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A ascensão do marketing digital vs. a queda do marketing tradicional

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A ascensão do marketing digital vs. a queda do marketing tradicional

Cada vez mais os empresários apostam na realização de campanhas de marketing digital em detrimento das campanhas de marketing tradicional.

Isso acontece, devido à evolução constante da comunicação digital, que permite uma maior celeridade no contacto com os clientes, mas também devido à sua velocidade de propagação.

Porque é que o marketing digital ascendeu tão rapidamente?

Quando falamos de campanhas de marketing tradicional, é certo que para a realização de uma única campanha, milhares de euro são gastos, e muitas vezes não é sequer possível medir o retorno do investimento que é realizado.

Contudo, quando falamos de marketing digital, a questão muda totalmente de figura. Além de ser muito  mais económico, é possível analisar e medir o resultado e retorno de todas as campanhas que são feitas.

Neste momento, a experiência do cliente é a maior preocupação das empresas que apostam fortemente em campanhas de marketing online (sendo esta a maior forma de diferenciação entre a concorrência).

Há alguns anos atrás, a “guerra” entre empresas com o mesmo target, era essencialmente baseada em preços, hoje em dia, isso já não ocorre.

Hoje em dia, as empresas preocupam-se em conhecer o seu público alvo, de forma a criar campanhas e informações que sejam efetivamente relevantes e bem direcionadas (permitindo assim um investimento mais eficiente).

É importante salientar, que esse amplo conhecimento do público alvo, é em muitos casos obtido através da análise de dados. Contudo, embora este seja um tema imensamente debatido, são muitas as empresas que o sabem fazer de forma eficaz.

As empresas que consigam e saibam analisar corretamente os dados que são obtidos através de diversos canais de marketing digital, acabam por ser tornar as mais competitivas, pois sabem exatamente aquilo que o seu target quer e deseja, e conseguem facilmente atender as suas necessidades.

Mas afinal o que é que os clientes mais valorizam?

A verdade, é que cada vez mais, os clientes querem um atendimento personalizado às suas necessidades, e ofertas que sejam realizadas de acordo com o seu perfil de consumo.

Assim sendo, de forma a que as empresas consigam aproximar-se efetivamente do consumidor, é de extrema importância conhecer o seu perfil de consumo. É importante que saiba que é possível fazê-lo através das diversas análises de dados, contudo, é importante que conheça o tipo de dados que tem de analisar.

Todos nós mudámos com a era digital, e cada vez mais, o cliente tem o poder de escolher aquilo que mais lhe agrada (principalmente, porque atualmente é ele que manda).

As diversas redes sociais mudaram a forma como os consumidores comunicam com as marcas, como se relacionam, como vivem e tornando possível uma mobilidade que até então não era plausível.

Assim sendo, hoje em dia (e contrariamente ao que acontecia no passado) o consumidor quer um atendimento diferenciado, onde e quando estiverem interessados em adquirir o produto ou serviço que você tem para vender.

Nessa altura, é quando a sua empresa tem de estar presente de forma a que consiga ultrapassar a concorrência.

O marketing digital e todas as ferramentas que foram sendo desenvolvidas nesse sentido, criaram oportunidades de negócio e expansão das marcas de uma forma que o marketing tradicional nunca tinha conseguido.

Assim sendo, se atualmente ainda não aproveita todas as oportunidades (ou pelo menos algumas) que as estratégias de marketing online podem proporcionar à sua empresa, saiba que está neste momento a perder terreno para a sua concorrência.

Como dar seguimento à estratégia de marketing digital

Comece a desenvolver habilidades, pesquise, fale com empresas que entendam o funcionamento profundo do marketing digital e de análise de dados, de forma a que possa começar hoje mesmo a alavancar o seu negócio.

Um dos conselhos que lhe podemos dar, é que aposte seriamente no Facebook e nas redes sociais. Estas são a forma primordial de comunicação com o consumidor. Lembre-se que o Facebook tem mais de 1.6 milhões de contas ativas, e a cada uma hora são publicadas 136 mil fotos e vídeos, e mais de 510 mil comentários.

Os números falam por si, sendo por isso muito importante que pondere seriamente a questão de implementar diversas estratégias de marketing digital.

Existem diversas em que pode e deve investir, pois o investimento irá trazer-lhe um enorme retorno. Contudo, é importante que tenha em conta, que apenas deve seguir estratégias que se adequem à sua área de atuação.

Deve por isso realizar diversos testes e perceber o que é que efetivamente é eficiente para si e para o seu negócio.

Lembre-se que o marketing digital se encontra em ascensão e embora ainda existam diversas técnicas de marketing tradicional que não devam ser descuradas, a verdade é que a grande maioria já se encontra obsoleta.

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