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Automação de marketing: o que é e quais as suas vantagens

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Robotic hand using a laptop computer, illustration.

Ao contrário do que se possa pensar, por analogia ao que se passa noutras indústrias, a automação de marketing não significa propriamente uma robotização da área. Uma empresa que faça bom uso das ferramentas de automação de marketing atualmente disponíveis, fica com mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento de melhor conteúdo para oferecer aos clientes.

Posto isto, é fácil perceber a importância destas ferramentas.

Automação de marketing: o que é? 

São ferramentas que permitem agilizar aMarke tarefas de marketing do dia-a-dia, permitindo alcançar objetivos de forma mais eficiente e eficaz.E-com

Este tipo de ferramentas permitem atingir 3 pontos importantes.

1 – Identificar os potenciais clientes

Qualquer negócio precisa de encontrar recorrentemente novas formas de conquistar o seu público, tendo para isso que desenvolver campanhas desenhadas com esse mesmo objectivo e depois desenvolver ações que permitam manter as bases de clientes que são criadas. Uma forma eficaz para desenvolver este tipo de acções é através de um software de CRM. Com a ajuda deste tipo de software é importante manter um base dos clientes com os dados que sejam considerados os mais relevantes para negócio.

Também é importante conhecer o comportamento dos clientes na loja online. Por exemplo, através de uma campanha de remarketing é possível oferecer conteúdo que vai de encontro ao que cada cliente procura, com base no comportamento desse mesmo cliente dentro do site do negócio.

Com uma equipa de marketing e vendas dedicadas é importante trabalhar a retenção de cliente, algo fundamental para o sucesso de um negócio.

2 – Executar atividades repetitivas

Existem tarefas que são repetitivas por natureza. Com uma solução apropriada este tipo de tarefas podem ser executadas de forma mais automática e eficiente.

3 – Mensuração

O sucesso do marketing de uma empresa depende cada vez mais de comunicar de forma mais personalizada para cada cliente. Para fazer esse tipo de comunicação é fundamental recorrer à tecnologia que nos permite tanto conhecer melhor os clientes, através da análise dos seus comportamentos online e depois nos permite agir conforme esse comportamento individual.

E quais são as vantagens da automação?

Identificámos três grande vantagens.

1 – Aumento da produtividade

As equipas de marketing e de vendas gastam muito tempo na realização de tarefas repetitivas. Assim, uma ferramenta de automação de marketing permite alocar a estas equipas trabalho que entregue maior valor ao cliente.

2 – Mais geração de leads

Para sobreviver, qualquer empresa está dependente da atracção de novos clientes, e o marketing tem um papel fundamental nesse objetivo. Com o recurso a ferramentas de automação de marketing é possível por exemplo o envio de mensagens nas redes sociais, o que permite depois trabalhar os dados recolhidos e oferecer um produto ou serviço mais adequado às características de cada cliente. De forma a ganhar mais leads, pode-se por exemplo enviar uma campanha de e-mail marketing para clientes inactivas dentro da base de dados.

3 – Mais vendas

O uso de ferramentas de e-mail marketing são um ponto importante na captação de leads, um vez que permitem ao longo de um determinado período de tempo, nutrir essas leads, aumentado a probabilidade de tornar essas leads realmente em clientes.

Sem recurso a uma ferramenta desenvolvida com esse propósito, esta estratégia é difícil de implementar, pois a tecnologia permite segmentar a base de clientes e abordar os clientes de forma diferenciada, conforme as características de cada grupo.

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