Como é que o Google Analytics pode melhorar o desempenho do seu negócio

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Como e que o Google Analytics pode melhorar o desempenho do seu negocioSão muitas empresas que ainda não sabem como é que o Google Analytics pode melhorar o desempenho do seu negócio. No entanto, a verdade é que esta ferramenta gratuita do Google é um forte aliado para que você consiga saber o que se passa com o seu site e o que está ou não a funcionar.

Desta forma, você vai poder tirar ilações que o vão ajudar a lidar com a vertente online dos seus negócios, e criar desta forma objetivos mensuráveis.

Como melhorar o desempenho do seu negócio com o Google Analytics

Todos os gestores precisam de informação qualificada de forma a tomar decisões ponderadas. No entanto, e quando o assunto são métricas digitais, o Google Analytics (GA) é a ferramenta de análise de dados ideal para o seu site (além de ser gratuita).

Existem inúmeras formas de usá-lo que variam de acordo com os objetivos do seu negócio e os recursos disponíveis para alcançá-los. Assim sendo, saiba que é possível melhorar o desempenho do seu negócio com alguma análise nesta ferramenta.

1 – Saber qual o estado do seu site

Se o seu intuito passa por extrair todo o potencial que o seu site pode ter, saiba que é importante ter um panorama inicial, de forma a basear as suas estratégias.

Desta forma, deve analisar as métricas base de acessos dos últimos 3 meses (por permite-lhe um maior entendimento de picos de acesso, ou campanhas que tenham sido realizada). As métricas a verificar inicialmente são:

  • Visitas – indica quantas vezes as pessoas visitaram o seu site num determinado período temporal (que pode definir previamente);
  • Visitantes – indica o número de visitantes únicos, independente do número total de visitas d seu site;
  • Visualização de páginas – indica quantas páginas do seu site foram visitadas (deve depois também analisar quais foram as mesmas);
  • Taxa de rejeição – indica o número de visitantes que visitaram apenas uma única página do seu site e não interagiram com nenhum conteúdo;
  • Origem de tráfego – indica qual o meio o visitante utilizou para chegar ao seu site (pode ser referência, direto, orgânico…).

2 – Criar objetivos

É importante ter em conta que todos esses dados não representam nada, até que seja realizado o devido enquadramento. Assim sendo, apenas quando os mesmos são colocados no contexto devido, é que passam a ser uteis.

Por exemplo, se seu site for uma plataforma de transmissão de vídeo por streaming, uma duração média de 10 min significa que conseguiu captar a atenção inicial dos utilizadores.

No entanto, se o site for um site de serviços de revenda que aponta para outros sites, a mesma duração média significaria que o consumidor está com dificuldades de encontrar o que deseja.

Assim sendo, é importante que tenha a certeza quais são os seus objetivos, de forma a conseguir interpretar os dados da melhor forma possível e melhorar o desempenho do seu negócio.

Devem ser definidos objetivos principais (como volume de tráfego, quantidade de leads mensais, contactos telefónicos que pretende receber…) e objetivos secundários (como preenchimento de formulários ou visualização de diversos vídeos).

Como é óbvio, os seus objetivos vão depender imenso do seu negócio, e os objetivos variam de empresa para empresa.

Se tiver por exemplo um blogue ou um site de notícias, o seu foco deve ser aumentar o número de leitores e fidelizar os novos visitantes. As métricas essenciais passariam por origem de tráfego, dados geográficos, taxa de retorno e novos visitantes.

No entanto, no caso de ter uma loja online o dado mais relevante seria a taxa de conversão de vendas. Para isso deve cruzar o número de visitas geral com o número de visitas da página de conclusão de compras (checkout).

Estes são apenas alguns exemplos. Você deve adaptar tudo ao seu negócio e criar os seus próprios objetivos.

3 – Criação de uma estratégia

Se quer melhorar o desempenho do seu negócio, é importante que crie uma estratégia integrada com os esforços de marketing digital de forma a poder atingir os seus objetivos e focar-se nos mesmos.

Deve ter um período de teste antes de apostar a sério em determinada ação, pois apenas após o teste é que irá saber se essa estratégia, é ou não viável.

Depois analise as mesmas (com recurso ao Google Analytics) de forma a saber quais os resultados das ações, e quais as que devem ser melhoradas.

Como vê é muito simples melhorar o desempenho do seu negócio ao utilizar o Google Analytics, no entanto, muitas vezes as empresas acabam por não saber configurar e interpretar os dados que são os não relevantes para o seu negócio.

Assim sendo, se quer melhorar a sua estratégia digital, solicite-nos um contacto, uma vez que trabalhamos há vários anos nessa área com inúmeros clientes de referência.

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