Marketing Digital na área da Saúde

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marketing digital na área da saúdeA área da saúde é uma área sensível a nível de promoção e comunicação, contudo, isso não quer dizer que o marketing digital não possa ou deva ser implementado.

Como é óbvio, devido à sua sensibilidade, é essencial que tudo seja feito de acordo com os parâmetros legais. Mas, a verdade é que as empresas da área de saúde têm um enorme potencial online, e muitas vezes o mesmo é subaproveitado.

Hoje vamos explicar-lhe um pouco mais sobre esta questão.

Invista em marketing digital na área da saúde

O facto de os serviços de saúde serem intangíveis (como qualquer serviço) faz com que o investimento em marketing digital seja essencial para tornar o serviço um pouco mais tangível, e logo apreciado pelos consumidores (neste caso pacientes).

Se antigamente a comunicação boca a boca era o expoente máximo da garantia de novos clientes para qualquer empresa, a verdade é que com a mudança do paradigma digital, isso já não é uma realidade.

Desta forma, para conquistar novos clientes, é preciso investir nos diversos meios digitais.

Tenha em mente que cerca de 90% das compras de produtos ou serviços se inicia online. Desta forma, é essencial que não deixe escapar potenciais clientes que procuram pelos serviços que a sua clínica tem para oferecer.

Contrariamente ao que acontece com diferentes produtos e serviços online, quando falamos de marketing digital na área da saúde, estamos a falar de atividades online que têm como principal intuito atrair novos clientes, desenvolver a identidade da marca, mas essencialmente criar um relacionamento com o cliente.

O marketing digital para a área da saúde pode, e vai ajudar a sua empresa, a lidar com a grande concorrência desta área do mercado de serviços, permitindo que conquiste e fidelize mais utentes.

Como implementar o marketing digital na área da saúde?

Antes de tudo, tenha em mente que quando falamos de instituições como hospitais e clínicas, é importante saber que ninguém vai a um site desse tipo de instituição por puro lazer.

Normalmente, existe uma dúvida que precisa ser esclarecida ou uma necessidade que precisa ser satisfeita.

Se está a ponderar implementar diversas estratégias online para aumentar o número de pacientes da sua clínica, indicamos-lhe 4 passos por onde deve começar. Conheça-os de seguida.

1 – Tenha um site ou blog intuitivo

Este passo devia ser seguido por profissionais de qualquer setor, uma vez que não adianta ter um bom serviço se o seu target não souber que o mesmo existe.

É necessário ter um site intuitivo e bem estruturado que passe a informação de forma clara e concisa.

De que adianta ter uma ferramenta que permite a marcação online de consultas se o link está perdido no meio de várias ofertas/informações comerciais?

Não adianta a sua instituição ser referência em alguma modalidade de exame se o seu target não sabe disso!

Por esse motivo, é preciso ter um site e blog que realizem essa comunicação com qualidade!

2 – Crie conteúdo

Não adianta ter um site de qualidade, simples e intuitivo se não produzir também conteúdo de qualidade.

Quando falamos de marketing digital, o foco é a geração de valor para o utilizador final — sendo que nesse caso, é o paciente.

Logo, se a sua clínica produzir conteúdo de qualidade, posicionando-se como um especialista dentro de um determinado segmento, existe uma grande hipótese de conseguir captar mais pacientes que estão interessados ou que precisam dessa especialidade.

3 –  Aumente o número de canais de aquisição de pacientes

Trabalhar apenas com meios analógicos de atendimento, como é o caso da marcação presencial ou pelo telefone, pode gerar um impacto negativo na experiência do paciente.

Utilizar por exemplo uma solução de agendamento online é algo bastante interessante para o sucesso da estratégia de marketing digital de uma instituição na área de saúde!

Além de ter um custo de aquisição bastante mais baixo, a experiência do paciente acaba por ser facilitada.

Algumas vantagens de optar pelos canais digitais para o agendamento:

  • No agendamento online, não existe nenhuma hipótese de o cliente ter de estar numa fila para marcar um exame, sendo que o mesmo pode ser marcado com facilidade, independentemente da procura;
  • O processo pode ser finalizado em menos de 2 minutos;
  • O custo por atendimento fica cerca de 80% mais barato.

4 – Tenha ferramentas de automação de marketing

Após o atendimento, é vital que a sua empresa mantenha o relacionamento com os seus pacientes.

Esse relacionamento pode ser feito através da apresentação de novos procedimentos, falar de boas práticas para a saúde, prestar os mais variados esclarecimentos sobre diversas doenças…

Lembre-se que esse tipo de ação, além do atendimento de qualidade, é o que o irá diferenciar da concorrência e fazer com que o paciente volte quando for necessário.

No entanto, realizar todo esse trabalho manualmente é uma tarefa quase impossível. Para que o mesmo seja eficiente, é preciso saber como o paciente está a interagir com o site da clínica, qual é o tipo de conteúdo ele tem visto com mais frequência, como é que ele tem acedido…

Resumindo, são vários os dados que são necessários avaliar de forma a saber realmente qual é a melhor forma de se comunicar com ele de forma constante.

A forma mais simples e rápida de fazer este tipo de análises é através de uma ferramenta de automação de marketing.

Além disso, o fluxo de nutrição, é uma funcionalidade essencial que só esse tipo de ferramenta lhe consegue oferecer, e que em conjunto com o conteúdo produzido para o blog, é vital para o sucesso da estratégia de marketing digital na área da saúde!

Existem várias formas de conquistar novos pacientes, mas um dos métodos mais eficazes e rentáveis é o marketing digital na área da saúde.

Desta forma, deixar de investir neste tipo de ações digitais, não é algo que a sua empresa deva fazer se quer efetivamente alcançar o sucesso e angariar um maior número de pacientes.

Existem milhares de ações que podem ser realizadas. Veja o que é que é melhor para o seu negócio, estude as alternativas e implemente-as de forma a ter os resultados que pretende alcançar.

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