Como elaborar o marketing digital de pequenas e médias empresas

  1. Home
  2. Google
  3. Como elaborar o marketing digital de pequenas e médias empresas

Marketing Digital

Hoje existem muitas ferramentas que podem ajudar o empreendedor a fazer o marketing digital e boa parte delas não geram gastos. Assim, o produto final irá depender mais do trabalho do empresário do que das próprias ferramentas. É importante disponibilizar uma verba para essa situação, mas investindo R$ 100 mensais já possível ver bons resultados.

Veja algumas dicas para as médias e pequenas empresas:

1) Redes sociais: fazer uma página no facebook é o primeiro passo para entrar no marketing digital. Essa página irá divulgar os produtos da empresa, porém é necessário chamar a atenção dos consumidores e interagir. Por exemplo, uma empresa que trabalha com alimentos pode publicar algumas receitas. Não é necessário criar conta em todas as redes sociais o importante é focar naquela que possui mais retorno e seguidores para a empesa.

Linguagem

O ponto principal é criar um “personagem” que deixe claro a forma de se comunicar e o vocabulário que será utilizado nas publicações e na interação com aqueles que irão acompanhar sua página. Isso passa a ser mais importante quando a empresa possui um número maior de funcionários para as redes sociais.

Frequência

Em caso de muitas postagens o facebook pode omitir parte do conteúdo, por isso não existem normas para determinas a quantidade de postagens. O ideal é montar um calendário para os posts. Começando uma vez por semana para ver qual dia as pessoas vão curtir e comentar mais. Outra coisa importante é não apagar os comentários negativos. O correto é responde-los de maneira rápida e educada.

Anúncio patrocinado

Os conteúdos patrocinados no Facebook tem um valor relativamente baixo e atinge um bom número de pessoas. Uma página de até 200 curtidas, deve alcançar 50% daqueles que curtiram a página da empresa. Já em uma página maior, o conteúdo chega entre 5% e 10% do público. A partir de R$ 5, uma pessoa física pode anunciar o facebook, que calcula o número de pessoas que vão receber/ver o anúncio. A medida que o negócio for evoluindo a empresa pode contratar profissionais de gerenciamento de mídias sociais, que terão melhores estratégias.

2) E-mail: é uma forma de divulgação barata e pode ser usada para enviar newsletters semanais ou de boas-vindas. Já o MailChimp é uma ferramenta que facilita o envio de mensagens para vários destinatários simultaneamente. O plano gratuito é apropriado para os que tem até 2.000 contatos. Para aqueles que mandam conteúdos por e-mail é importante não se voltar exclusivamente as vendas. É necessário enviar conteúdos interessantes para chamar a atenção das pessoas. Caso as mensagens não estejam sendo lidas o endereço pode ser considerado spam.

3) Site: para as empresas que querem montar um site, mas não sabe programar existe uma plataforma de construção, edição de sites e muitas opções de layout chamada Wix. Há uma versão gratuita, mas é fazer um pacote e criar um e-commerce integrado a um sistema de pagamento. Já outras empresas oferecem serviços similares como LocaWeb, GoDaddy e Uol.

Conteúdo

Para fazer um site e necessário utilizar o WordPress, que é um sistema de gerenciamento de conteúdo (em inglês, content management systems). Esse programa é gratuito e possui uma interface amigável e o código é aberto, o que facilita a customização. Esse sistema também conta com ferramentas prontas que podem ser adicionadas facilmente ao site, como o botão para compartilhamento no Facebook.

Responsivo

Criar um site responsivo é montar algo que se adapta em qualquer dispositivo móvel com mudança de tamanho das imagens e disposição dos textos. Uma vez que as pessoas navegam muito na internet com tablets e celulares esse tipo site tende a crescer ainda mais, tanto que o Google anunciou que irá dar preferência aos sites responsivos em seu buscador. Das ferramentas citadas, o Wix é automaticamente responsivo. Já o WordPress permite criar um site adaptável a dispositivos móveis, mas é preciso uma customização.

Layout

É fundamental pensar na mensagem que o site irá passar e para isso é importante escolher um layout simples, com poucas informações em cada página. Os Profissionais especializados em melhorar a experiência dos usuários estão produzindo sites onde o usuário encontra as informações procuradas com um menor número de cliques.

Tags:
Anterior
Webshoppers mostra ganho de R$ 18,6 bilhões com comércio eletrônico no primeiro semestre
Próxima
Empresários e suas distintas gerações inseridas no marketing digital
Menu