Num ano totalmente atípico, a Black Friday 2020 promete ser uma das melhores da história. Ainda há tempo de tomar algumas decisões para potencializar suas vendas.
Você está realmente preparado para a Black Friday 2020?
Saiba que apesar das tempestades na economia, na politica, na saúde e tantos outros aspectos, a Black Friday vem com tudo, assim como as vendas pela internet para o natal e final de ano.
Tradição americana que acontece sempre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, a Black Friday já está consolidada no Brasil como uma das principais datas do varejo e um dos dias mais aguardados pelo comercio da internet, tanto para lojistas quanto para consumidores.
O objetivo é queimar o estoque para a chegada de novas coleções e produtos e criar oportunidades de antecipação das vendas de natal a partir de descontos reais e importantes.
Atualmente, se trabalha também com a ideia de uma Black Week, ou seja: uma semana inteira voltada para a temática da Black Friday, com descontos, ofertas e promoções que se estendem desde o início da semana, atingem um ponto máximo na sexta da Black Friday e se encerram na Cyber Monday, outra data que costuma ser anunciada conjuntamente.
No entanto, o que importa é estar preparado para esta oportunidade que vem aí na semana do dia 27 de novembro. Talvez a única e a melhor chance para recuperação do comércio e as vendas impactadas em 2020.
Apesar de muito forte nos meios digitais, não há como negar que a Black Friday é também um evento multicanal. De acordo com uma pesquisa da Provokers encomendada pela Google no ano passado, 25% dos consumidores usam mais de um canal de vendas para fazer as compras — seja físico, online, televendas ou catálogo.
E isso também precisa ser levado em consideração. Invista com toda força no digital, mas sem deixar de lado as outras formas de atendimento complementares.
A Agência Influência selecionou algumas das dicas importantes do marketing digital e que você ainda poderá conseguir implementar. Basta visão estratégica, planejamento e mais do que nunca, agilidade. Leia com atenção e boas vendas.
1 – Não pule etapas. Mesmo com a proximidade da data é preciso planejar. Se existe algo que está totalmente comprovado é que não basta, por exemplo, dar descontos em todos os produtos do seu site. É preciso selecionar, fazer todas as contas com muito cuidado e eleger os produtos que realmente valem a pena.
2 – Analise os resultados dos anos anteriores. Compare ainda com os resultados de outras datas comemorativas.
3 – Avalie criteriosamente a quantidade e tipo de produtos em estoque
4 – Estude todo o investimento em marketing a ser feito;
5 – Discuta com sua agência quais canais e melhores estratégias para a campanha e utilização dos recursos e o conteúdo. Uma vez definidas todas as ofertas e promoções, estruture as campanhas por categorias, marcas e produtos. E use e abuse do “Preço Promocional Black Friday” destacando que é por tempo limitado.
6- Prepare Campanhas ADwords, ou seja, aquelas que utilizam o Google ou o Facebook Ads para publicar seu anúncio. Elas são as mais indicadas para campanhas na Black Friday já que permitem a exibição de anúncios nos sites de busca, de acordo com a relevância da palavra-chave, gerando visibilidade e impactando positivamente as vendas.
7 – Não se esqueça do e-mail marketing e das estratégias onde esse recurso é o eixo principal das ações. Lembre-se que um e-mail marketing bem elaborado é um dos canais mais poderosos para atrair clientes, gerar tráfego e conquistar mais vendas. Por ele, você consegue falar com seu público-alvo diretamente – e deixar uma mensagem exclusiva na caixa de entrada de cada pessoa que se cadastrou na loja.
8 – Trabalhe com mensagens e promoções direcionadas a clientes já fidelizados. Entre em contato com os clientes que já realizaram ao menos uma compra na loja e compartilhe, por exemplo, um código de desconto VIP para ser usado durante a Black Friday Brasil. Como eles já conhecem a marca, as chances de que realizem uma nova compra é bem alta.
9 – Importante: utilize uma plataforma que reúna as informações de gestão de todos os canais envolvidos nas ações marketing é fundamental. Com certeza, esse tipo de plataforma terá ainda mais relevância durante a Black Friday, uma vez que organizará os indicadores para avaliar as melhorias de desempenho que ajudam a preparar outras promoções para 2021 reutilizando estratégias que deram certo ou buscando novas alternativas que atendam melhor os clientes.
10 – Seja persuasivo. Embora o preço seja o principal “motor” das vendas na Black Friday que você pode descuidar do discurso na divulgação dos produtos ou serviços. Lembre-se de que toda a sua concorrência também estará divulgando preços baixos, portanto trate de destacar também seus diferenciais competitivos nos conteúdos.
11 – Brindes – Você pode oferecer um brinde ou um bônus a cada compra. É uma excelente estratégia para incentivar mais compras durante a Black Friday ou durante a Black week.
12 – –Visibilidades no site – É essencial que os clientes e visitantes vejam facilmente todas as promoções da Black Friday no site da loja. Vale a pena investir em banners, avisos nas páginas de produto e na homepage.
13 – Vídeo marketing – Se possível produza um “vídeo marketing” apresentando alguns dos produtos que estarão com preços especiais durante a Black Friday. A sensação de insegurança na hora de comprar ainda é um dos fatores que mais influenciam as pessoas a desistirem dos seus pedidos, mesmo nas grandes promoções. Esse é mais um recurso interessante. Hoje em dia pode ser feito com celular o garoto-propaganda pode ser você. Mais do que a divulgação do produto e da oferta em si, o objetivo é mostrar para as pessoas que a loja existe, tem um endereço físico e que existem “pessoas do outro lado”.
14 – Whatsapp – Os atendimentos via Whatsapp é mais um canal que pode ser “turbinado” para a Black Friday. Crie um grupo da Black Friday onde os participantes terão acesso em primeira mão aos links de produtos com descontos. Inclua talvez um benefício exclusivo para quem fizer parte desse grupo também pode ajudar a aumentar suas vendas.
E faça posts para estimular os participantes. Algo exclusivo e direcionado ao grupo.
15 – Condições de pagamento – Ter condições de pagamento melhores faz toda diferença nesse tipo de promoção. Faça o maior parcelamento sem juros possível e aumente o desconto para compras pagas à vista. Mas faça as contas antes de colocar essa estratégia em prática, pois é inaceitável que você tenha prejuízos.
16 – Vendas garantidas no natal – Conceda descontos para quem comprar na Black Friday e voltar para compras de Natal. Exemplo: comprando na Black Friday você garante mais 15% de desconto para comprar durante o mês de dezembro.
Precisa de orientações para promoção da Black Friday? Fale com a Agência Influência e recupere suas vendas ainda esse ano.