No dia 23 de novembro de 2018 acontece a tão esperada Black Friday, conhecida pelos comerciantes como a principal temporada de vendas, tanto online quanto offline.
As previsões são otimistas, segundo informações divulgadas pelo e-Bit, o evento deve crescer 15% em comparação a 2017, isso por que a maioria dos consumidores espera por essa data para comprar aquele item tão desejado, além dos presentes do fim de ano.
Tendo isso em mente, o recomendado é que os comerciantes se preparem desde cedo para que quando o momento decisivo chegar, tudo esteja pronto e sua estrutura seja capaz de acomodar o fluxo intenso de vendas e acessos, proporcionando uma boa experiência ao consumidor que aguarda ansiosamente por essa data.
Aqui estão algumas formas de se preparar para a Black Friday! Confira:
Não esqueça da divulgação
Toda a sua ação de marketing deve ser direcionada a divulgar à sua base de clientes, novos e antigos, sobre a participação de sua loja no evento e quais vantagens esses consumidores terão ao comprar de você. É importante que você execute essas ações não só durante, mas antes do início da Black Friday. Use todas as ferramentas disponíveis, redes sociais, e-mail marketing e quaisquer outros canais de comunicação que possa ser explorado. No entanto, não esqueça de enviar esse conteúdo apenas para clientes que concordaram em receber essas informações, caso o contrário, o efeito pode ser contrário e você acabará perdendo vendas.
Escolha suas melhores ofertas
Antes de anunciar sua participação, inspecione seu estoque e defina quais produtos você deseja comercializar nessa data por um preço abaixo do mercado. Você pode escolher desde peças aleatórias a uma categoria específica de produtos. Não esqueça, no entanto, de colocar tudo na ponta do lápis e analisar se você está fazendo um bom negócio oferecendo descontos no produto “x”.
Não se perca na logística
Não esqueça que durante esse período a tendência é que suas vendas aumentem muito, por isso é importante atualizar seus prazos de entrega para que você ou sua equipe tenham o prazo necessário para se organizar e enviar toda a mercadoria corretamente. No caso dos e-commerces também é importante automatizar seu sistema, para agilizar funções como cadastro de dados, pagamento e acompanhamento de pedidos.
Mantenha o foco no atendimento ao cliente
Tenha em mente o seguinte: cliente que é mal atendido, não retorna à sua loja. Por isso, durante esse período conturbado, organize-se para oferecer o melhor atendimento possível. Tenha uma equipe disponível para atender a todos os questionamentos dos clientes; suas respostas podem determinar se um cliente finalizará ou não a compra. Além disso, mantenha uma equipe disponível para acompanhar o número de acessos e leads em seu e-commerce.
Não faça propaganda falsa
No desespero de conseguir vendas, muitas empresas acabam escondendo ou alterando informações. Não faça isso. Trabalhe sempre baseado na ética e transparência. Tenha em mente que os consumidores não são ingênuos e, em sua maioria, já acompanham os preços há muito tempo e estão apenas esperando por uma oportunidade de adquirir tal item, por isso, ele sabe se os preços foram manipulados ou não.
E aí, preparado para o dia 23 de novembro?