Transição digital com automação dos processos de venda são recursos digitais que já não podem ser deixados de lado por quem quer ganhar o mercado ainda em 2020, mesmo com a pandemia causada pelo coronavirus.
Há algum tempo você ouve falar que inovação, automação de processos, aprimoramento constante não são mais uma escolha, mas uma prioridade.
E, se algumas pessoas ainda mostravam resistência, o ano de 2020 veio para derrubar todas elas. Fomos arrastados por uma pandemia e assistimos inúmeros negócios rolarem ladeira abaixo numa velocidade estonteante.
Mas atenção: a história ainda não terminou. E o final, acredite, ainda pode ser bem diferente da tragédia anunciada.
Há uma questão que não se esgota e deixa a todos nós atônitos: como enfrentar tudo isso e ainda ganhar competitividade para sobreviver nesse cenário?
A transformação digital é, de fato, inadiável. Um processo que precisa ser aprimorado e aplicado de acordo com as características de cada negócio, produto, equipe e mercado.
E mais: deve ser efetiva, real, completa e rápida.
Então pense e responda:
Em tempos de Covid-19, que tipo de metodologia ou tecnologia sua empresa usa para escalar seus negócios?
Dando “start”
Para começar, vamos falar do que do que não é possível continuar fazendo.
Hoje não é mais possível controlar as vendas somente em planilhas, contar apenas com a memória para fazer follow-up em meio a um turbilhão de outras prioridades, usar agenda de papel e o principal: calcular previsão de vendas com base em “achismo.”
A saída é automação digital, que permite que você tenha todo o histórico do cliente em uma ÚNICA PLATAFORMA, desde telefonia e e-mails até redes sociais, aplicativos como whatts app e possibilita fazer a integração com as equipe de marketing e vendas.
Existem no mercado alguns softwares que são verdadeiros “anjos da guarda.” A Agência Influência, por exemplo, utiliza e indica o Bitrix 24.
E porque anjo da guarda? Porque o software consegue centralizar tudo o que é preciso para gestão do negócio, desde tarefas diárias por meio de ferramentas de colaboração interna e de comunicação até a gestão completa dos ciclos de vendas via CRM. Além disso, gerencia projetos, RH, Marketing, entre outras.
O melhor disso tudo: não é preciso dominar muitas tecnologias para conseguir operar. Está tudo concentrado numa plataforma só. Um processo simples, capaz de tornar as rotinas de trabalho muito mais eficientes e seguras.
Propespecção B2B
Outra pergunta a ser feita nesse momento: como você busca um novo cliente? De que forma?
Nada contra a boa e velha indicação, mas quando o assunto é captação de novos clientes, saiba que existem ferramentas de prospecção automática que, se usadas estrategicamente, podem levar sua empresa a vender para um universo que você jamais imaginou. E são ferramentas simples, contidas em plataformas que já fazem parte do seu dia a dia, como o Linkedin e Facebook.
Ao implantar um fluxo automatizado de vendas utilizando essas plataformas, você e seus gestores comerciais entram em cena somente quando o cliente mostrar real interesse e disponibilidade para uma conversa telefônica ou uma reunião virtual ou presencial, já com caminho aberto para vender.
A automação foca essencialmente em as ações repetitivas, operacionais, ou seja, nos procedimentos para os quais a ação humana pode ser substituída por softwares especializados que realizam as tarefas com muito menos esforço, como a procura de clientes na internet, coleta de dados e organização de informações.
Algumas ações de marketing também podem ser automatizadas como as de nutrição de relacionamento, com distribuição de conteúdos que educam o cliente e ações de pós-venda promovem a fidelização.
A automação dos processos de vendas, além de dar mais velocidade, multiplica a geração de leads, o que permite direcionar as equipes comerciais para tarefas capazes de gerar resultados positivos com mais rapidez, fator que deixará a todos mais motivados.
Com certeza você já sentiu na pele o quanto conduzir manualmente toda a jornada de vendas é algo estafante, demorado e muitas vezes improdutivo, certo?
Isso acontece principalmente porque o processo manual limita muito o número de interessados que o comercial consegue captar e acompanhar.
Mas atenção: para tirar a empresa da estagnação com a automação dos processos de vendas, seu negócio precisa estar estruturado e sua equipe qualificada e preparada para ter um impacto de crescimento.
E aí vale a velha lógica do mercado: esteja pronto e em condições de “entregar” o tudo que for vendido.
Inteligência e estratégia
Agora que mostramos a você, de forma simples, o quanto a transformação digital é importante e como a automação é capaz de abrir possibilidades gigantescas e facilitar sua vida, dos seus colaboradores e dos seus clientes, é hora de entender também o que é essencial para ter sucesso nesse propósito.
Para te ajudar ainda mais, você encontra aqui mesmo no Blog da Agência Influência vários artigos sobre o assunto, com a apresentação de cada uma das plataformas, das ferramentas de automação e estratégias.
Mas tenha certeza: nem mesmo o melhor software do mundo dá resultado se não houver uma inteligência atuando “por trás” de tudo isso.
“Eu me arrisco a dizer que todas essas tecnologias, se bem implantadas, podem ajudar a empresa a dobrar o faturamento, “diz Augusto Afonso CEO da Agência Influência.
Augusto afirma ainda que um processo de automação de vendas otimizado amplia a visão estratégica e facilita a identificação dos clientes com maior potencial de compra, tornando possível uma outra estratégia de impacto: a personalização da oferta.
“O acesso e a análise correta dos dados produzem informações mais confiáveis e reduzem os erros. São esses dados que vão direcionar as tomadas de decisão.” diz o CEO da Agência Influência. “Os dados permitem, entre outros fatores, mais prontidão na resposta dos orçamentos, melhoram a qualidade dos serviços e aumentam o valor agregado dos produtos.”
Se você precisa efetivar a transição digital da sua empresa e quer fazer isso de forma séria e profissional, converse com os especialistas da Agência Influência. Eles vão te ajudar a entender um pouco mais os processos de automação de vendas e demonstrar, passo a passo, as melhores alternativas para sua empresa.
Leia mais artigos Pós Pandemia