Em tempos de incertezas econômicas a análise de dados e a interpretação das métricas do marketing digital são as melhores alternativas para ajustar o planejamento, adequar orçamentos e melhorar os resultados da sua empresa
Quem quer aumentar a presença digital da sua empresa, já deve ter se perguntado muitas vezes quais métricas são realmente importantes nesse processo.
Diante da imensa quantidade de dados gerados pelas ferramentas digitais, é indispensável aprender a interpretá-los corretamente para que ganhem utilidade prática e promovam saltos de produtividade para o seu negócio, sem maquiar a realidade.
Conhecer as métricas do marketing digital vai muito além da promoção de campanhas ou de contabilizar o número de pessoas impactadas por alguma estratégia. Existem vários outros aspectos que devem ser considerados para avaliar os resultados e merecem atenção.
Você tem fome de que?
Análise de dados nada mais é que a capacidade de transformar grandes conjuntos de dados estruturados ou não, em informações claras e aplicáveis à realidade prática.
A Internet conseguiu iluminar um cenário de incertezas que por muito tempo comprometeu e desafiou as mais diversas estratégias de comunicação, justamente pela impossibilidade de uma mensuração adequada.
Hoje, o cenário é bem diferente no que diz respeito à mensuração dos resultados. Mas se o gestor não souber como utilizar essas informações estrategicamente corre o sério risco de ter em mãos apenas um amontoado de números sem sentido.
O fato é que ao “traduzir” os dados e entender o que as métricas dizem, as chances de erros e investimentos equivocados diminuem consideravelmente e o sucesso estará cada vez mais próximo.
Jogo de Xadrez
Para que uma estratégia de marketing digital seja realmente eficaz, a análise de dados deve ser um processo contínuo. É preciso analisar e comparar as informações antes, durante, depois de cada ação.
Mesmo que uma campanha consiga atingir milhares de pessoas do seu público-alvo, se estes números não refletirem em aumento nas vendas, nada se justifica. Por isso a importância de ferramentas que forneçam dados de maneira simplificada para que o empresário consiga reforçar estratégias que estão dando certo ou para mudar a rota daquelas campanhas que não atingiram o objetivo e os números esperados.
As informações são coletadas, trabalhadas e enriquecidas.Através do cruzamento dos dados é possível identificar comportamentos, padrões e preferências do público, além de compreender tendências e fazer previsões mais assertivas sobre os clientes e sobre o mercado.
Mais do que isso, as informações obtidas também provocam insights para as empresas em muitos aspectos. Ajudam a entender, por exemplo, onde é possível aumentar o “poder de fogo” e onde estão as melhores chances de retorno com as estratégias e investimentos, otimizando – e muito – o orçamento, se a análise for bem feita.
Por fim, quando os dados são transformados em informações claras e compreensíveis e aplicados aos planejamentos, servem m como bússola para decisões mais racionais e assertivas. E tudo isso, obviamente, é muito diferente dos planos e projetos desenvolvidos com base em intuições e achismos.
Xeque mate
Desde que criou uma área específica de análise de dados com especialistas de alta performance, a Agência Influência passou a colecionar experiências positivas. O trabalho é realizado em conjunto com a equipe de estrategistas em marketing digital.
“Nós extraímos os dados das campanhas, organizamos e “traduzimos” cada item para o cliente de maneira que ele entenda todo o processo e juntos possamos tomar decisões mais alinhadas com os objetivos e o orçamento de cada empresa,” conta Augusto Afonso, CEO da Agência Influência.
“Nessa análise, continua o CEO, incluímos até informações anteriores às nossas campanhas. Reunimos dados antigos, cruzamos e comparamos tendências do passado para entendermos melhor as tendências futuras. Dessa forma, obtemos relatórios comparativos mais consistentes, com análise mais aprofundada dos pontos fortes e fracos, do que vale a pena explorar ou não, quanto é preciso investir em cada ação para alcançar o retorno necessário e as chances de melhorar os resultados e impactar diretamente as vendas.”
Augusto ressalta ainda que a análise de dados também traz o cliente para a realidade, eliminando falsas expectativas: alerta sobre os riscos de se extrapolar o orçamento ao optar ou insistir em determinadas ações, por exemplo, sem que a meta tenha sido alcançada.
“Todas as informações são analisadas pela nossa equipe junto com o cliente, pois ninguém melhor do que ele para entender do seu próprio negócio.” afirma Augusto.
Minimizando riscos
Na visão de Augusto Afonso, a análise criteriosa das métricas permite, acima de tudo, manter o foco e alcançar os objetivos traçados com ações pragmáticas.
“Vivemos um tempo em que ninguém quer ou pode correr riscos. Muito mais agora diante da crise econômica mundial gerada pela pandemia,” ressalta ele. “As verbas orçamentárias caíram por terra, empresas mudaram de foco, reavaliaram objetivos e estão lutando bravamente para sobreviver num mercado ainda incerto e instável. Diante disso, toda e qualquer ação precisa ser embasada em dados consistentes e em análises que tragam segurança estratégica aos negócios, com orçamentos muito bem dimensionados. E é exatamente isso que fazemos na agência. A resposta tem sido muito melhor que o esperado”.
Portanto não tenha dúvida. Analisar as métricas no marketing digital é tão importante quanto criar estratégias. Investir em ferramentas de business intelligence e ter como parceiros empresas e profissionais realmente especializados, faz toda a diferença para entender o momento certo de avançar, recuar ou mudar os rumos.
Afinal, não basta uma campanha atingir milhares de pessoas do grupo do seu público-alvo se estes números não refletirem em um aumento nas vendas. Daí a importância de ferramentas que apresentem os dados de maneira simplificada e compreensível para que o gestor da área, junto com os analistas e especialistas do marketing digital, saiba que caminhos deve percorrer para reforçar estratégias que estão dando certo ou para mudar a rota daquelas campanhas que não atingiram o objetivo e os números esperados.
Se você quer saber mais sobre o criterioso trabalho de análises de dados realizado pela Agência Influência, entre em contato agora. Conheça a metodologia e as ferramentas que tem ajudado as empresas a encontrar o caminho certo no incrível universo do marketing digital.