Como as ferramentas Outbound – AI e Big Data – estão mudando a maneira como as empresas orientam suas vendas

  1. Home
  2. Blog
  3. Como as ferramentas Outbound – AI e Big Data – estão mudando a maneira como as empresas orientam suas vendas

Conquistar a atenção de um determinado público é um dos principais objetivos de todo empreendimento, pois, a partir dessas estratégias de atração as empresas conseguem promover os seus produtos e serviços.

Por essa carência as empresas necessitam aplicar novas metodologias e, assim, como nas abordagens do inbound Marketing o Outbound também tem aplicado o uso da tecnologia e da transformação digital.

Nesse contexto, a Agência Influência preparou este artigo em que trataremos da abordagem das ferramentas de AI — Artificial Intelligence e Big Data nas estratégias de Outbound Marketing.

Análise do comportamento dos consumidores

Ao longo da trajetória de compra de produtos e serviços os consumidores deixam rastros em vários mercados, ou seja, fragmentos de informações que se espalham no ambiente online e offline, de modo que, representam e transcrevem um período de necessidade de consumo.

Com o advento do Big Data e do AI esses fragmentos podem ser estruturados em informações completas e que transcrevem todo o perfil de demanda de um ou mais grupos de pessoas que consomem ou desejam consumir os produtos e serviços da sua empresa.

A partir desse ordenamento dos dados em informações é possível traçar os perfis completos, para que assim, a sua empresa possa aplicar as abordagens, ou seja, a sua equipe de marketing age de forma ativa na atração de leads e conversão em clientes.

Identificação de oportunidades

O perfil de consumo muda a cada ano, pois, as necessidades e demandas se tornam voláteis de acordo com o avanço tecnológico. Assim, as empresas encontram dificuldades de conhecerem essas novas demandas, bem como não conseguem identificar de forma plena as oportunidades de mercado que se abrem.

Porém, essas dificuldades têm sido vencidas na medida em que as empresas adotam as plataformas de AI e Big Data, pois, passam a serem capazes de interpretarem informações com agilidade e de forma assertiva.

Assim, o resultado da aplicação dessas tecnologias e plataformas é a identificação de oportunidades de mercado, que em consequência, permite um alcance maior de público, bem como a abertura de novos mercados para o atendimento de novas demandas.

Nutrição e acompanhamento de leads no funil de vendas

Os leads, ou seja, os potenciais clientes passam por vários estágios e níveis de percepção ao longo do funil de vendas, ou seja, a propensão de adquirirem os seus produtos e serviços varia de acordo com a sua trajetória no processo de compra, bem como da forma com que ocorre a sua nutrição de informações e conteúdos de relevância.

Assim, as ferramentas Outbound de AI e Big Data fornecem dados e informações de relevância às empresas para que possam agir de forma ativa, promovendo a abordagem do lead de acordo com o seu estágio de interação com a sua empresa, bem como no atendimento das suas necessidades na consideração de resolução das suas dores.

Com o emprego das tecnologias de AI e Big Data, certamente, as empresas dispõem das ferramentas mais avançadas para a finalização das vendas e promoção da fidelização no pós-vendas.

Veja como a tecnologia tem impactado na forma com que as empresas orientam as suas estratégias de vendas, de modo que, a AI e o Big Data têm sido determinantes para prospecção das suas respectivas marcas com abordagens de forma ativa e direcionadas de maneira personalizada a cada grupo de clientes e potenciais clientes.

Gostou deste artigo? Temos outros em nosso blog que te ajudarão a estar sempre informado das novidades do marketing digital. Não deixe de entrar em contacto e conheça mais a respeito dos nossos serviços.

 

Anterior
Como a tecnologia está ajudando na humanização do processo de vendas?
Próxima
E-commerce: 4 curiosidades sobre esse ramo que você precisa conhecer
Menu