De que forma as redes sociais influenciam na decisão de compra?

  1. Home
  2. Marketing
  3. De que forma as redes sociais influenciam na decisão de compra?

Alguma vez já se questionou porque é que as marcas investem tanto tempo a cortejar consumidores nas redes sociais? As empresas estão cada vez mais empenhadas em se envolverem com as redes sociais. O motivo por detrás disso? Funciona!

As redes sociais são atualmente as maiores influenciadoras no que toca às decisões de compra dos consumidores. 72% dos milénios afirmaram comprar produtos de moda e beleza com base nos publicações do instagram. A este fenómeno juntamos também o papel essencial dos influenciadores.

1- As recomendações são cruciais para os milénios

As recomendações por parte de outros consumidores ou influenciadores podem captar muitas conversões de clientes. As pessoas são mais propensas a comprar um produto ou serviço se este for recomendado por outros. Esta recomendação é muito mais valorizada pelos consumidores do que a publicidade tradicional. Estes tendem a acreditar mais facilmente naquilo que as pessoas que se identificam recomendam, procurando constantemente pela sua opinião e validação.

Quando um influenciador ganha a confiança dos seus seguidores, acaba por partilhar recomendações que podem conduzir a uma grande influência social.

As marcas devem se concentrar em ganhar essas referências e recomendações. Devem contratar embaixadores influentes para a marca de forma a influenciarem os consumidores. Também podem exibir depoimentos satisfatórios dos clientes nas suas redes sociais.

2- A moda é definida pelos influenciadores das redes sociais

Os influenciadores da indústria em nichos como a moda e a beleza, dominam o grupo de consumidores. Eles definem as tendências e decidem o que é popular e desejável.

As empresas devem reconhecer quem tem o ouvido dos milénios no seu público-alvo. Isso inclui bloggers e vloggers, Editores, YouTubers, etc. Obter o selo de aprovação é fundamental para empurrar os consumidores para o seu funil de vendas acelerando o processo de decisão de compra.

3- O conteúdo gerado pelo utilizador tem uma grande influência nas decisões de compra

De acordo com a pesquisa da Gartner, 84% dos milénios provavelmente serão influenciados para fazer uma compra com base no conteúdo gerado pelo utilizador. Embora muitas marcas já estejam a utilizar conteúdo gerado pelo utilizador para aumentar os seus seguidores e outras marcas, Este conteúdo vai atuar como motivação adicional para incentivar os seus seguidores a partilhar revisões, imagens e histórias. Ver um produto a ser utilizado ou simplesmente ler histórias pessoais de outros consumidores claramente tem uma grande influência na decisão de compra deste público.

Estes utilizadores podem ajudá-lo a levar sua marca a outro nível.

4- O engajamento, ao contrário da publicidade, é, muitas vezes, o impulso das decisões de compra

Enquanto os influenciadores e os colegas possam ter uma grande influência sobre as decisões de compra dos milénios, isso não significa que as marcas não tenham voz. No entanto, é importante ter em mente que os consumidores ficam mais impressionados com o engajamento do que com a promoção. Não é só a fidelidade à marca que influencia a decisão de compra, mas também as recomendações das redes sociais. Milénios inteiramente ligados a uma marca podem até ser elevados a nível de influenciadores.

As empresas que estão interessadas em influenciar os milénios devem utilizar as redes sociais para as agradar. É imperativo que as marcas reconheçam exatamente como os milénios olham para as redes sociais de forma a obterem informações valiosas. Já não sobre promoção ou publicidade mas sim sobre sinceridade, recomendações, influenciadores e valores.

Conheça 4 tendências das redes sociais a ter em atenção.

Tags:
Anterior
Não tem retorno de investimento nas redes sociais? Nós ajudamos!
Próxima
Os 5 erros mais comuns na criação de um negócio de ecommerce
Menu