forma mais célere.
Outra questão essencial, é que você sabe que mesmo que vá de férias, a delegação de marketing vai continuar sempre a trabalhar, para que consiga obter aquilo que foi acordado.
Uma agência de marketing digital não para só porque um funcionário foi de férias. Existem dezenas de pessoas que têm os conhecimentos necessários para dar seguimento ao trabalho que foi acordado.
Se quer ter efetivamente lucro e seguir em frente, ultrapassando a sua concorrência, esta pode ser uma estratégia bastante importante.
Acredite que uma empresa que se dedique totalmente a esta área de atuação, não vai cometer erros desnecessários, obviamente que é preciso fazer testes e analisar resultados, mas a curto prazo os mesmos são muito menos significativos.
Tenha em conta que no final de contas, o importante é sempre medir a eficiência na entrega de resultados adequados aos seus objetivos. E paralelamente o tempo que a pessoa passa efetivamente a trabalhar.
Ninguém funciona de forma igual, e o tempo que você leva a fazer determinada tarefa pode não ser o mesmo que outra pessoa demora.
O que importa no final, são os resultados mas também o tempo que foi dedicado à conceção da tarefa.
Como pode ver ao longo deste texto, muito provavelmente é mais vantajoso para a sua empresa conseguir contratar uma agência de marketing digital em detrimento de um estagiário ou profissional de marketing independente.
Não lhe estamos a dizer que não deve contratar pessoas ou que os seus colaboradores não vão conseguir efetivamente fazer o trabalho. Estamos simplesmente a dizer, que vários profissionais a trabalhar em conjunto, conseguem fazê-lo de forma mais célere e com melhores resultados.