Benefícios ao implementar a transformação digital na sua empresa

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Benefícios ao implementar a transformação digital na sua empresaA transformação digital das empresas, tem sido um dos pontos mais abordados por estudiosos. Hoje em dia, são poucas as empresas que não investem uma grande parte dos seus recursos em estratégias de marketing digital.

Contudo, os empresários mais conservadores acabam por ter ainda algumas dificuldades em perceber porque é que é um benéfico para as suas empresas este investimento.

Assim sendo, hoje iremos indicar-lhe apenas alguns dos muitos benefícios de implementar a transformação digital no seu negócio.

Porque é que deve implementar a transformação digital?

São imensos os motivos pelos quais as empresas investem mais em marketing digital do que no marketing tradicional.

No entanto, se ainda está reticente, descubra alguns motivos de seguida.

1 – É mais simples ser encontrado

Nos dias que correm, uma empresa que não se encontre online, é como se não existisse aos olhos do consumidor.

Imagine que um amigo lhe recomendava uma empresa com quem tinha trabalhado há alguns anos atrás. A primeira coisa que iria fazer enquanto consumidor era perceber se a mesma era assim tão vantajosa para si.

E como é que iria fazer isso? Provavelmente iria ao Google e iria pesquisar o nome da mesma. E se ela não estivesse online? Qual seria o seu primeiro pensamento? Provavelmente seria “vou procurar a informação noutra empresa”.

Assim sendo, é imprescindível que o seu negócio esteja online, para que os clientes possam efetivamente analisar e questionar tudo o que necessitem para dar seguimento ao processo de compra.

2 – Obtenção de uma maior vantagem competitiva

Estar online, é ter a possibilidade de implementar diversas estratégias que o podem diferenciar da concorrência. Até porque é muito simples ver o que é que eles estão a fazer.

Assim sendo, ao implementar uma transformação digital, vai estar a ganhar uma maior vantagem competitiva face à sua concorrência.

Pode utilizar por exemplo programas de fidelização (para premiar os melhores consumidores), realização ações de promoção (através de campanhas pagas), apostar em marketing de conteúdo (de modo a derrubar as barreiras à compra), contactar com os consumidores diretamente através das redes sociais, entre outros.

Enfim, existem centenas de estratégias e ações que pode implementar e diferenciar-se, permitindo assim um melhor contacto com o seu público-alvo.

3 – Aumento da satisfação dos clientes

Esta é uma das principais vantagens de implementar uma transformação digital no seu negócio.

Se antigamente era complicado perceber se os clientes estavam ou não satisfeitos com um determinado produto ou serviço, a verdade é que nos dias que correm é muito simples.

Tenha em conta, que atualmente o serviço de pós-venda é tão ou mais importante que a venda em si.

Se a sua empresa vende um produto de uso regular, o pós-venda é essencial para que o consumidor fique fidelizado à marca, optando sempre pelos seus produtos em detrimento da concorrência.

4 – Aumento da eficiência dos processos

Existem imensas ferramentas online que lhe permitem aumentar de forma extremamente significativa a eficiência dos seus processos de venda.

Por exemplo, ter um bom programa de CRM pode ajudá-lo a manter um contacto regular com o consumidor, principalmente no caso de empresas que atuam no mercado B2B.

É importante que mantenha sempre em mente, que a forma como os seus processos internos estão implementados tem uma influência enorme na imagem que a sua empresa transmite para o exterior.

Se quer demonstrar que é realmente uma boa empresa e que está preparado para as necessidades dos seus clientes, não pode nunca combinar uma coisa com um cliente e não a fazer porque se esqueceu de anotar e não se lembrou mais.

5 – Aumentar as vendas

Outra vantagem de implementar a transformação digital na sua empresa, é que o colmatar de tudo será um aumento bastante significativo do seu volume de vendas.

Hoje em dia, os consumidores compram de tudo pela internet, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Desta forma, o seu negócio apenas tem a beneficiar se estiver no sitio certo à hora certa. Ou seja, se aparecer sempre que o seu cliente procura pelo que tem para vender.

Acredite que se aparecer no momento exato em que o mesmo quer comprar, a sua empresa vai vender muito mais, e o aumento vai tender sempre a ser exponencial.

Como vê, a estratégia de marketing da sua empresa, deve passar essencialmente pela aposta em marketing digital. Só desta forma, poderá concorrer diretamente e com todas as armas com os seus concorrentes.

Contudo, é importante frisar que não deve descurar nunca de alguns pontos essenciais no marketing offline como é o caso do relacionamento com o cliente e o marketing pessoal.

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